A sapatilha para BMX e ciclismo traz mais conforto e estabilidade para o ciclista, portanto, aprenda a escolher o modelo certo

Sapatilha para BMX e ciclismo: veja quais são os tipos e escolha a certa para você

A sapatilha para BMX e ciclismo traz mais segurança, estabilidade e conforto para o esportista. Portanto, é essencial saber escolher a ideal para melhorar seu desempenho. Então, veja o que deve analisar antes da compra. 

Leia também:

Como é a sapatilha para BMX e ciclismo?

Há muitos modelos de sapatilha que podem ser usados no BMX e ciclismo, mas em geral se parecem com um tênis. Mas, algumas possuem travas na sola ou um clipe para fixar no pedal da bicicleta.

Essa sapatilha possui travas que ajudam o sapato a se ajustar melhor ao pé. Além disso, a maioria não tem cadarços, são lisas. Assim, os modelos são:

  • Speed: para ciclistas que andam em ruas de asfalto;
  • Mountain Bike: destinada para esse esporte;
  • Estilo tênis: são versáteis e modernas.

Seja qual for a escolhida, elas trazem os mesmos benefícios para os atletas. Porém, é essencial usá-las da forma certa para que tenha a estabilidade desejada durante a modalidade.

Quem deve usar?

A sapatilha para BMX e ciclismo é indicada para todas as pessoas que praticam esses esportes. Aliás, mesmo que os iniciantes não tenham tanta habilidade para usá-las, vão ajudá-lo a evoluir na atividade.

Foto: A sapatilha para BMX e ciclismo traz mais segurança e conforto ao atleta

Aprenda a usar a sapatilha

Pode ser que nos primeiros usos você tenha dificuldade para encaixar e desencaixar a sapatilha nos pedais. Mas, há duas dicas que facilitam esse processo e garantem que faça tudo da forma certa.

Para encaixar, deixe o pedal mais alto e flexione o joelho. Em seguida, pressione o taco da sapatilha contra ele, até ouvir o clique. Assim, estará bem posicionado e seguro para usar.

Já para o desencaixe, mantenha a perna estendida, com o pedal mais baixo. Depois, faça um movimento lateral para fora, até que a sapatilha se solte. Logo, reduza a velocidade nesse momento para evitar quedas.

Como escolher a sapatilha para BMX e ciclismo?

Não há segredo no momento de escolher a sapatilha para BMX e ciclismo. Afinal, existe um modelo para cada tipo de esporte. Assim, basta definir qual o seu antes da compra.

Em geral, os modelos são divididos nas modalidades:

  • Ciclista urbano;
  • Cicloturismo;
  • BMX;
  • Mountain Bike;
  • Ciclista que pedala em estradas.

É importante que escolha o indicado para o seu esporte. Isso porque, as sapatilhas possuem características únicas, para garantir que tenha a segurança e estabilidade necessárias.

Onde encontrar?

Você pode encontrar as sapatilhas em lojas físicas que sejam do segmento esportivo. Ou então, na internet, que possui sites e opções que atendem todos os gostos e perfis de atletas.

Caso opte pela compra online, não esqueça de verificar com atenção a tabela de medidas do produto. Bem como, conferir se o site é seguro, para não ser enganado e receber o item de acordo com o esperado.

3 dicas para manter a sapatilha limpa

Manter a sua sapatilha para BMX e ciclismo limpa é mais fácil do que possa imaginar. Então, veja três dicas para conservar o produto e ter o seu acessório sempre pronto para usar:

  1. Use um pano úmido quando a sapatilha não estiver muito suja;
  2. Em casos mais pesados, utilize uma escova macia e sabão neutro para limpá-la;
  3. Para secar o calçado, tire as palmilhas e coloque folhas de papel dentro.

O ideal é que faça a limpeza assim que retornar para sua casa, junto com os outros equipamentos. Dessa forma, evita que o material estrague com o tempo ou acumule mais sujeira. 

Conserve por mais tempo

Vale destacar que a limpeza é essencial para a conservação do produto. Ou seja, se deseja que sua sapatilha tenha uma vida útil maior, além de seguir o uso correto, mantenha ela sempre limpa.

Aposte na sapatilha para BMX e ciclismo

Atleta ou iniciante, todos os esportistas devem apostar na sapatilha para BMX e ciclismo. Afinal, ela traz mais segurança e estabilidade durante a prática. Com isso, você pode se divertir sem preocupações e ter bons resultados nos treinos.

Foto de Viktor Smith no Pexels