passo a passo completo com dicas de como limpar patins inline e garantir a manutenção adequada do seu equipamento

Como limpar patins inline: veja dicas e outros cuidados

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre como limpar patins inline em casa. No entanto, aqui você verá qual a maneira correta de fazer isso. Logo, confira com atenção as instruções e demais dicas para aumentar a vida útil do seu equipamento. 

Como limpar patins inline e garantir uma boa manutenção

Patinação é um esporte que possui riscos como qualquer outro. Por causa disso, o material de uso para a prática precisa estar em perfeito estado. Assim, ninguém se machuca devido a um equipamento precário.

Uma queda por falta de manutenção nos patins inline pode ser muito perigosa. Sobretudo, quando você gosta de andar em alta velocidade nos percursos. Enfim, esteja sempre atento a esse cuidado.

Existem lojas específicas que fazem esse trabalho com excelência. Por outro lado, caso queira fazer a limpeza em casa também é possível, basta conferir este conteúdo até o fim.

Receita caseira de como limpar patins inline

Todo calçado precisa de uma limpeza frequente, porque os pés podem gerar um odor, pois ficam abafados por um longo período. Então, é importante higienizar este equipamento vez ou outra.

Com receitas caseiras, dá para ter bons resultados com produtos de casa. Dessa maneira, é sobre como limpar patins inline com sucesso que você vê logo abaixo.

O que será preciso

Perceba que os produtos que serão usados são de fácil acesso e pode ser que já os tenha em sua residência. Assim, siga a leitura e veja a lista do que vai necessitar:

  • Um litro de água;
  • ½ copo de vinagre de álcool;
  • Uma colher de sopa de bicarbonato;
  • ¼ de um copo de álcool etílico;
  • 1 colher de sopa de amaciante.

Como limpar patins inline

Você deve adicionar o vinagre de álcool e o bicarbonato em um recipiente separado. Além disso, coloque todos os outros itens em um borrifador. Mas, deixe o amaciante por último.

Comece a borrifar nos seus patins inline. Aliás, tenha o cuidado de adicionar as quantidades certas dos produtos. Porque se algum ficar em excesso, pode prejudicar a eficácia do processo.

Porque higienizar

É importante fazer a limpeza regularmente, já que muitas partículas de sujeiras grudam nos patins. Portanto, até nos rolamentos esses sólidos podem ficar incrustados. Assim, o desempenho do praticante fica reduzido.

Não existe um tempo específico para limpar patins inline. Por outro lado, tenha uma manutenção frequente, a fim de que as impurezas não fiquem muito grudadas nas rodas.

Quando praticar o esporte em um local mais limpo, faça uma limpeza mais superficial. Então, se o seu caso for esse, faça a higiene dos patins uma vez por mês.

Cuidados ao limpar o seu equipamento

Muitas botas possuem fabricação em diversos materiais que não é possível usar sabão. Dessa maneira, use um pano úmido para higienizar patins inline. Caso os seus sejam em camurça, não esqueça de usar produtos para hidratá-los.

Descubra como apertar as rodas e a base

Todas as vezes que andar de patins, é necessário apertar as rodas. Porque, caso uma delas se solte, pode causar um acidente grave. Então, esse é mais um dos pontos para se ficar atento.

É um processo simples que requer apenas uma chave que já vem com os patins. Ou você pode comprá-las em uma loja que venda artigos de esporte. Logo, você vai encaixar a ferramenta para apertar os parafusos e a base.

Um elemento importante é não se esquecer de limpar os parafusos antes de apertá-los. Com isso, vai evitar que as rodas travem enquanto anda. Aliás, todas as partes dos patins podem ser higienizadas com água, um pano úmido ou uma escovinha.

Rodízio de rodas

Segundo a forma em que se usa, ele pode desgastar mais umas partes do que outras. Aliás, isso depende até mesmo do local em que você anda. Porque caso precise frear muito, as rodas da frente estarão mais precárias.

É normal que os equipamentos venham com um manual de instruções para te indicar o que deve fazer. Posto que existem diversos tipos de patins e cada um requer um cuidado. 

O rodízio de rodas pode te ajudar a ter uma performance melhor com os patins. Por isso, abaixo você vai ver um passo a passo de como preparar isso. Então, além de limpá-los, também faça a manutenção a seguir:

  • Coloque os patins um de frente para o outro;
  • Tire todas as rodas e coloque-as do lado;
  • Depois troque primeira rodinha pela do meio e a última pela a da frente;
  • Repita o processo no outro lado;
  • Inverta os pés;
  • Coloque as rodas.

Aprenda a manter os seus patins inline com qualidade

Nesse momento do artigo, você já sabe como limpar patins inline do modo correto. Logo, já está apto a exercer essa atividade no seu equipamento para esportes radicais. Enfim, mantenha sempre os cuidados e coloque em prática as dicas que viu aqui.