Se você quer aumentar a segurança durante a patinação, acesse este conteúdo e confira 5 dicas de como fazer a manutenção de seus patins

Aprenda a fazer a manutenção de seus patins: 5 dicas

A manutenção dos patins é a principal forma de aumentar a vida útil do equipamento. Esse cuidado também é considerado indispensável se você quer manter a boa performance durante o uso, você sabia?

Para isso, existem algumas dicas de manutenção diária tão simples quanto vestir o equipamento e sair por aí. 

Mas é claro que, em algum momento ou outro, você vai precisar dedicar um tempo para remover as rodas e os rolamentos, para garantir ajustes mais profundos no equipamento.

Se você aprender a fazer a manutenção de seus patins e garantir maior durabilidade do equipamento, então continue neste post.

Limpeza do equipamento

Quando falamos em manutenção de patins, é comum pensarmos em inúmeras ferramentas para apertar parafusos, trocar peças ou algo nesse sentido. Mas você sabia que a simples limpeza também é considerada manutenção dos patins?

A sujeira acumulada pode corroer a bota, os trucks e o rolamento do patins, aumentando o desgaste mais rapidamente. 

Por isso, mantenha a bota sempre limpa e seca, enxugando o excesso de umidade depois dos treinos. Depois disso, deixe suas botas secarem naturalmente em uma área bem ventilada.

Já para as rodas e rolamentos, utilize uma escova e limpe as fendas e os buracos, eliminando qualquer tipo de sujeira que possa causar o travamento das peças durante a prática.

Lave os forros e outros tecidos

O suor nos pés durante o uso do patins é inevitável. Por isso, os equipamentos precisam ser arejados a casa uso, reduzindo não só os odores, mas também a possibilidade de proliferação de bactérias.

Felizmente, a maioria dos patins possuem forros removíveis. Assim, você pode tanto lavar essas partes à mão quanto colocá-las dentro de algum saco de pano, utilizando a baixa potência da máquina de lavar para eliminar as sujeiras. 

Em ambos os casos, o recomendado é o uso de sabão neutro e depois sempre deixá-los secar em temperatura ambiente. 

Caso você ainda tenha dúvidas sobre alguma forma de lavagem de seus equipamentos, consulte o site do seu fabricante.

Ajuste os parafusos das rodas

Verifique qual é a chave que se adapta aos parafusos das rodas de seus patins e faça os ajustes das peças. Você deve apertar até o limite, mas permitindo que as rodas ainda girem sem nenhum problema.

Essa é uma das formas de manutenção de patins para manter o bom desempenho do equipamento. Após esses ajustes, coloque os patins no chão e verifique se há folga excessiva, balançando o eixo para frente e para trás.

Inspecione os danos

Mesmo que você não faça muitas manobras agressivas com os seus patins, os danos ao equipamento podem acontecer, seja por conta de quedas ou do próprio manuseio. 

Por isso, verifique se o uso rotineiro não quebrou ou enfraqueceu alguma estrutura da bota, fivelas ou suporte. 

Você sempre deve lembrar que, por menor que seja o detalhe de desgaste do seus patins, ele pode contribuir para algum acidente no momento da execução de algum movimento.

Lubrifique os rolamentos

Os rolamentos dos patins são, praticamente, a parte mais integral do equipamento quando o assunto é desempenho. Afinal, são eles que permitem se manter em movimento com facilidade e rapidez.

Como rotina da manutenção de seus patins, certifique-se de manter os rolamentos sempre limpos e lubrificados. Em algumas marcas, os rolamentos são fechados, permitindo mantê-los secos mais facilmente.

Já os rolamentos que não vêm fechados, dependem de uma lubrificação constante, considerando a exposição frequente.