Saiba a partir de que idade uma criança pode começar a praticar esportes radicais e conheça algumas vantagens nessa atividade física

Quando criança pode começar a praticar esportes radicais?

A criança pode começar a praticar esportes radicais, mas deve ser supervisionada. Afinal, essas atividades oferecem perigo se executadas da forma errada. Portanto, é essencial o apoio dos pais e profissionais neste momento.

Idade que a criança pode começar a praticar esportes radicais 

Pensando nos riscos de uma atividade física mais radical, é normal não querer incluir os pequenos. Mas, a boa notícia é que a criança pode começar a praticar esportes radicais desde cedo, entre cinco e sete anos.

Iniciar uma vida ativa nesse momento aumenta a capacidade de crescimento em vários aspectos. Aliás, ajuda até a evitar problemas de saúde no futuro. E o mais legal é que também é uma forma de garantir a diversão.

Nessa idade, a criança está passando por desenvolvimento motor, mental e mudanças positivas na sociabilidade. Então, é a hora de criar laços mais fortes e o esporte pode ser o melhor jeito para entrar em um novo grupo.

Uma das razões para começar nessa fase é que o comportamento da criança passa a mostrar algumas características de adulto. Entre elas, destaca-se o raciocínio lógico, autocrítica e maior concentração. Todas muito importantes para os esportes.

Criança pode começar a praticar esportes radicais e ter vantagens

Em um momento de tantas mudanças, é comum aparecer estresse e mau humor. Assim, participar de atividades interativas é uma solução para essas horas. Então, fora a diversão, alguns benefícios em praticar esportes são:

  • Melhora a capacidade física;
  • Aumenta a consciência corporal;
  • Desenvolve trabalho em equipe ou grupo;
  • Ajuda a habilidade motora;
  • Desenvolve autonomia.

Aos sete anos, a criança começa  a criar a sua personalidade. Assim, seus gostos e medos são pontos para se levar em conta na hora de escolher qual esporte fazer. Então, se ainda não tem ideia de qual é o melhor, é legal experimentar. Conheça algumas opções a seguir. 

1 – Trilhas

Ótima alternativa para quem quer entrar em contato com a natureza e viver uma aventura. Nelas você está em contato com um grupo e pode escolher os lugares que valem a pena explorar com os pequenos. 

Para aumentar o clima de aventura é possível acrescentar alguns desafios ou provas no caminho. Enfim, o passeio fica por conta da criatividade tanto da escolha do lugar quanto do que fazer na trilha.

2 – Criança pode começar a praticar esportes radicais como a escalada 

Uma boa opção para quem quer praticar esportes radicais independente da idade. A escalada indoor é uma atividade praticada em uma parede com alguns pontos de apoio para mãos e pés. 

Ela imita uma pedra natural, como as das serras e montanhas. Assim, no exercício de subir e descer a parede se desenvolve resistência física em todo o corpo. Além, claro, de provocar o frio na barriga dependendo da altura. 

3 – Skate

Está aí um esporte que precisa de equilíbrio. Andar de skate pode ser uma boa escolha para quem gosta de ser desafiado e superar os próprios limites. Assim, para crianças é uma prática divertida, que envolve autodisciplina, consciência corporal e flexibilidade. 

Nessa atividade, como a maioria que envolve rodinhas, é importante usar acessórios de proteção,  em especial, contra quedas. Outro elemento importante é a presença de um adulto acompanhando o exercício. 

4 – Criança pode começar a praticar esportes radicais como o Bicicross 

Uma atividade que nasceu da vontade de praticar esportes radicais. Ele surgiu como uma imitação do Motocross, mas com bicicleta. Assim como a sua inspiração, ele é praticado em pistas e com bicicletas especiais. 

A criança pode começar a praticar esportes radicais em pistas com menos obstáculos, seja ela de terra ou não. Mais uma vez, não se pode esquecer dos aparelhos de segurança durante a atividade. Então, com certeza é uma escolha para quem gosta de emoção. 

Cuidados na prática de esportes radicais com crianças 

Quando se fala em radical, já se espera algo perigoso. Mas quase toda atividade física tem a sua dose de risco e ele não deve ser um motivo para desistir. Então, entenda a importância de alguns cuidados.

Em qualquer coisa que exige  esforço do corpo e acontece um gasto de energia, não se pode esquecer do sono e da alimentação. Afinal, se esses dois aspectos não estiverem adequados, a criança não vai se sentir bem.

Durante a prática de esportes radicais, o uso de equipamentos de segurança é essencial. Assim, capacetes, joelheiras e cotoveleiras são exemplos do que não pode faltar. 

Mantenha o objetivo principal

Por fim, se você está tentando incentivar uma criança a praticar um esporte radical, respeite os gostos e limitações dela. Afinal, o que escolher pode se tornar apenas um hobby ou talvez queira ser profissional e competir um dia.

A atividade física deve ser, em primeiro lugar, divertida para quem estiver participando. Então, já que a criança pode começar a praticar esportes radicais, comece, aproveite e divirta-se nesse momento.

Priorize a segurança das crianças, mas deixe que ela tenha autonomia nas atividades. O exercício físico trará benefícios para o corpo e também o bem-estar. Portanto, inclua em sua rotina.

Foto criada por diana.grytsku