Street Luge é um esporte radical e pode ser o seu favorito se você gosta de adrenalina e principalmente velocidade

Street Luge: a combinação perfeita de asfalto e velocidade que você pode querer

O Street Luge é um esporte cada vez mais popular por ser radical. Além disso, o Brasil tem campeão mundial pela modalidade na World Roller Games. Conheça essa atividade e confira as dicas para quem quer começar a praticar.

Leia também:

O que é o Street Luge

É um esporte de velocidade que tem como foco descer ladeiras. Ele foi descoberto nos EUA na década de 70, quando notaram que a descida deitado no skate era mais rápida que em pé.

A gravidade é o combustível

O foco principal é descer ladeiras pavimentadas no skate em alta velocidade. Por isso, a forma de se mover é com a gravidade para cumprir o objetivo. Para isso, os atletas precisam de roupas apropriadas para segurança como jaqueta, botas e capacete.

Diferença de outras modalidades

O Street Luge se parece com outras modalidades, mas se diferencia em alguns itens. A principal é a posição, mas também o shape é feito de alumínio. Outra diferença bem clara, é a proteção que é necessária para o esporte.

Foto: O Street Luge é uma modalidade de skate que se pratica em alta velocidade e exite muita habilidade do atleta

Um esporte de adrenalina

Ele é uma variação de outro esporte que também desce ladeiras, o Downhill Skate. Mas, no caso do Street Luge, é praticado deitado em vez de em pé. Por isso, praticante tem menos atrito com o ar, o que facilita o ganho de velocidade.

O objetivo principal é descer muito rápido na rua e também ganhar de outros competidores. Então, o esporte se completa por ter a adrenalina da competição e também da velocidade.

A maior velocidade registrada

Mesmo com pouca mobilidade, Mike McIntyre atingiu 164,12 km/h no l’Ultime Descente, em 2016. Com isso, se tornou o recorde de maior velocidade de um veículo sem motor.

Campeão mundial de Street Luge

O Street Luge tem campeonatos ao nível mundial, mesmo que não sejam tão conhecidos. Mas, o Brasil não fica de fora desses eventos e tem até mesmo o campeão Alexandre Cerri no World Roller Games em 2019.

Campeonatos nacionais

No Brasil o esporte fica cada vez mais popular, e são feitas competições nacionais. Uma delas é a Drop do Mirante, que aconteceu recentemente em São Paulo. Mas, não existe só ela, veja algumas outras realizadas pela Confederação Brasileira de Skate:

  • Loterias Caixa Drop do Tiozão;
  • Circuito Brasileiro de Downhill Speed;
  • Campeonato Brasileiro de Skate Velocidade.

Todos esses são alguns campeonatos nacionais mais conhecidos, divulgados e aceitos como oficiais. Além disso, sempre são postados no site da CBSk que organiza esses eventos.

Como o Street Luge é seguro

O esporte é radical, e por isso é preciso medidas de segurança para o praticante. Mas, as proteções não são somente as roupas especiais, existem outros fatores para ser seguro:

  • Cotoveleiras e joelheiras;
  • Capacete apropriado;
  • Barreiras protetoras nas bordas da pista;
  • Equipe médica para emergência.

Isso é necessário para dar uma garantia maior de segurança para o esportista. Mas, também para os espectadores que assistem de fora, caso alguém saia da pista.

Uma hora vai cair

É quase certo que quem pratica, vai cair do skate em algum momento. Por isso, é necessário usar os equipamentos de segurança todas as vezes que praticar o esporte. Mesmo que seja apenas em um treino, ou até mesmo para se divertir.

Como são feitos os campeonatos

O Street Luge é um esporte radical que depende de uma ladeira pavimentada para acontecer. Por isso, ele precisa de autorização da prefeitura local para ocorrer, além de outras medidas.

São feitas por uma organização que já faz toda a parte burocrática para o evento. Então, o praticante precisa se preocupar somente com a inscrição que varia para cada entidade.

Campeonatos internacionais de Street Luge

Organizações mundo afora criam competições que podem valer troféus e até prêmios em dinheiro. Como por exemplo, os mundiais X Games e World Skate Games; e o Jogos Sul-Americanos de Esportes Sobre Rodas, que é internacional.

Como praticar o esporte

Quem quer começar precisa entender que é necessário o equipamento, skate e o local adequados. Mas, ninguém aprende da noite para o dia, muito menos compete logo em seguida. Por isso, aqui estão algumas dicas:

  1. Comece devagar e controlado;
  2. Tenha alguém com você, de preferencia que entenda do esporte;
  3. Escolha locais sem movimento e menos íngremes;
  4. Tenha o equipamento correto;
  5. Tenha em mente que você irá cair alguma vez, esteja pronto.

O Street Luge é uma atividade de risco, mas é possível praticar com segurança. Faça o correto, e com certeza você vai aproveitar bastante esse esporte de adrenalina pura.