Praticar esportes radicais trazem benefícios para a saúde mental

Praticar esportes radicais trazem benefícios para a saúde mental?

Além de ser ótimo para o corpo, a prática de esportes radicais trazem benefícios para a saúde mental também. Portanto, caso se interesse por este tipo de atividade, confira o que ela pode trazer de positivo para o seu bem-estar emocional.

Esportes radicais trazem benefícios para a saúde mental

Os esportes, em suas mais variadas formas, têm grande importância na qualidade de vida das pessoas. Dessa forma, as atividades físicas são indicadas por todos as áreas da saúde. Mas, o que muitos não sabem é do seu impacto na mente. 

Isto ocorre porque durante a prática de esportes, é liberado um hormônio, conhecido como adrenalina. Então, ele atua no sistema cardiovascular e prepara o corpo para grandes feitos, e, por isso, sua produção aumenta em situações de grande tensão e emoção.

Para liberar carga de tensão e energia, praticar esportes radicais é uma ótima escolha. Além de trazer mais saúde para a sua vida, eles também melhoram a sua qualidade emocional e trazem bem-estar.

O que são esportes radicais

Esportes radicais são aqueles que exigem da pessoa um esforço físico bem grande. Também necessitam da vontade de superar limites e uma boa disposição para encarar desafios. Aliás, bem diferentes da rotina cansativa que a maioria das pessoas vivencia.

Veja os esportes radicais mais praticados no Brasil

Os esportes radicais trazem vários benefícios para a saúde mental. Além disso, são muito praticados pelos brasileiros, principalmente:

  • Rafting: esporte que desenvolve o coletivo e o trabalho em equipe;
  • Voo livre: tanto o parapente, quanto a asa-delta trazem um contato lindo com a natureza;
  • Rapel: ótimo para aprender a controlar a ansiedade e aumentar a força muscular.

Porque a adrenalina é importante para o corpo

A adrenalina é um hormônio produzido pela medula supra renal, localizada logo acima dos rins. Ela é liberada após estímulos nos nervos. Portanto, a partir dela, o corpo reage de diversas formas, já que o objetivo do mesmo é prepará-lo para situações adversas.

Os efeitos que ela causa em várias regiões do corpo são benéficos para a saúde. Mas, desde que possam passar por um controle e que o “estresse” induzido não seja prolongado. Dessa forma, as melhorias que acontecem são:

  • Aumento das batidas cardíacos e da pressão arterial;
  • Melhora no fluxo de sangue para vários órgãos e músculos;
  • Dilatação das pupilas, o que facilita a visão em locais escuros ou com baixa luz;
  • Aumento da produção de suor, o que ajuda o corpo a resfriar e funcionar melhor.

Esportes radicais e os benefícios para a saúde mental

A ação da adrenalina durante a prática de esportes radicais traz benefícios para a saúde mental, como:

  • Melhora o humor, reduz o estresse e a depressão;
  • Ajuda a concentrar-se mais;
  • Melhora os hábitos de sono;
  • Aumenta a autoconfiança.

7 esportes radicais que trazem benefícios para a saúde mental

Que a adrenalina é essencial para manter a mente saudável já ficou claro. Portanto, agora, saiba quais esportes radicais podem promover essa carga de emoções que fortalece o lado mental.

1 – Slackline

Apesar de se parecer um pouco com uma simples brincadeira, o slackline libera muita adrenalina para o corpo, pelo esforço exigido. Além disso, ele traz outras melhorias extras para seus praticantes, como coordenação motora, força e equilíbrio.

Já para a mente, esta atividade proporciona:

2 – Rapel

Bastante popular no Brasil, o rapel também é um esporte bem amplo quando o assunto são os benefícios para a saúde. Então, entre eles se destacam:

  • Flexibilidade;
  • Equilíbrio e força.

Na questão mental, nota-se pontos positivos na redução do estresse e controle de ansiedade. Isso porque, este é um esporte em que o autocontrole é ideal para uma boa prática.

3 – Rafting

Na categoria de esportes radicais aquáticos, destaca-se o rafting. Portanto, nele, observa-se benefícios múltiplos, como:

  • Melhora da força e coordenação motora;
  • Equilíbrio;
  • Contato social.

4 – Surf

O surf, por ser também um dos esportes radicais, traz benefícios para a saúde mental dos seus praticantes. Aliás, ele age na redução do estresse e da ansiedade. 

5 – Paraquedismo

Na categoria de atividades aéreas tem-se o paraquedismo. É um dos esportes de adrenalina mais procurados pelo público, graças aos diversos benefícios que ele traz à saúde. Dessa forma, após o salto, ocorre um pico de adrenalina que proporciona:

  • Controle da ansiedade e redução do estresse;
  • Autoconfiança.

6 – Skate

O Skate é um esporte radical muito praticado atualmente. Aliás, ele consiste em realizar manobras deslizando sobre o solo. Portanto, traz também muitos benefícios para a mente, como:

  • Diminui o estresse;
  • Aumenta a autoestima e a confiança;
  • Controla a ansiedade.

7 – BMX

O BMX ou bicicross é um esporte praticado com bicicletas especiais, uma espécie de corrida em pistas de terra. Então, é uma atividade radical que promove elevados picos de adrenalina e reduz o estresse do dia a dia e a depressão.

Esportes radicais trazem benefícios para a saúde mental

Como você pode observar, a prática de esportes radicais trazem benefícios para a saúde mental das pessoas. Portanto, aventure-se também por essas atividades de adrenalina. Dessa forma, verá quantas melhoras elas realizarão no seu bem-estar emocional.

Encontre uma atividade que goste e que sinta prazer em realizar. Assim, você só terá a ganhar com melhor qualidade de vida e uma mente mais forte. Mas, não se esqueça de passar por um médico antes de iniciar qualquer esporte.

hPhoto by Brett Sayles from Pexels