Veja algumas dicas para começar a competir em campeonatos de esportes radicais e saiba quais são os mais populares no Brasil

Dicas para começar a competir em campeonatos de esportes radicais

Competir em campeonatos de esportes radicais é uma realização que qualquer pessoa pode ter. Assim, se você é um apaixonado por aventuras e deseja participar, descubra aqui alguns fatos sobre as categorias mais populares no Brasil e saiba como se preparar.

Quais os tipos de esportes radicais?

Para quem está disposto a correr o risco, existe uma grande variedade de opções. Assim, as alternativas passam pelos ambientes terrestres, aquáticos e aéreos, levando seus praticantes ao máximo de envolvimento e diversão.

Uma coisa que todos eles têm em comum são velocidade, alto nível de risco, habilidade corporal e agilidade física e de pensamento. Afinal, eles surgem da vontade humana de superar seus próprios limites.

Agora, o momento de diversão não é a única satisfação que esses corajosos podem ter. Isso porque, competir em campeonatos de esportes radicais é uma ação que já é possível há alguns anos e continua se expandindo.

Conheça os esportes mais populares 

Dentro desse cenário de aventuras, existem boas opções no Brasil. Tanto para quem deseja apenas acompanhar quanto para quem quer competir. Assim, alguns dos esportes radicais mais populares no país são:

  1. Escalada;
  2. Skate;
  3. Rafting;
  4. Salto de paraquedas;
  5. Bungee jump.

A seguir, saiba um pouco mais sobre eles e conheça as modalidades. Aliás, é uma sugestão para começar a se aventurar.

1 – Escalada

A escalada nesse país tem uma história recente. Ela chegou apenas em 1990 e em 2020 já foi uma categoria que os brasileiros podiam competir em campeonatos de esportes radicais. Ver o mundo na vertical é um desafio que está atraindo mais gente a cada dia.

2 – Skateboard

O skate está a mais tempo na vida do brasileiro, desde 1970, em especial nos centros urbanos como São Paulo e Rio de Janeiro. Então, desde sua chegada até os dias de hoje ele teve seus altos e baixos na popularidade, mas se mantêm atraindo fãs e skatistas.

3 – Rafting

Esse esporte radical aquático, começou a fazer sucesso em 1990. No Brasil uma inovação importante foi a criação da modalidade com remos individuais. Afinal, isso até então não fazia parte dele.

4 – Salto de paraquedas

Uma aventura que chegou ao país em 1930 e hoje já é possível competir em campeonatos de esportes radicais na categoria de paraquedismo. Pode-se dizer ainda, que essa opção cresceu muito após sua prática nas guerras mundiais.

5 – Bungee Jump

Sem dúvidas, pular com a segurança de uma corda presa ao tornozelo é sinal de coragem. Por isso, a origem desse esporte vem de um ritual de passagem à vida adulta para algumas tribos da Ilha de Pentecostes. Dessa forma, a velocidade da queda livre atrai muita gente.

Segundo a CBER, quem pode competir em campeonatos de esportes radicais?

Não existe restrição, qualquer pessoa pode entrar nessas competições. De acordo com a Confederação Brasileira de Esportes Radicais, a sua missão é tornar essas práticas acessíveis para todos.

A chance de competir está aberta a todos que gostam e estão se preparando para isso. Portanto, as oportunidades vão desde o nível amador ao profissional em várias competições no Brasil e no mundo.

Quer competir em campeonatos de esportes radicais? Veja essas dicas

A preparação para entrar nesse universo de competição não é muito diferente dos cuidados para a prática de outros esportes. Mas, as diferenças de risco existem. Então, você deve se esforçar ainda mais para ter um bom desempenho. Portanto, algumas dicas são:

  1. Cuide da alimentação; 
  2. Faça exercícios físicos; 
  3. Desenvolva sua consciência corporal.

1 – Cuide da alimentação

Comer bem para fortalecer e manter o bom funcionamento do corpo é essencial para fazer todo o resto. Portanto, não ignore essa etapa essencial para o seu sucesso durante as provas de qualquer esporte que escolher.

2 – Faça exercícios para competir em campeonatos de esportes radicais

Dentro da atividade física, é importante analisar qual é o tipo de resistência que você vai precisar de acordo com a sua escolha de esporte. Por exemplo, caso vá para uma competição que envolva escalada, ter mais força com os braços vai ajudar na subida.

3 – Desenvolva sua consciência corporal

Em muitos esportes como esses, saber pensar e agir com rapidez é uma qualidade essencial e determinante. Portanto, para competir em campeonatos de esportes radicais, trabalhar a consciência sobre o corpo também é essencial.

Prepare-se para competir em campeonatos de esportes radicais

Seja você iniciante ou experiente no mundo dos esportes que apresentam mais riscos, a preparação deve ser contínua. Assim, além das dicas sobre alimentação e cuidados com o corpo, fique atento às questões de segurança.

Nos seus treinos, então, sempre tenha alguém para dar orientações sobre posturas e movimentos corretos. Além disso, ter essa pessoa também é importante para que, em caso de um pequeno imprevisto, ela possa prestar socorro.Por fim, também fique de olho nas competições e nas regras e exigências da categoria que você deseja disputar. Afinal, ignorar esses pontos pode deixar você de fora. Então, faça tudo isso e comece a competir em campeonatos de esportes radicais.

Foto de Aleksandr Neplokhov no Pexels