Saiba o que você deve pesquisar antes de comprar patins infantil. Acesse aqui e encontre as informações.

Patins infantil: saiba o que considerar ao escolher o equipamento para crianças

O aspecto lúdico dos esportes de voo livre e da patinação atrai as crianças desde muito novas. Então, muitos pais compram patins infantil tradicionais em lojas de brinquedos com rodas de plástico e outros aspectos mais frágeis.

Acontece que com o passar dos anos, esses patins não conseguem mais ser um equipamento considerado seguro para a prática do esporte, devido ao crescimento da criança, e até mesmo por não servir mais em seus pés.

Mas o lado bom é que já existem patins infantil feitos para durar mais tempo, com peças de qualidade, que oferecem à criança mais segurança e estabilidade na hora de realizar os seus treinos.

Por isso, separamos aqui neste conteúdo alguns detalhes muito importantes a serem considerados na hora de escolher o patins infantil ideal para os seus filhos.

Acompanhe:

Idade certa para iniciar os treinos na patinação

Resumidamente, não há uma idade exata para começar a patinação. Existem crianças que aos 3 anos de idade já conseguem ter um equilíbrio no equipamento, enquanto que outras só conseguem isso aos 6 anos.

O equilíbrio é uma das partes mais difíceis no patins tanto para as crianças quanto para os adultos. Mas em especial, as crianças ainda têm o processo de desenvolvimento motor, podendo durar mais para umas crianças do que para outras. 

Se você perceber que seus filhos perdem o equilíbrio ou têm dificuldade em se manter em pé no patins infantil, não os force. O melhor é sempre respeitar o tempo deles.

Qual tipo de patins infantil escolher

A resposta é simples: patins infantil “real”. Não entendeu? A gente te explica.

Muitos pais, às vezes, compram patins de brinquedo para seus filhos, com rodas que não giram ou quase não giram. Com certeza essa não é a melhor escolha  se você quer que os seus filhos pratiquem o esporte. 

O que chamamos de “patins reais” são relativamente mais caros do que os encontrados em lojas de brinquedos. Porém, é esse equipamento que vai garantir que seus filhos desenvolvam boas técnicas, pois o funcionamento do patins infantil será real.

Ao contrário do que eles poderiam passar patinando com um patins de brinquedo, como rodas emperrando e entortando, fazendo com que adquiram técnicas não tão boas no esporte.

Onde comprar patins infantil

Se você quer comprar um patins infantil real para seus filhos, então deve prestar muito atenção onde comprá-los. Muitos pais cometem o erro de comprar patins baratos em supermercados, por exemplo correndo o risco de adquirir um equipamento de baixa qualidade. 

Se seus filhos estão empolgados com a patinação e você os presenteia com um patins infantil de baixa qualidade, poderá desanimá-los em poucos minutos, pois não conseguiram desenvolver suas habilidades com qualidade. 

Na maioria das vezes, os patins comprados em supermercados são desconfortáveis, rígidos e podem até machucar o calcanhar e as panturrilhas das crianças.

Ao comprar patins infantil, considere sempre redes esportivas especializadas. Assim, você consegue garantir a qualidade e a segurança do equipamento comprado.

Patins de 4 rodas ou patins em linha?

Tanto o patins quad quanto o patins em linha podem ser considerados para uma criança. Mas o patins quad é o mais escolhido, geralmente, devido à facilidade de equilíbrio.

A principal característica do patins em linha é a velocidade, ou seja, é o mais utilizado quando o objetivo são manobras. 

Em resumo, ambos os modelos são recomendados e o único quesito que realmente vai ser decisivo para a escolha do modelo é o objetivo do praticante. 

Segurança

O patins infantil por ser o principal equipamento para a patinação acaba sendo o único item buscado. Mas é importante lembrar que os itens de segurança são igualmente importantes para quem está iniciando no esporte. 

Capacete

O capacete é o principal item de segurança para quem pratica patinação. Ao comprar um capacete, invista em um adequado para a patinação, pois esses, geralmente, são projetados especificamente para as quedas mais comuns durante os treinos.

Joelheiras

A segunda peça mais importante são as joelheiras. Os praticantes de patinação correm riscos constantes de arranhões, cortes e até mesmo de joelho quebrado. 

O ideal é consultar as marcas mais reconhecidas do mercado, no quesito segurança, para garantir que a sua compra esteja sendo de qualidade.

As joelheiras mais recomendadas são as que não são tão pesadas, volumosas ou que esquentam durante a prática do esporte. Algumas empresas fabricam joelheiras que possuem até amortecimento adicional atrás de seu revestimento de plástico, mantendo a umidade bloqueada.

Cotoveleiras

As cotoveleiras são a terceira peça essencial para quem pratica patinação. É muito comum que ao desequilibrar no patins, o corpo vá para trás fazendo com que os cotovelos batam no chão. E o equipamento além de proteger o cotovelo também amortece o impacto da queda.

Protetores de pulso

Por último, mas não menos importante, estão os protetores de pulso. Esse equipamento é essencial para que na hora de se apoiar com as mãos no chão, o pulso acabe torcendo e ocasionando sérias lesões.

Foto: Kids photo created by master1305