Saber como fazer a manutenção de bike de BMX é apenas o básico para todos os ciclistas que querem o conforto garantido em qualquer passeio

Saiba os cuidados para a manutenção de bike de BMX

A manutenção de bike de BMX é importante para os praticantes do esporte, para conseguir o melhor desempenho e segurança. Então, descubra como funciona, quais são as melhores bicicletas da modalidade e como as lavar para manter em perfeito estado. 

O que é BMX?

É o nome de um esporte de corrida com bikes especiais que também é conhecido como bicicross e surgiu na década de 50. Além disso, é igual ao motocross, só que usando equipamentos sem motor adaptados para fazer manobras e cursos na areia. 

Tem duas modalidades, o Racing e o Freestyle. Então, no primeiro, o participante precisa fazer um percurso em menor tempo. Já no segundo, o estilo é livre, e o atleta faz as manobras e recebe o julgamento de acordo com a dificuldade delas.

Qual a melhor bike para o esporte

Hoje em dia, as bicicletas não são apenas para quem gosta do esporte. Mas, para todos que gostam dos benefícios de pedalar. Dessa forma, para participar da modalidade, elas precisam ser resistentes e aguentar bastante peso. Entre elas, os modelos são:   

  • GTSM1 SK aro 20 BMX;
  • Cross Free Style – Ello Bike;
  • Viking X TUFF25 Freeride.

As opções são apenas algumas que estão dentre as melhores para a atividade. Além disso, têm outras alternativas que variam de acordo com o gosto e as necessidades de cada um. Assim, todas são úteis para andar em ruas, subidas íngremes e chãos que não são lisos. 

É um esporte para todos?

O BMX é uma prática profissional que inclui várias competições no Brasil e no mundo. Portanto, dá até para viver com a renda do mesmo, como muitos fazem, mas, a grande maioria pratica apenas por diversão.

É visto como um dos esportes que mais cresce nos últimos anos, porque o interesse por manobras tem se popularizado. Nesse sentido, existem as opções mais simples para iniciantes até as mais arriscadas para quem gosta de se arriscar. 

Truques para iniciar no BMX

As bicicletas costumam ser menores e podem ser confundidas com as infantis. Então, o primeiro passo para começar a praticar é pesquisar sobre os aros, já que eles costumam ficar entre 20 e 24. Além disso, têm muitas especificações sobre o tamanho do guidão. 

É importante usar equipamentos de proteção, entre eles o mais necessário é o capacete de ciclismo, que são fechados na frente e foram desenvolvidos para o esporte. Ainda a escolha de roupas é importante para melhorar a performance.

A camiseta própria possui um tecido especial com design anatômico, então proporciona mais conforto durante todo o treino. Bem como, as calças que devem ser compridas e tecido grosso, só que não muito largas para não enroscar nas correntes.

Por que fazer a manutenção da bike de BMX

Com o passar do tempo, acontece desgaste em algumas peças. Por isso, é necessário que elas sejam de qualidade. Assim como, precisa manter a boa conservação e ter os equipamentos para trocar sempre. 

Essas precauções servem para evitar acidentes que possam ocorrer no meio de um passeio. Além disso, quando os cuidados não são feitos de forma correta, isso diminui a vida útil da bicicleta. 

Posso fazer a manutenção da bike BMX em casa?

A manutenção de bike de BMX pode sim ser feita em sua casa e não requer muitos equipamentos. Na verdade, o mais importante é manter a limpeza e a regulagem básica. Porque, caso surja algum problema grave, o mecânico irá descobrir com facilidade. 

É importante manter a corrente sempre correta, então troque a graxa sempre que for necessário. Dessa forma, sempre foque em limpar, regular e lubrificar o componente. Assim, sempre que for sair, dê uma olhada nos pneus para ver se estão murchos.  

Fique de olho no equipamento na manutenção da bike de BMX

Há algumas coisas para prestar atenção sempre que for sair de casa para praticar o esporte. Por exemplo, verifique o estado dos pneus e se eles estão carecas. Porque, se isso ocorrer, tem mais chances da câmara de ar furar ao longo das trilhas ou asfalto.

No momento em que as correntes chegam em seu limite, elas passam a estalar e podem se romper. Dessa forma, em mau estado prejudica o rendimento e afeta a troca de marchas. Mas, os sinais de desgastes podem ser vistos com facilidade, basta prestar atenção.. 

Freios a disco mecânico ou hidráulico, fazem ruídos quando precisam de manutenção de bike de BMX. Ou seja, é o aviso de que se deve mudar os fluídos ou as pastilhas. No geral, esta última, precisa de alteração ao chegar em 60% de sua espessura original. 

Dicas de manutenção da bike de BMX

Os limpadores de spray não são indicados para a limpeza, mas existem outros produtos. Por exemplo, detergentes biodegradáveis que tem uma boa ação, mas é preciso ter alguns cuidados como: 

  • Limpar a transmissão;
  • Usar óleo de suspensão;
  • Verificar a pressão dos pneus.

Nos cuidados, sempre verifique se os parafusos estão apertados. Para isso, tenha uma chave de torque e pesquise as configurações de cada ponto da sua bicicleta. Além disso, cuidar dos rolamentos é importante, os mantenha limpos e lubrificados. 

Retoque a pintura sempre que puder, já que lascas na tintura podem se tornar ferrugem. Porquê, contato com lama, areias e chuva, interferem na duração da bicicleta e podem destruir o guidão.

O item que estraga com mais facilidade são as correntes. Por isso, o ideal é checar a cada um mês, mas isso pode variar conforme a intensidade de uso. Sua limpeza garante que não faça barulhos e ande com mais facilidade, ainda mais para trocar as marchas. 

Faça a sua manutenção de bike de BMX

Todas as precauções de manutenção de bike de BMX são essenciais. Dessa forma, ela sempre estará pronta para enfrentar os desafios e trazer segurança ao ciclista. Além de tudo, esta prática faz com que dure por muito mais anos.

Foto de Graf em Unsplash