Descubra o que é rapel, quais são as modalidades e materiais, e quais os cuidados que se deve ter ao praticá-lo

Guia completo sobre rapel: aprenda mais sobre esse esporte radical

Conheça o rapel, um dos esportes radicais que surgiu na França. Ele é muito praticado por pessoas que gostam de adrenalina e curtem passeios em áreas naturais. Dessa forma, conheça tudo sobre ele.

Leia mais:

O que é rapel?

Este é um esporte radical em que o praticante usa uma corda para praticar descidas. Aliás, elas podem ser feitas em diferentes tipos de locais ao ar livre, o que deixa tudo mais emocionante. Por exemplo:

  • Cânions e abismos;
  • Paredes e montanhas;
  • Cachoeiras.

A prática do rapel surgiu em 1879, quando um grupo de franceses decidiu escalar uma grande parede de rochas e gelo. Assim, eles deram início à prática do esporte ao ar livre. Aliás, o nome dele significa, em francês, “chamar”, que se refere ao ato de puxar a corda.

Os materiais usados

Para estar preparado para a aventura, é preciso antes comprar alguns equipamentos essenciais, que aliás, devem ser de qualidade para garantir a segurança. Então, alguns deles são:

  • Corda;
  • Baudrier/Cadeirinha;
  • Roupas;
  • Mosquetão;
  • Freio ATC ou oito.

Vale lembrar que você deve ter preferência nos materiais que tenham a capacidade de peso gravada no aparelho e possuem os selos da CE e do UIAA. Ou seja, é indispensável que verifique isso antes de finalizar a compra.

Foto: O rapel, em geral, é feito em locais abertos, onde há paisagens naturais

Quais as técnicas desse esporte radical?

Antes esse tipo de ação era feita para descobrir os segredos das cavernas. Então, os que faziam eram alpinistas e equipes de resgate. No geral, a técnica se baseia na descida, onde a pessoa desliza de forma controlada.

Isso ele faz por meio de cabos ou cordas. Nos dias de hoje, esse é um dos esportes radicais que pode ser praticado mesmo por quem não saiba escalar. Mas, é preciso um profissional como guia, afinal, há risco de vida envolvido.

Tipos mais comuns de rapel

São várias as modalidades que existem desse esporte radical que é o rapel. Nesse sentido, veja a seguir quais são as três mais comuns e que podem ser realizadas por iniciantes.

1 – Inclinado

Esse é um dos mais simples de ser feito. Assim, como o próprio nome já indica, ele é realizado em uma pedra ou parede que possua menos de 90º de inclinação. Aliás, serve como base para outras formas de descida, porque dá para se acostumar com o esporte.

2 – Positivo ou de contato

Muito realizado pelas pessoas, este deve ser feito em contato direto com a estrutura onde está sendo praticado. Ainda mais, pratica-se tanto de frente, quanto de costas, de acordo com sua habilidade.

3 – Vertical

Outro muito comum e simples, o vertical é feito em pedras ou paredes que tenham 90º de inclinação. Ou seja, como o nome mostra, usa-se movimentos verticais para realizá-lo.

Modalidades diferentes desse esporte

Por se tratar de um esporte onde inúmeras manobras podem ser feitas, existem também muitas modalidades, mas sempre ouse as roupas ideais ao executá-las. A seguir, conheça algumas delas:

  • Aranha;
  • Cachoeira;
  • Guiado;
  • Negativo;
  • Intercalado.

A maior parte delas requer um bom preparo físico, afinal, são mais perigosas e radicais. Por isso, inicie com os mais comuns e conhecidos e sempre conte com apoio de profissionais.

Benefícios do rapel para a saúde

No quesito saúde, existem benefícios para os praticantes de rapel. A princípio, ele irá aumentar a força muscular, isso porque, todos os membros do corpo estarão em movimento durante a prática. Assim, vai fortalecer os músculos e os ossos.

Como é preciso concentração, ele também ajuda no controle da ansiedade, aliás, será preciso controlar a atenção e respiração em todos os momentos. Tenha atenção a execução de cada movimento.

Há também a redução do estresse, porque o contato com a natureza ajuda a acalmar. Além disso, fazer exercícios físicos ajuda a liberar serotonina, que é o hormônio do bem-estar.

A coordenação motora também sofrerá impactos positivos. Afinal, na ação será essencial a atenção onde segura, pisa, e no controle da corda. Então, notará melhoras nesse quesito.

Cuidados importantes

De acordo com profissionais, existem alguns cuidados essenciais antes de começar a prática. Por isso, confira algumas dicas importantes para a sua segurança:

  • Use luvas;
  • Sempre estar com capacete;
  • Usar tênis e calça.
  • Beba muita água.

O rapel é indicado para pessoas a partir dos seis anos, então, há idade para praticar esportes radicais nesse caso. Porém, há restrições, porque é uma atividade que envolve fortes emoções. 

Pessoas que tenham graves limitações de movimento, tomam remédios controlados ou possuam problema de coração devem evitar. Afinal, isso pode prejudicar seus quadros médicos.

Rapel, um esporte radical

O Rapel pode até ter uma ideia simples, porém, isso não significa que seja fácil. Por isso, quem deseja praticá-lo deve fazer um curso antes. Ou, pelo menos, ter um instrutor por perto. Assim, busque se qualificar antes de iniciar, para o bem da sua segurança.