patins para iniciantes

Patins para iniciantes: por onde começar?

Se você chegou até aqui, está procurando dicas de patins para iniciantes, não é mesmo? A boa notícia é que chegou ao lugar certo. Vamos mostrar quais são os melhores acessórios para andar com esse equipamento, quais são os lugares mais indicados para praticar o esporte, entre outras questões.

Após a leitura deste conteúdo, será mais fácil andar pela cidade com o patins. E o esforço para aprender as informações que serão compartilhadas neste artigo vale a pena. Afinal, o esporte traz diversos benefícios para o seu corpo, como: queima gordura e auxilia no emagrecimento, mantém o coração mais saudável, é um esporte com baixa intensidade e melhora no desenvolvimento do equilíbrio. 

Compra do patins 

O primeiro passo é escolher um patins de qualidade. Ao contrário do que grande parte das pessoas imagina, nem todos os equipamentos são indicados para o seu pé. Uma dica interessante é optar por opções ajustáveis e que contém freios traseiros. 

Além disso, você deve investir em um equipamento do mesmo tamanho dos seus calçados. Isso é importante para que a performance não seja prejudicada durante o treinamento. 

Acessórios para andar de patins 

Outra dica interessante é investir em acessórios para andar de patins. Não é simplesmente comprar o equipamento e sair pelas ruas da sua cidade. É importante conhecer as melhores opções para garantir uma boa performance e segurança durante os treinos. 

  • Capacete;
  • Joelheira; 
  • Cotoveleiras;
  • Tornozeleiras;
  • Luvas munhequeiras;
  • Liner. 

Dentro os acessórios que mencionamos acima, provavelmente, o Liner é o que pode surgir mais dúvidas entre os leitores. Trata-se de uma espuma interna dos patins. Em outras palavras, é um tipo de bota removível que tem como objetivo trazer conforto e mais firmeza no encaixe dos pés. Ela é ideal para melhorar a segurança do aluno durante a prática do esporte. 

Lugares para andar de patins 

Um dos erros mais comuns das pessoas que começam a andar de patins é praticar esse esporte em qualquer lugar. Isso não é indicado porque, infelizmente, as ruas da nossa cidade estão cheias de buracos e não são planas, podendo causar acidentes durante o trajeto. 

O lado positivo é que existem diversos lugares espalhados pelo país que são ótimas opções para andar de patins. Se você mora em São Paulo, por exemplo, pode ir ao Centro de Esportes Radicais, Clube Esportivo Municipal da Mooca, Parque Estadual do Belém e Ibirapuera. 

Já no Rio de Janeiro, você pode ir ao Parque dos Patins, Aterro do Flamengo, Parque da Madureira, Ciclovia da Orla, entre outros. Em Belo Horizonte, a Esplanada do Mineirão, a Lagoa da Pampulha e a Praça da Liberdade são ótimas opções para os mineiros ou turistas que visitam a região. 

Instruções para andar de patins

A partir de agora, vamos listar algumas dicas para que você aprenda como andar de patins. 

Postura

O primeiro ponto que você deve avaliar ao andar de patins é a sua postura. Um dos erros mais comuns dos atletas é utilizar o equipamento com as pernas esticadas. O mais indicado é manter o corpo da seguinte forma. 

  • Joelhos dobrados;
  • Coluna reta;
  • Pés levemente separados. 

Passada 

Para andar de patins com sucesso, recomendamos deixar o pé de apoio reto no chão, uma vez que essa postura ajuda a deslizar as rodas com mais facilidade. O pé é responsável por impulsionar o corpo na diagonal. Dessa forma, você consegue travar as rodas e impulsioná-lo para frente. 

Calma 

Precisamos ser sinceros, caro leitor. Andar de patins pode ser uma tarefa fácil para algumas pessoas. Já para outros atletas, o período de aprendizado pode ser um pouco mais longo. Nesse momento, procure manter a calma. Aos poucos, estará andando sem problemas e até se arriscando em manobras. O importante é não desistir. 

Aqui, mencionamos as melhores dicas de patins para iniciantes. Siga as nossas instruções para garantir um bom treinamento. 

Após descobrir dicas de patins para iniciantes, saiba como escolher o melhor patins infantil

Foto de MusicFox Fx em Unsplash