Conheça algumas dicas para iniciantes na patinação com patins 4 rodas

Está começando no Patins Quad? Então se liga nessas dicas para iniciantes

O patins quad é conhecido como o modelo vintage. Esse tipo de patins possui 4 rodas, se assemelhando muito com um skate na versão tênis. Assim como muitos pensam, o patins 4 rodas realmente é mais estável do que o patins em linha devido à configuração das rodas. Mas em contrapartida, os patins inline são mais velozes do que o squad.

Apesar dos fatos desses dois equipamentos, ambos possuem suas dificuldades particulares e dependem de muita técnica e movimentos corporais para que o equipamento esteja sempre sob o seu controle.

Mas se você pretende iniciar o esporte com o modelo patins 4 rodas, então este artigo é para você!

Separamos aqui algumas dicas muito importantes para quem está iniciando a patinação com o modelo quad, pensando na segurança e no melhor aproveitamento do equipamento.

Veja!

Ambiente

O equilíbrio é, na maioria das vezes, a grande dificuldade de quem está começando na patinação. Por isso, o local de treino deve ser escolhido com atenção para colaborar nisso. 

O recomendado é iniciar em um local com piso liso, como asfalto, estacionamento e espaços vazios em geral com piso de concreto. Além de escolher um local com um piso regular para a prática, fique atento(a) se o local não tem fluxo de automóveis e pedestres. Isso também pode atrapalhar o seu treino.

Postura corporal

A postura corporal é o que vai te ajudar no equilíbrio em cima do equipamento, as suas pernas devem estar sempre um pouco dobradas. Muitas pessoas que estão iniciando costumam deixar as pernas duras para tentar evitar possíveis quedas. Mas esse é o principal motivo de desequilíbrio.

Você deve ficar mais relaxado(a) o possível, aliviar a pressão e dobrar os joelhos. Eles precisam estar alinhados verticalmente com os seus ombros, enquanto que os calcanhares devem ficar alinhados com suas nádegas. Suas pernas funcionarão como amortecedores, tornando a patinação mais agradável. 

Não use os dois pés ao mesmo tempo ou faça uma passada com pouca folga. Isso vai evitar que os patins se colidam, causando uma queda quase inevitável. Além disso, a ponta dos patins 4 rodas devem estar sempre em direções opostas. 

Para ajudar no equilíbrio, você pode levantar os braços na frente com os cotovelos dobrados ao longo do corpo. Essa posição ajudará a manter sua gravidade baixa enquanto seu peso está se concentrando à frente.

Passada no patins 4 rodas

É comum que as pessoas iniciantes na patinação tentem reproduzir o movimento da caminhada com o equipamento para tentar sair do lugar. Contudo, esse movimento natural não é adaptado à prática.

Veja abaixo como fazer o movimento de “empurrar” correto com o seu patins 4 rodas:

  1. Deixe os pés na posição de “abaixar”
  2. Empurre um de seus patins para o lado com a perna
  3. Deslize alguns metros com o outro patim
  4. Troque os pés e traga para trás o primeiro pé que “empurrou” para a frente
  5. Repita os movimentos com o outro perna

Parada

Quem está começando e ainda não se expõe a altas velocidades, geralmente, têm muitas dúvidas e também insegurança em como parar o patins. E é nessa fase que as técnicas mais fáceis de serem executadas têm efeitos satisfatórios.

Na patinação lenta, você pode usar a técnica da “parada do arado”, que consiste em transferir o peso da parte alta do corpo para baixo rapidamente, desenvolvendo uma parada sólida.

Para fazer a técnica basta abrir as pernas e apontar os dedos para dentro, empurrando e forçando o seu peso para o chão.

Você também pode usar o freio traseiro do seu patins quad para diminuir a velocidade, sendo um dos movimentos mais fáceis. Durante a patinação, basta forçar no chão o calcanhar do seu patins que tem o freio traseiro. O freio amortecerá rapidamente a velocidade, sem que você precise mudar a posição do corpo.

Quedas

O medo de todo iniciante de patins 4 rodas é cair. É comum que as primeiras quedas possam assustar e criar apreensão, mas é preciso aceitar que as quedas são inevitáveis e para isso existem algumas técnicas para não se machucar.

O primeiro passo para reduzir os impactos de uma queda é manter sempre os joelhos dobrados, pois você consegue cair da “altura mais baixa possível.” 

Se você cair para a frente, pouse com os joelhos e os pulsos. Para trás, lembre-se de colocar a cabeça nos ombros e proteger as costas pousando com as mãos. 

A qualquer sinal de desequilíbrio, desista de ficar em pé e caia com segurança. Quanto mais você se manter contraído(a), maior pode ser os riscos de lesões. 

A gente sabe que é difícil lembrar dessas e de outras dicas na hora de uma queda, por isso, sinta-se à vontade para praticar sem pressa durante os primeiros treinos em um piso liso.

Foto: People photo created by freepik