Dicas simples para treinar patins em equipe

9 dicas para treinar patins em equipe

Quem gosta de patinar sabe que treinar patins em equipe é, além de desafiador, muito mais divertido. Portanto, veja dicas que podem facilitar esse momento e deixar tudo simples para quem está começando.

9 dicas para treinar patins em equipe

A patinação é um excelente exercício físico. Mas não basta sair patinando, é fundamental ter um condicionamento adequado. Então, confira quatro dicas para ter o melhor aproveitamento da atividade.

1 – Cuidados com a respiração

Um fator muito importante para patinar é a respiração. Afinal, é dela que depende a resistência. Portanto, veja o que fazer para ter um resultado ainda melhor durante o exercício.

Crie uma rotina de patinar regularmente

Com isso, o sistema respiratório e cardiovascular irão melhorar seu funcionamento. Dessa forma, você terá cada vez mais fôlego e poderá patinar distâncias cada vez mais longas. 

Evite fumar uma hora antes e uma depois do exercício

Afinal, é a pior hora, uma vez que os alvéolos estarão abertos e aptos a absorver a nicotina. Como isso, irá prejudicar o seu sistema respiratório e cardíaco.

2 – Aquecimento

A prática de aquecer antes de patinar é fundamental. Dessa forma, ao aumentar a temperatura corporal, você irá melhorar sua flexibilidade além de contribuir para evitar lesões. Assim, separe de 5 a 20 minutos para realizar o seu aquecimento.

3 – Alimentação

Como toda em atividade física, a nutrição é de extrema importância. Então, faça uma refeição adequada, à base de massas integrais e batata doce. Afinal, por serem alimentos de absorção lenta, são fonte de energia boa por mais tempo.

Além disso, não deixe de hidratar-se. O ideal é beber de 300 a 500 ml de água antes de treinar. Com isso, você se mantém bem durante toda a atividade física.

4 – Treinar patins em equipe de forma leve

Inicie seu treino com um ritmo leve. Ou seja, percorra distâncias curtas e ande devagar. Assim, aumente o ritmo aos poucos, de acordo com sua capacidade. Com isso, evita a fadiga muscular e o risco de lesões.

Crie o hábito de descansar após os treinos. Assim, seu corpo volta às suas funções naturais. Quando estiver habituado ao ritmo, poderá melhorar suas performances. Para isso, é recomendado um aumento nos 25% finais do seu treino.

5 – Postura

A postura é fundamental para andar de patins. Afinal, facilita o equilíbrio do patinador ou do time. Dessa forma, o certo é:

  • Joelhos flexionados;
  • Coluna reta;
  • Pés alinhados com os ombros.

Evite ficar com as pernas esticadas, porque isso irá tensionar seu peso para frente. Além disso, pode atrapalhar as outras pessoas que estão treinando com você.

Olhe para frente ao treinar patins em equipe

Nas primeiras experiências você irá, instintivamente, querer olhar para os seus pés. Assim, isso irá alterar o centro de equilíbrio do corpo. Como isso, aumenta as chances de levar um tombo. Então, olhe sempre para frente.

6 – Dar impulsão

Andar para frente pode ser um desafio à parte no início. Então, para fazer isso você deve manter seu pé de apoio reto no chão, é com ele que você irá deslizar. Enquanto isso, use o outro para impulsionar, na diagonal.

Com isso, as rodas do pé de impulsão irão travar e impulsionar você para frente. Portanto, treine muito essa técnica, porque usará muito ela para andar de patins.

7 – Patinar não é caminhar

Quando caminha, o movimento acontece devido à ação de levar a perna para frente. No entanto, patinar envolve a troca do seu peso entre uma perna e outra. Assim, enquanto uma recebe o peso, a outra impulsiona para frente.

8 – Exercícios e repetição ao treinar patins em equipe

Muitos exercícios são usados para treinar patins em equipe. Assim, um deles, o “stick skate”, consiste em reproduzir o desenho de um balão com os pés, e é um dos mais recomendados. Afinal, ajuda a ter mais força e resistência nas pernas.

9 – Tenha bons equipamentos

É essencial que busque equipamentos de qualidade para iniciar seus treinos. Isso porque, eles garantem mais segurança e fazem com que seu esforço traga resultados. Portanto, antes de começar, visite uma loja para adquirir patins e itens de proteção. 

4 motivos para treinar patins em equipe

Praticar uma atividade em grupo torna-se mais interessante por permitir compartilhar experiências. Mas, há alguns motivos para que você opte por patinar em equipe. Então, destacam-se:

  1. Você tem apoio para realizar as manobras;
  2. É mais seguro ter outras pessoas te acompanhando;
  3. Permite que tire suas dúvidas durante a atividade;
  4. Tem o apoio de motivação de outras pessoas.

Convide pessoas para treinar patins em equipe que gostem da atividade. Ou ainda, que possuem mais experiência, para ajudá-lo na fase inicial do esporte. Assim, pode otimizar seus resultados.

Tenha mais resultados ao treinar patins em equipe

Faça com que seus treinos deem mais resultado ao escolher uma equipe que possa acompanhar. Dessa forma, sempre poderá tirar dúvidas e trocar experiências com os outros participantes.
Também é uma boa opção de bem-estar, porque pode compartilhar um momento divertido com pessoas que gosta. Então, experimente praticar a atividade em grupo.

Família foto criado por user18526052 – freepik.com