Conheça agora mesmo os detalhes de cada modalidade e tipos de patins que existem.

5 tipos de patins e suas modalidades

Quem busca um esporte para praticar, geralmente, fica em dúvida somente entre os tipos de esportes em si. A pessoa analisa a dificuldade, os equipamentos, a possibilidade de prática em locais públicos etc.

Mas você sabia que um único esporte pode apresentar diversas modalidades? E é o que acontece com a patinação.

Por isso, se você ainda pensa em andar de patins, mas tem algum tipo de receio, saiba que existem diferentes modalidades dentro do esporte que você pode escolher para se adaptar ao seu estilo de vida.

Trouxemos neste post 5 modalidades de patins e seus estilos de equipamento, para você se encorajar e começar a patinar o quanto antes.

Acompanhe a leitura!

Inline

A patinação Inline é a mais comum entre as modalidades de patins. Ela é a mais recomendada para iniciantes, pois é executada em superfícies lisas, como asfalto ou concreto, ou seja, sem obstáculos ou manobras mais arriscadas.

O formato do patins dessa modalidade é como o próprio nome sugere, as rodas dispostas em linha, formato que lembra muito os patins com lâminas de patinação no gelo. 

As competições de patins inline são livres, onde o patinador faz a sua apresentação na pista por um tempo estabelecido, sendo, geralmente, entre 45 e 60 segundos, mandando ou não algumas manobras.

Freestyle

Diferente da patinação Inline, o Freestyle já possui um grau de dificuldade um pouco maior, pois as competições dessa modalidade consistem em executar manobras durante a corrida entre cones. O competidor que fizer as melhores manobras em menos tempo ganha. 

Os tipos de patins para o Freestyle, geralmente, são os mais robustos e resistentes, afinal, é preciso ter facilidade para realizar manobras, giros e saltos. A base dos patins, na sua maioria, são ajustáveis para encaixar melhor nos pés dos atletas, garantindo ainda mais segurança na execução das manobras.

Street

Se o Freestyle depende de patins resistentes, o Street então depende ainda mais. Essa modalidade é considerada uma das mais radicais e agressivas da patinação. O intuito do Street é realizar saltos, giros e manobras em lugares diferenciados, como canos, paredes, escadas, corrimões etc.

Os tipos de patins para a prática do Street possuem rodas menores, com uma separação maior entre as duas rodas da frente e a de trás. O objetivo desse formato é reduzir os danos que podem ser causados pelos impactos das manobras.

Nas competições de Street vence quem fizer as manobras mais difíceis, com a maior qualidade. Como esperado, essa é uma das modalidades mais propensas a lesões, dependendo de um físico muito preparado para a prática.

Speed

Essa modalidade é uma vertente do Freestyle, mas sendo um pouco mais artística e acrobática. Os praticamente da patinação Speed precisam ser mais ágeis e precisos para realizar os movimentos da modalidade, que possui muitas curvas, giros e manobras em alta velocidade.

O Speed é praticado em pistas de madeira ou concreto liso. O objetivo da modalidade é a realização de manobras das mais diversas entre cones, que podem variar o espaçamento entre eles, como 40cm, 60cm, 80cm e 1,20m.

Downhill

A modalidade Downhill na patinação tem o mesmo objetivo que no Skate, descer ladeiras, estradas e serras em velocidades superiores aos 100km/h. Assim, depende de praticantes com muita experiência e confiança.

Os tipos de patins para o Downhill são semelhantes aos usados no Speed, mas possuem uma roda a mais e uma base de alumínio aeronáutico, sendo ainda mais longa para garantir maior estabilidade e segurança.