BMX para iniciantes

BMX para iniciantes: tudo que você precisa saber para fazer ótimos manobras

As bicicletas BMX são indicadas para os ciclistas que gostam de fazer manobras. No mercado, você pode encontrar diversas alternativas, tanto para o ar como para o asfalto. Ela é fabricada para garantir a diversão dos atletas. Por ter um quadro baixo, também são recomendadas para as crianças que estão aprendendo a andar de bicicleta. 

No entanto, grande parte das pessoas tem dúvidas sobre como funciona a estrutura, quais são as melhores marcas, como escolher o melhor modelo, entre outras questões. Neste artigo, vamos abordar vários detalhes sobre essa bike. É um ótimo guia de BMX para iniciantes. 

O que compõe a bicicleta BMX? 

As bicicletas BMX contém a seguinte estrutura.

  • Pequeno porte;
  • Diâmetro das rodas de 50 centímetros; 
  • Guidão alto para facilitar o controle das manobras; 
  • Quadro, a distribuição dos tubos e a mesa da bicicleta mudam conforme a modalidade que será praticada no esporte. 

Vale a pena usar uma bicicleta BMX? 

Sim. Montar esse tipo de bike é uma ótima opção para quem gosta do esporte. No entanto, praticar o BMX não é uma tarefa fácil. É necessário ter algumas habilidades, como destreza e agilidade, uma vez que é um esporte de aventura. 

A bicicleta BMX contém diversos pontos positivos e negativos. Conheça abaixo quais são e descubra se esse tipo de bicicleta é indicado para o seu perfil. 

Vantagens: a bicicleta é resistente, é fácil para fazer manobras e não exige muita manutenção por parte do proprietário. 

Desvantagens: a bicicleta não é indicada para percursos longos. Elas também não são fabricadas para pedalar a partir da sela. 

Quais são as principais marcas de bicicleta BMX? 

Uma das principais vantagens da bicicleta BMX é que ela contém vários tipos de marcas. Você pode escolher modelos nacionais ou internacionais. Geralmente, os modelos fabricados nos Estados Unidos são os preferidos entre os praticantes dessa modalidade. 

  • Wethepeople: marca americana. A empresa foca na produção de modelos não só para atletas iniciantes, mas também para os atletas experientes;
  • Garra: as peças de reposição não exigem grandes investimentos por parte dos atletas. É ideal para os ciclistas que desejam iniciar na modalidade sem afetar o planejamento financeiro; 
  • Diamondback: a marca fabrica modelos de vários estilos. Os mais comuns são: Jump, Street, Park, Race. As vendas são direcionadas somente para vendedores autorizados; 
  • Animal Bikes: a marca é conhecida por produzir bicicletas BMX, acessórios e reposições; 
  • Caloi: a marca é conhecida por fabricar vários tipos de bicicletas para passeio, elétricas e urbanas. 

Saiba mais em: conheça as modalidades do BMX

Como escolher uma BMX? 

Um dos maiores desafios quando falamos de BMX para iniciantes é na escolha de uma bike para iniciar nessa atividade. O obstáculo surge porque é possível encontrar vários tipos de marcas e modelos, conforme mencionamos acima. Para tomar uma decisão mais assertiva, você deve avaliar alguns critérios.

  • Nível do ciclista: um dos erros mais comuns é escolher uma bike que não está alinhada ao seu perfil. Para iniciantes, o mais indicado é optar por um modelo com uma roda 20’’; um quadro de 20 a 20,5’’e o peso maior que 12kg. Esse tamanho é indicado para crianças de 12 a 16 anos; 
  • Peso: é recomendado escolher uma bicicleta pesada com grande resistência; 
  • Rodas: evite rodas vazias, pois podem causar quedas; 
  • Sem freios: comece com bicicletas com freios; 
  • Quadro, garfo e guidão: tamanho dos quadros para iniciantes – 20.0 e 20.5’’. O garfo e o guidão devem ter no mínimo um cromo com 4130;
  • Relação tamanho-altura do quadro: essa característica depende da modalidade. Race: quadros largos. Street ou Vert: quadros estreitos.

Aqui, mencionamos as melhores orientações para que você escolha ou monte a bike dos seus sonhos. Siga as nossas instruções e esteja mais preparado para fazer manobras incríveis. 

Após descobrir todos os detalhes do BMX para iniciantes, conheça os maiores nomes do BMX no mundo

Foto por Jan Kopřiva em Unsplash