Descubra como são os treinamentos funcionais, uma alternativa para quem não gosta de musculação, e que ainda trabalha o corpo todo

Como os treinamentos funcionais podem te ajudar a ter mais qualidade de vida?

Treinamentos funcionais são uma opção para quem quer ter uma vida mais ativa, mas não se adaptou à academia tradicional. Então, saiba como funciona esse tipo de treino e o que precisa para começar a se movimentar.

Leia também:

O que são treinamentos funcionais?

Esse formato combina ações naturais como saltar, agachar e levantar pesos para um treino mais dinâmico. Desse modo, todos os músculos do corpo são acionados, ao contrário da musculação, em que o foco é um grupo por vez.

Como resultado, esse tipo de movimentação te deixa mais flexível, bem como trabalha a agilidade e o equilíbrio. Além disso, por ter várias opções de modos de fazer os exercícios, é menos repetitivo que os estilos mais comuns na academia.

Para quem é indicado?

Os treinamentos funcionais podem ser feitos por qualquer pessoa. No entanto, deve-se respeitar, é claro, as condições de cada um, como lesões e problemas de coluna, por exemplo. Por isso, é sempre ideal a supervisão de alguém formado em educação física.

Para quem tem uma vida sedentária, no entanto, essa pode ser uma opção muito intensa, com risco de lesões. Por isso, comece aos poucos, ou mesmo faça um pouco de musculação antes de iniciar no funcional.

Foto: Com os treinamentos funcionais, é possível trabalhar o corpo todo e melhorar a flexibilidade.

Quais os benefícios dos treinamentos funcionais?

Por trabalhar todo o corpo, essa atividade promove um gasto calórico maior. Além disso, trabalha o coração e a respiração, bem como outros atributos físicos. Então, confira abaixo alguns dos benefícios desse treino: 

  • Maior tônus muscular, e com isso, um corpo mais definido;
  • Agilidade, em razão das mudanças rápidas entre os exercícios;
  • Melhora na postura;
  • Flexibilidade, pois os movimentos são amplos, e faz com que o músculo se alongue.

Como qualquer atividade física, os treinamentos funcionais geram mais qualidade de vida, à medida que fortalecem o corpo e melhoram a saúde como um todo.

Afinal, é possível perder peso com treinamentos funcionais?

Todo treino é capaz de queimar a gordura. Com isso, aliar a sua alimentação, faz com que a pessoa perca peso. Por sua vez, no caso dos exercícios funcionais, é possível eliminar entre 800 a 1000 calorias. 

Como nos treinamentos funcionais todos os grupos de músculos são usados, o ritmo cardíaco aumenta e por isso, também a queima de calorias. Essa perda varia, no entanto, de acordo com a intensidade e duração do exercício. 

Qual a frequência ideal dos exercícios?

O ideal para manter um ritmo é que a prática ocorra pelo menos duas vezes na semana. Mas, desde que se respeite a capacidade de cada pessoa, a frequência pode ir de 3 a 5 vezes na semana.

Tipos de exercícios funcionais

Nesse tipo de treino, há ações feitas apenas com o peso corporal ou com o auxílio de itens extras. Dentre os exercícios mais comuns em cada um dos exercícios, estão, por exemplo:

  • Agachamentos, com ou sem pesos;
  • Pular corda, bem como saltos sobre bancos e caixas;
  • Flexão de braços;
  • Movimentos com corda naval;
  • Corrida de agilidade, com obstáculos.

Um mesmo tipo de rotina, inclusive, pode ser feito de formas diferentes, com uso de pesos, elásticos e outros recursos. Por isso, dá para adaptar um exercício para um nível iniciante ou avançado.

Quais acessórios preciso para o treino?

É possível fazer os exercícios apenas com o peso do próprio corpo. Mas, para incluir um estímulo a mais, é comum o uso de halteres, cordas e cintas elásticas. Além disso, é possível usar objetos de casa, como cadeiras e garrafas cheias.

Treinamentos funcionais em casa

Graças a variedade de tipos de exercícios, bem como o uso de itens simples, esse tipo de movimento consegue ser feito em casa. Por isso, se a sua desculpa é a falta de tempo para ir a academia, veja aqui alguns treinos funcionais para fazer em qualquer lugar:

  • Agachamento: é o movimento de sentar até que as coxas fiquem retas;
  • Polichinelos: basta pular abrindo e fechando as pernas e braços acima da cabeça;
  • Corrida no lugar;
  • Pular corda.

Inicie com séries mais curtas, entre 10 e 12 repetições e uma pausa de 30 a 60 segundos entre cada para descanso. Aos poucos, será capaz de aumentar a intensidade e o tempo dos exercícios.

Separe um espaço para a prática

Para poder fazer seu treino com segurança, é bom ter um espaço adequado. Por isso, mesmo dentro de casa, veja um local com bastante espaço para se mover, sem objetos que atrapalhem. Assim, dá para ser na sala ou na varanda, só arraste os móveis e comece.

Uma música mais animada pode te ajudar a ter mais disposição nas suas atividades físicas. Então, use vídeos ou monte uma playlist que te motive para fazer o exercício completo.

Então, os treinamentos funcionais valem a pena?

Com certeza essa é uma ótima opção para quem prefere exercícios mais dinâmicos, com um treino diferente todo dia. Além disso, traz diversas melhorias para o corpo, não apenas estéticas, mas também na postura e resistência física. 

Para quem busca perder peso, os treinamentos funcionais são bons aliados. Isso porque com a maior atividade muscular, a queima de calorias é mais acelerada. Mas, também, ajuda a deixar mais forte a região abdominal, reduzindo dores nas costas.

Na academia ou em casa, procure ajuda de um profissional

Os estilos são mais acessíveis, e podem ser feitos em qualquer lugar. No entanto, é bom lembrar que para evitar lesões, é bom ter o auxílio de uma pessoa habilitada, para orientar sobre a execução correta.

Respeitar os seus limites é importante, até para continuar a atividade. Em resumo, com paciência você vai ver os resultados antes do que imagina.

Foto por lookstudio – br.freepik.com