Saiba como andar com mais segurança de patins nas ruas

Saiba como andar com mais segurança de patins nas ruas

Quem já anda de patins há um tempo, sabe que o asfalto é um dos melhores lugares para praticar o esporte. Ou ainda, essa acaba sendo mesmo uma das únicas opções em lugares que não possuem pistas próprias para a prática.

Muitas pessoas consideram os parques também para andar de patins, mas sabemos que a grande maioria proíbe a prática de esportes radicais para evitar acidentes nesses lugares com um grande fluxo de pessoas.

Assim, as ruas são as opções da maioria dos patinadores. Apesar de não ser proibido andar de patins na rua, ainda é preciso muito mais cuidados do que geralmente a patinação exige.

E é sabendo disso que listamos algumas recomendações importantes para você ter mais segurança com os patins, ao praticar o esporte nas grandes cidades.

Equipamentos de segurança

Qualquer que seja o local escolhido para a patinação, os equipamentos básicos de segurança para patins devem ser obrigatórios. 

No meio da cidade, como você já deve saber, os riscos de acidente são maiores devido aos diferentes tipos de fluxos, como automóveis, bicicletas, motocicletas e pessoas.

Para evitar o risco de lesões em possíveis acidentes ou em quedas individuais, saia sempre com capacete, protetores de punho, joelheiras e cotoveleiras.

Iluminação

Esse item raramente é lembrado como um item de segurança, mas as luzes e as faixas refletivas são tão essenciais quanto qualquer outro equipamento de proteção.

Os itens de iluminação vão facilitar para que outras pessoas possam te enxergar à noite. Isso significa que poderão ter tempo de reação para desviarem com segurança.

Você pode colocar uma luz vermelha piscante atrás do seu capacete, para chamar mais a atenção dos motoristas. Além disso, você pode colocar faixas reflexivas em suas roupas também.

Afaste-se de portas

Entre os acidentes mais comuns envolvendo patinadores estão as topadas em portas de veículos. Geralmente, isso acontece pela falta de atenção das pessoas que descem dos carros sem olhar no retrovisor.

Para evitar esse tipo de acidente, sempre mantenha uma distância segura dos veículos parados. Se for possível, vá para a outra faixa assim que avistar um veículo na via.

Sinalize suas intenções

Mesmo que você não esteja com um meio de transporte motorizado, as ações no trânsito ainda dependem de ações rápidas. Assim, uma forma de conseguir manter a segurança diante desse comportamento do trânsito é sinalizar sempre que preciso.

Infelizmente, não há como ligar a seta ou o pisca alerta durante a patinação, mas saiba que você pode utilizar gestos para isso.

Para virar à esquerda, estique o braço esquerdo em 90º e agite ligeiramente para chamar a atenção dos motoristas para a sua próxima ação. O mesmo deve ser feito se a intenção for virar à direita. 

Se você pretende continuar reto, mas está em uma faixa onde os carros costumam virar, sinalize com o mão em 45º, para que possam reduzir a velocidade até você sair da pista em questão.

Respeite a sinalização

Se você está patinando em uma via pública, é preciso respeitar a sinalização assim como os meios de transporte motorizados. Afinal, lembre-se que você atinge velocidades maiores do que as de pedestres.

Respeitar a sinalização vai evitar que você sofra e cause acidentes. Uma ação que te ajuda a evitar a violação das sinalizações por falta de cuidado, é manter baixas velocidades, podendo frear antecipadamente.

A direção defensiva também serve para a patinação. Por isso, procure sempre prevenir do que remediar. 

Evite vias exclusivas

Uma alternativa escolhida por quem quer se livrar do grande fluxo nas ruas é patinar nas vias exclusivas para ônibus, viaturas e ambulâncias. Apesar dessas vias não terem grandes movimentos, elas podem representar um perigo ainda maior.

Os veículos autorizados a circularem nas vias exclusivas, geralmente, percorrem o trajeto em altas velocidades, o que pode colocar sua vida em risco ainda mais do que nas demais vias.

Por isso, por mais tentador que seja ir para alguma via exclusiva, evite ao máximo.