Aprenda os benefícios de fazer movimentos de parkour para o seu corpo entrar em forma e como isso ajuda a sua mente

Conheça aqui os principais movimentos de parkour

Realizar movimentos de parkour para quem não tem prática é algo difícil. Entretanto, quem conhece bem essa modalidade sabe que só a dedicação leva à perfeição. Além disso, a história do esporte é muito mais do que pular muros e prédios.

Leia mais:

E então, como surgiu o movimento de parkour?

Criado em 1980 na França, essa técnica era realizada por bombeiros como forma de salvamento e fuga. Atualmente, é praticada com os obstáculos do dia a dia, como na rua ou dentro de ginásios adaptados.

O que é um movimento de parkour?

Mais que pular em prédios e muros, o parkour tem como objetivo trilhar um percurso com uma saída e chegada com obstáculos. Por isso, é realizado certos movimentos para passar por esse caminho da forma mais eficiente e rápida possível.

O esporte com um ótimo custo-benefício

Mais resistência e equilíbrio são obtidos com o parkour, então, é perfeito para quem quer ficar em forma. Além disso, utilizar os obstáculos do cotidiano é o que torna o esporte mais acessível, ainda mais para quem quer economizar.

Como começar a fazer movimentos de parkour?

É possível realizar alguns movimentos sem o acompanhamento de profissional, como pular bancos e escalar muros. Entretanto, é aconselhado ter auxílio, apesar de não ser difícil é preciso cuidado para realizar e não se ferir.  

A força de vontade de aprender é o importante 

No começo pode ser algo árduo de fazer, mas em geral os movimentos de parkour são adaptações de manobras mais simples. Dessa forma, quando um praticante realiza um deles, como saltar de um prédio ao outro, ele tem um bom tempo de treinamento.  

Quais os tipos de movimentos de parkour?

São muitos os tipos, desde os elaborados até os mais simples, realizados por iniciantes. Por isso, uma forma de aprender é estudando um de cada vez até pegar bem o jeito. Veja alguns deles abaixo:

  • Rolamento, indicado para finalizar grande saltos;
  • King Kong vault é quando usa as mão para impulsionar o corpo;
  • Big Jump, saltos realizados a mais de três metros de altura;
  • Tic Tac, é quando usa o pé na parede para ganhar impulso;
  • Salto de precisão, tem que saltar de um ponto ao outro e ficar parado.

Esses são algumas das variadas práticas e formas que existem. Além disso, para chegar à perfeição é preciso dedicação, começar com pequenos desafios como pular muros mais baixos ou em piscina de espuma antes de ir para a rua.

Mais que um simples hobbie

O parkour não é apenas um momento de diversão, ele também é um esporte que tem até campeonatos da modalidade. Dentre eles, existe o Style que é feito com mais acrobacias e o Speed que vence quem faz o percurso mais rápido.

Como os movimentos de parkour influenciam no corpo?

Além de fazer perder peso, vai melhorar seu bem-estar, o sistema automotor e cardíaco. Ou seja, conforme se vai avançando nas práticas, mais o corpo vai se fortalecendo e assim realizando com mais precisão. Fora que ajuda na percepção de espaço em volta.

Quais os benefícios para a mente?

Fora o físico, para a mente também tem vantagens, onde os treinos ajudam a elevar a concentração e dessa forma a autoestima. Também, estimula a superação porque quanto mais se treina mais desafios se tem que vencer.

Cuidados antes de realizar os movimentos de parkour

Como qualquer esporte, é preciso aquecer o corpo antes de sair saltando muros. Com o objetivo de conseguir melhor aproveitamento da prática, tire cinco a dez minutos antes e depois para alongar e evitar grandes problemas. 

Saiba impor o limite do treino

A ideia não é se pôr em risco e sim realizar as manobras de forma segura. Por isso, uma coisa muito importante é saber o limite do corpo para não sofrer acidentes, assim tirando um maior aproveitamento do parkour.

Focar em um objetivo também é uma maneira de impor limites ao treino, comece a fazer pequenos saltos como por cima de pneus. Após, aumente a dificuldade como saltar de bancos e lixeiras conforme se vai pegando o costume.

Agora basta escolher o local para começar a realizar as manobras. De fato, fazer movimentos de parkour para quem não tem muita habilidade com outros esportes como futebol ou exercícios físicos e treinamentos funcionais como crossfit é uma ótima saída.