Conheça a curiosa origem do bungee jumping, um esporte radical em contato com a natureza que atrai pessoas do mundo todo

Bungee jumping: conheça a origem desse esporte radical e seus benefícios

O bungee jumping é um dos esportes de aventura que se caracteriza pelo seu contato com a natureza. Assim, é uma prática de salto que resulta em grandes picos de adrenalina e emoção. Dessa forma, conheça a sua origem e veja se você pode se tornar um praticante.

Leia mais:

Você conhece o bungee jumping?

Antes de tudo, ele é um tipo de esporte radical em que a pessoa salta de um lugar alto pendurada apenas por uma corda elástica amarrada na cintura ou nos pés. Dessa forma, o corajoso se joga em queda livre, portanto, é pura adrenalina.

Os principais pontos de saltos são:

  • Edifícios;
  • Pontes;
  • Teleféricos.

No mundo todo, existem locais que favorecem essa prática. Por exemplo, na Nova Zelândia tem-se os despenhadeiros em Queenstown. Além disso, na China, existe a chamada Torre de Macau, que possui 233 metros de altura, a maior em todo o planeta.

O esporte radical no Brasil

Saiba que o bungee jumping no Brasil já é bem comum e aqui se destacam lugares como:

  • A Ponte Metálica, na Bahia;
  • Parque na Linha Eulália Alta, no Rio Grande do Sul.

Esses são os locais mais famosos do país. Mas, antes de saber se esse esporte radical é para você, conheça a origem curiosa dessa modalidade.

Conheça a história desse esporte radical

Esse esporte dos corajosos, como é popularmente conhecido, tem atraído cada vez mais adeptos pelo mundo afora. Mas, a origem dessa prática é de milhares de anos atrás em uma pequena ilha do Pacífico Sul.

A história é sobre uma mulher que pulou de um local bem alto. Diz a lenda que ela fugia de seu marido ciumento. Este, por sua vez, ficou surpreso com a atitude da esposa e também saltou atrás dela.

Só que ele não sabia que antes de saltar, a mulher tinha amarrado um cipó na própria perna e a outra extremidade em uma árvore perto dali.

Depois disso, muitos nativos da ilha passaram a praticar o salto, fosse por diversão ou para demonstrar coragem. Dessa maneira, surgiu o que se conhece hoje como bungee jumping.


Foto: Países como o Brasil, EUA e Nova Zelândia se destacam no bungee jumping 

Quais são as vantagens do bungee jumping?

Esse é um dos esportes radicais para os corajosos, no entanto, não se engane quanto a sua segurança. Isso porque, a prática não coloca a vida do praticante em risco, basta que seja feita com os devidos cuidados. 

Acima de tudo, o salto precisa ser acompanhado por um profissional e com os equipamentos corretos. A fim de aproveitar da melhor forma essa experiência em queda livre.

Como é uma modalidade em total contato com a natureza, oferece benefícios como melhora o bem-estar e reduz o estresse, bem como, a ansiedade. Além disso, o saltador não precisa ter um ótimo condicionamento físico para se jogar em total liberdade, basta ter coragem.

O que é necessário para se aventurar nesse esporte radical?

A primeira dica antes de se aventurar no bungee jumping é se alongar. Isso é o mais indicado, a fim de preparar o seu corpo para o salto e reduzir a chance de ter quaisquer dores posteriores.

Investir em equipamentos de qualidade também é muito importante. Acima de tudo, verifique o estado de conservação de cada material. Por fim, o ideal é praticar esse esporte em locais como parques e feiras que tenham uma equipe especializada de prontidão.

Checklist para saltar em queda livre

Os principais itens envolvidos no salto são os seguintes:

  • Cadeirinha de alpinismo;
  • Safety line;
  • Freios de resgate;
  • Cabos;
  • Mosquetões de aço;
  • Ankle harness;
  • Cordas para resgate;
  • Rádio de comunicação.

As fitas e cordas de resgate fazem parte do processo, então, não se preocupe. Ao pular, o saltador fica alguns segundos em total queda livre. Em seguida, a corda faz a inversão de força e a pessoa vai aos poucos perdendo a velocidade até ficar imóvel.

É nesse momento que acontece o resgate pela equipe presente no local e que tem conhecimento prático sobre o bungee jumping.

Há contraindicações para a prática de bungee jumping?

Mesmo que não gere danos à saúde, esse esporte não é recomendado para algumas pessoas por conta do repuxo da corda durante o salto. Acima de tudo, faça uma consulta médica para confirmar se está apto para essa modalidade.

Veja, então, alguns casos em que essa prática não é a melhor opção:

  • Grávidas;
  • Pessoas com problemas nas articulações;
  • Quem fez cirurgia há pouco tempo;
  • Pacientes com problemas de coluna ou de coração;
  • Quem está sob efeito de medicação que altere as funções do corpo.

Antes do seu salto em queda livre, não faça refeições pesadas, dê preferência a frutas, por exemplo. Em relação às roupas, use algo confortável como em qualquer outro esporte de aventura. Por fim, se jogue, mas com segurança.

Photo by Simon Billy on Unsplash