Dicas para recuperar o condicionamento físico na corrida de BMX

Dicas para recuperar o condicionamento físico na corrida de BMX

Em algum momento da nossa vida, por diferentes motivos, precisamos abandonar alguma prática esportiva ou parar por algum tempo para se dedicar a alguma outra questão mais importante no momento.

A pandemia, por exemplo, foi um dos principais motivos que levaram algumas pessoas a abandonarem as atividades físicas por um tempo, principalmente aquelas atividades que dependem de local público ou de trabalho em equipe. 

Mas agora, com um maior controle do vírus e diversas medidas adotadas para retornarmos aos poucos às nossas rotinas, chegou a hora de priorizar a saúde física novamente, movimentando o corpo fora de casa.

Todo retorno ao esporte merece atenção, mas quando falamos em esportes radicais, como é o caso da corrida de BMX, essa atenção deve ser redobrada.

Por isso, separamos aqui algumas dicas que vão te ajudar a recuperar o fôlego na corrida de BMX, além de aumentar a performance no esporte novamente.

Segure a ansiedade e vá com calma

Respeitar seus limites ainda é considerado a melhor ação em um esporte, ainda mais quando o corpo está parado há algum tempo ou então porque você é iniciante no bmx. Apesar de saber essa importância de voltar com calma, muitas pessoas insistem em desafiar os próprios limites.

Se você preza pelo seu bem estar e pretende seguir no BMX por um bom tempo, então é preciso evitar as lesões, preparando-se aos poucos para voltar às corridas de BMX.

A ansiedade do retorno pode te encorajar de fazer aquelas manobras que você fazia há alguns meses atrás, mas lembre-se que o processo de aperfeiçoamento leva tempo. Seu corpo precisa se readaptar, então tome cuidado.

A diversão deve estar em primeiro lugar

Se você competia com frequência nas corridas de BMX, é normal que ao retornar ao esporte ainda esteja com o espírito competitivo, mas não se esqueça que a diversão ainda deve estar em primeiro lugar.

Chegue na pista de BMX sem pressa e sem restrição de tempo para que você possa subir na bike e pedalar com tranquilidade, estimulando suas habilidades aos poucos para recuperar o desempenho.

O aspecto social da prática de BMX ainda é subestimado, mas é muito possível usar o tempo da prática para se reconectar e se divertir. Não esqueça o quanto andar de BMX pode fazer bem ao seu corpo e à sua mente. 

Faça treinos intervalados

No retorno às corridas de BMX você pode sentir o fôlego faltar e isso é normal. O BMX é um esporte de sprint, com um grande componente explosivo, dependendo de muito gás para dar uma volta inteira na pista.

Mas é importante saber que você não precisa fazer voltas completas em todas as sessões. Com intervalos, você consegue misturar a duração (tempo e trilha), intensidade, frequência e o quanto de esforço você aplica. Além disso, soma também as vezes que você faz isso dentro de um período, semanal ou quinzenal.

Resumidamente, o papel do treino intervalado é desenvolver a sua resistência sem levar à exaustão durante um curto período de tempo. O que pode prejudicar o tempo de recuperação de suas habilidades.

Treine sprint

Como você bem sabe, as corridas de BMX requerem início explosivo, mas você não precisa necessariamente de um portão para treinar isso. 

Escolha uma pista com saída plana que possibilite esforços máximos de aceleração, depois não haverá mais necessidade de pedais conforme você desce na reta e aí poderá usar suas habilidades de bombeamento e manual.

Você pode fazer o seguinte esquema:

  • Aquecimento – 20 minutos ou mais – percorra a pista aplicando alguns esforços de aceleração
  • Treino – 40 a 50 minutos
  • Esforços – 15 segundos com 100% de esforço
  • Descanso – 5 minutos
  • Repete – 8 a 10 minutos
  • Recuperação – 10 minutos andando na pista

Foto: Sports photo created by wavebreakmedia_micro