Veja quem são os atletas que superaram seus limites, se tornaram inspiração no patins e mudaram a cara do esporte com seus feitos

Inspiração no patins: conheça atletas e perfis para seguir

Caso esteja procurando uma inspiração no patins para seguir, acabou de encontrar. Nesse artigo estão alguns dos melhores atletas do mundo no esporte e um pouco de suas histórias. Então, se prepare para evoluir com esses exemplos.

Os famosos do patins

Quem já andou de patins, sabe que essa é uma ótima opção para a diversão com os amigos. Apesar disso, para alguns a atividade não é brincadeira. Há atletas que treinam muito para vencer competições de alto nível e para eles a coisa é séria.

Patins Aggressive Inline é o nome do esporte radical que hoje está presente em várias competições de nível mundial. Bem como, nos X Games, uma das disputas mais importantes do gênero.

Breve história do esporte

Essa prática teve o seu auge nos anos 90 e virou modalidade oficial em 1999, mas, hoje já não está em evidência no Brasil. Entre os motivos, estão o preço dos equipamentos e a falta de marcas fortes em sua construção.

Os que amam mesmo o esporte continuam praticando, apesar da pouca fama atual. Além disso, muitos atletas fizeram história na modalidade e ainda são inspiração no patins

6 atletas que são inspiração no patins

Na lista abaixo estão patinadores do Brasil e de outros países. Assim, alguns deles são precursores da modalidade e outros novos talentos. Logo, conheça esses perfis para se espelhar:

  1. Fabíola da Silva;
  2. Rafael Costa Paiva;
  3. Takeshi Yasutoko;
  4. Arlo Eisenberg;
  5. Kaila de Paula;
  6. Chris Haffey.

Esses nomes são de figuras que mudaram a cara do esporte com seus feitos. Além disso, com garra e determinação ajudaram no crescimento da atividade. Portanto, conheça mais sobre eles e porque eles são inspiração no patins.

Fabíola da Silva e sua constante evolução

Fabíola da Silva
Fabíola da Silva

Começamos com uma das atletas que iniciou a prática no Brasil. Fabíola da Silva estava presente na estreia dos X Games em 1996, na época, era uma adolescente ainda. Em seguida, foi campeã mundial e repetiu o feito por 8 vezes.

Já no início, Fabíola possuía um nível tão avançado que precisou competir na categoria masculina da época. A atleta fez bonito e conquistou a medalha de prata na disputa. Ainda, essa não foi a última vez que ela concorreu com os homens.

Nos dias atuais, além de ter investido em competições no crossfit e fisiculturismo, também empreende. Seus negócios giram em torno dos patins e vão de escolinhas até uma linha original do produto.

O atleta mais radical é o Rafael Paiva

Em seguida, Rafael Costa Paiva foi outro pioneiro da prática no Brasil. Rafinha, como é conhecido no esporte, fez parte da primeira equipe de patins do país. O grupo Fly Roller surgiu em Belo Horizonte no início dos anos 90.

Campeão estadual e nacional, Rafael ficou conhecido como a figura mais radical de sua equipe. Além disso, é dele o marco de ser o primeiro brasileiro a realizar a manobra McTwist. Nessa ação o patinador faz um giro de 360⁰ no ar em uma pista vertical.

Takeshi Yasutoko é um dos melhores do mundo

Takeshi Yasutoko

A próxima inspiração no patins é o japonês Takeshi. Com mais de 30 títulos, ele é considerado uma lenda do esporte. Filho de patinadores, começou a praticar aos três anos junto com o irmão Eito Yasutoko, que também é atleta da modalidade.

Fez história aos nove como o jogador profissional mais novo de seu circuito. Ainda, esteve no seu primeiro X Games com apenas 11 anos e se tornou campeão mundial aos 15. Desde então, as vitórias não pararam de chegar. 

Em 2012 foi definido como o melhor do mundo. Na época, era o único que alcançava oito metros de altura em suas manobras. Por fim, Takeshi continua ativo como um dos melhores no esporte até hoje.

Como Arlo Eisenberg se tornou uma inspiração no patins

Arlo Eisenberg

Símbolo de inovação, Arlo Eisenberg foi um dos pioneiros do esporte nos Estados Unidos. Estudou artes visuais no ensino médio e logo depois, deixou a faculdade em busca dos sonhos na modalidade.

Começou como vendedor de patins e alguns anos depois abriu a própria empresa com os amigos. Além de ganhar outros títulos, Arlo foi campeão dos X Games em 1996 mas, sua grande jogada foi no mundo dos negócios. 

Um campeão que expandiu seus horizontes

Por meio da sua arte fez reflexões e críticas sobre a sociedade. Assim, revolucionou o mercado e o esporte como designer gráfico. Então, até hoje, é famoso pela visibilidade que trouxe ao mundo dos patins.

Trabalhou com marcas famosas como a Rollerblade, uma das principais na indústria. Além disso, apareceu na revista People em sua jornada de sucesso e ainda é inspiração no patins. Hoje comanda a própria empresa, GOST e trabalha nos negócios da família.

A nova geração conta com Kaila de Paula

Kaila de Paula

Kaila é uma jovem campeã e está ganhando um espaço cada vez maior. Venceu o Patins Street Brasil em 2016, ano em que começou a competir. Ainda, com o apoio da SEDUC disputou na Holanda em 2020, no Winterclash, uma das maiores disputas da Europa. 

Foi sua primeira viagem para o exterior mas, de acordo com ela, não será a última. Assim, a novata de Tocantins treina desde 2014 e está disposta a conseguir mais vitórias no patins. Logo, é um sucesso promissor do esporte no Brasil.

Chris Haffey é uma grande inspiração no patins

Chris Haffey

Por fim, mas não menos importante, Chris Haffey é outro que possui o título de um dos melhores do mundo. Conheceu os patins com 11 anos, começou a competir com 19 e alcançou ótimas posições. Desde então, não parou mais e ganhou fama no esporte.

O atleta chama atenção por levar seu trabalho a sério. Atual campeão mundial, seu número consistente de vitórias trouxe muitos patrocínios dentro e fora do mercado do patins. Além disso, causou uma revolução ao atrair de novo os olhares para a prática.

Como se tornar inspiração no patins

Essas histórias deixam algumas lições. Nunca é cedo demais para começar e nunca deixe de se divertir tentando como o Takeshi. Da mesma forma que a Fabíola, não deixe que os limites impostos pela sociedade te impeçam de viver o seu sonho.

Arrisque nas alturas e seja um diferencial em sua turma do mesmo jeito que o Rafinha. Não deixe sua criatividade de lado, continue sendo quem é e transforme seu mundo como o campeão Arlo. 

Por fim, aceite os desafios junto com a Kaila e seja consistente no que ama igual ao Chris. Assim, apenas se divirta com a prática ou se espelhe na jornada desses atletas para ser a próxima inspiração no patins ou naquilo que decidir fazer.