Guia com as principais manobras de patins

Principais manobras de patins: descubra quais são e faça!

Muitas pessoas têm interesse em conhecer as principais manobras de patins. No entanto, pouco se sabe sobre essa prática e como ela funciona. Então, acompanhe um guia completo sobre o assunto e tire todas as suas dúvidas.

Principais manobras de patins

Antes de qualquer coisa, você vai conhecer 4 manobras famosas que vão te ajudar a ficar por dentro do universo dos patins. Em seguida, serão apresentadas as modalidades mais populares no mundo todo, veja só.

Manobras

As principais são:

  1. Flat Spin.
  2. Barrel Roll.
  3. Heel-Toe.
  4. FishTail.

Modalidades

São elas:

  1. Fitness.
  2. Recreação.
  3. Slalom.
  4. Agressive ou vertical.
  5. Downhill.
  6. Velocidade.
  7. Gelo.
  8. Artística.
  9. Urban.

Ao longo do texto, perceba que as manobras são aplicadas dentro das modalidades. Por isso a importância de conhecer todas elas. Então, veja a seguir um pouco mais sobre cada uma.

1 – Flat Spin

Um dos tipos de giro mais fáceis para quem está começando a dominar o esporte. Nele, os seus pés ficam equilibrados e abertos, bem na largura do seu ombro. Assim, essa é uma das principais manobras de patins que você precisa aprender.

2 – Principais manobras de patins: Barrel Roll

A Barrel Roll já é mais complicada do que o Flat Spin. Aqui, você precisa executar uma sequência de passos e usar a rotação do próprio corpo para criar um círculo. Mas, antes de tudo é necessário pegar velocidade.

Ao deslizar para frente, você deve girar uma parte do corpo no sentido anti-horário. Isso ao mesmo tempo em que move o pé esquerdo para trás. Por fim, é só apoiar o seu peso nesse pé e mover o direito.

3 – Principais manobras de patins: Heel-Toe

Uma manobra fácil para você executar ainda quando estiver começando no esporte. O Heel-toe só parece difícil, mas na verdade ele não exige muito da pessoa. 

Por essa razão essa é uma das principais manobras de patins dessa lista. Então, você precisa manter o seu peso bem dividido nos dois pés.

Em seguida, é necessário posicioná-los de forma que imite uma tesoura. Além disso, você deve arrumar a perna dianteira deixando só a roda de trás do patins no solo. No caso da perna traseira, a roda que fica no chão é a da frente.

4 – FishTail

Essa já é uma manobra um tanto mais complicada e que exige muita prática. A FishTail consiste em pegar velocidade e deixar seu pé direito serpentear sobre a roda dianteira. Ainda, você precisa mover seu pé de trás para dentro e para fora.

Uma dica que muitos profissionais dão é colocar mais peso no pé da frente. Assim, você vai ter uma estabilidade maior na hora de fazer o movimento.

Modalidades de patins

Agora você já conhece 4 das principais manobras de patins. Portanto, é hora de entender um pouco mais sobre as modalidades que esse esporte possui. Acompanhe logo abaixo algumas delas e veja qual é mais interessante para seu estilo.

Principais manobras de patins: Fitness

O grande objetivo dessa modalidade é se exercitar e manter um bom condicionamento físico. Dessa forma, você pode executar uma série de manobras diferentes, como as citadas aqui.

Recreação

Como o nome já entrega, o foco aqui é a diversão de modo que a modalidade é ótima para crianças e adultos que não conhecem o esporte. Inclusive, muitas pessoas começam a andar de patins na recreação e acabam depois optando por mais uma categoria.

Principais manobras de patins: Slalom

Uma modalidade que chama atenção de muitos iniciantes no esporte. O Slalom permite que você realize várias das principais manobras de patins, como o Heel-Toe. 

Essa categoria consiste em desviar de cones posicionados estrategicamente. Além disso, existem patins específicos para quem quer praticar o Slalom.

Agressive ou Vertical

Sem a menor sombra de dúvidas a modalidade mais perigosa dessa lista. Nela, o atleta realiza diversas manobras e saltos extremos de escadarias, paredes, entre outros obstáculos.

Patins específico

O patins usado nessa categoria é diferente de modo que ele costuma ter apenas duas rodas. Então, se você curte uma pegada mais radical, essa modalidade com certeza vai te interessar.

Principais manobras de patins: Downhill

Nela você desce de ladeiras, serras e estradas em uma velocidade absurda. Para praticar essa modalidade é necessário estar com proteção por todo o corpo. Afinal, ela também é bem perigosa e pode causar acidentes.

Velocidade

Existem variações dessa categoria como a velocidade no gelo. Assim, ela permite que você faça várias das principais manobras de patins.Também é uma modalidade mais radical do que muitas outras, como por exemplo a Slalom.

Principais manobras de patins: Artística

Essa modalidade une o patins com coreografias artísticas de modo que exige muito dos atletas. Ainda, essa é de longe uma das performances mais legais de ver ao vivo. Isso porque requer uma sincronia absurda de todos os envolvidos.

Urban

Muitos podem até lembrar da modalidade de skate, street. O Urban basicamente permite que você pegue seu patins e saia pela cidade realizando várias manobras. Então, os obstáculos aqui serão a própria arquitetura do lugar.

Dê uma chance para o patins

Agora que você já conhece bem esse esporte é sua vez de dar um passo à frente. Comece já a procurar uma maneira de colocar em prática as principais manobras de patins. Pode ter certeza de que vai se divertir muito no processo.

Photo by Donald Tran on Unsplash