Descubra como melhorar seu bem-estar praticando esportes

Saiba como os esportes podem melhorar seu bem-estar

Estudos científicos já comprovaram a eficácia dos esportes para melhorar seu bem-estar. E mais, tais pesquisas mostraram que pessoas sedentárias são mais afetadas por distúrbios envolvendo o humor, por exemplo, além do sono, memória e depressão.

A relação entre esporte e bem-estar

Saiba que ao praticar uma atividade física, isto é, algum tipo de movimento corporal que produza um gasto de energia maior do que os níveis de repouso do corpo, há no organismo uma maior liberação de substâncias como serotonina, dopamina e endorfina.

Na verdade, são essas substâncias que promovem a sensação de bem-estar e prazer. Dessa forma, os exercícios físicos compõem uma importante ferramenta no tratamento de pacientes depressivos ou com quadros de estresse e ansiedade.

Conheça agora alguns esportes radicais que podem contribuir tanto com o seu bem-estar físico quanto com o mental e, assim, melhorar sua qualidade de vida.

1 – Skate

Um dos benefícios do skate é que ele melhora o humor. Isso porque ele é um esporte que conta com exercícios aeróbicos que liberam serotonina e endorfina, hormônios ligados ao prazer e ao bem-estar. Além disso, é uma atividade divertida por si só.

Fora isso, ele também contribui para o equilíbrio, concentração e flexibilidade. De fato, todas essas características levam a um aumento da consciência corporal do skatista, ou seja, ele passa a conhecer mais sobre o seu próprio corpo e seus limites.

2 – BMX

Esse também é um dos esportes que ajudam a melhorar seu bem-estar. Afinal, estar sobre essas duas rodas é a receita ideal para deixar o estresse de lado. 

Nesse tipo de ciclismo mais radical, com uma bike mais especial, o que não faltam são benefícios que chamam a atenção dos praticantes, por exemplo:

  • Exercita a mente;
  • Fuga do estresse e da ansiedade;
  • Modela o corpo;
  • Fortalece os músculos;
  • Ajuda a emagrecer;
  • E aumenta a autoestima. 

De forma resumida, auxilia na prática da boa saúde mental e física, além de contribuir para a qualidade de vida. 

3 – Patins

Essa prática é uma das melhores tanto para a saúde física quanto mental. Antes de tudo, é uma atividade que dá prazer, então, isso quer dizer que reduz o estresse, já que libera os hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar. 

Também é um esporte divertido e que desperta um forte senso de liberdade. Por outro lado, seus efeitos no corpo são positivos, pois o patinador acaba queimando calorias e trabalha os músculos, em especial as pernas. 

É ideal para quem tem problemas de coluna, pois a patinação deixa a coluna mais ereta e sua prática, melhora habilidades como:

  • Concentração;
  • Reflexos;
  • Agilidade;
  • Coordenação motora.

As vantagens dos esportes radicais

O que não faltam são esportes radicais para você praticar e com isso, ter mais bem-estar e qualidade de vida. Por isso, veja os principais benefícios de incorporá-los em sua rotina.

Estimula a paciência

Toda atividade mais aventureira precisa de altas doses de foco e concentração. Afinal, é impossível realizar grandes manobras sem essas características. Dessa forma, tais requisitos ajudam a estimular a paciência. 

Bom humor e controle da ansiedade

Os esportes radicais são os mais indicados quando se trata de se livrar do estresse e da ansiedade. Isso porque eles liberam hormônios que ajudam a melhorar seu bem-estar, por exemplo, a endorfina, vista como um analgésico natural. 

Logo que ela entra na corrente sanguínea, já é possível sentir a ansiedade indo embora e uma sensação maior de bom humor, bem como relaxamento em todo o corpo.

Convívio social

Mesmo que sejam práticas individuais, você sempre irá encontrar outros skatistas na pista, por exemplo. Com isso, é natural acabar trocando ideias e compartilhando experiências com outros esportistas e isso, sem dúvida, é bom para a saúde mental. 

Outros esportes para melhorar seu bem-estar

De modo geral, toda atividade física tem o efeito de melhorar seu bem-estar. Dessa forma, vale a pena citar as seguintes atividades.

Paraquedismo

É um dos mais famosos esportes radicais e também um dos mais praticados, tanto no Brasil quanto no mundo. 

Windsurf

Esse esporte desenvolve bastante a resistência muscular do praticante, isso porque trabalha os músculos das pernas, costas, bem como braços. 

Motocross

O simples ato de pilotar uma moto, aciona as regiões pré-frontais do cérebro. Logo, quem treina e compete nesse esporte, acaba melhorando ainda mais suas funções cognitivas.

Cientistas, inclusive, já chegaram à conclusão de que há diferenças nos níveis cerebrais daqueles que andam de moto com frequência e com quem não tem esse costume. 

Arvorismo

Essa prática envolve o contato com a natureza, o que, sem dúvida, vai ajudar a melhorar seu bem-estar. Assim, ele é um percurso suspenso e cheio de obstáculos, a fim de testar a habilidade do esportista.

Agora você já conhece todos os benefícios, portanto, analise quais desses esportes radicais mais combina com você e invista em sua prática. Mas, não se esqueça do fundamental: segurança. Assim, use todos os equipamentos necessários da forma correta.

Foto de Sean Stratton em Unsplash