skate para iniciantes

Skate para iniciantes: o que eu preciso saber?

Este artigo foi desenvolvido para os atletas que buscam dicas de skate para iniciantes. Se você está inseguro para começar os primeiros passos ou não sabe como escolher o tamanho do shape, aqui vamos tirar as principais dúvidas sobre esses temas. 

Além disso, você aprenderá como escolher o melhor local para andar de skate, como manter uma boa postura em cima do equipamento e outras informações que influenciam no treinamento. 

Um skate para iniciantes ideal fará toda a diferença no seu processo de aprendizagem, por isso, é crucial escolher um bom modelo. A princípio, este artigo trará as melhores dicas para você comprar um equipamento conforme as suas necessidades e objetivos.

Qual é o melhor modelo de skate para iniciantes?

O melhor tipo de skate para iniciantes é aquele que possui aspectos bem completos. Uma vez que ele ajuda o skatista sem experiência a desenvolver as suas técnicas e habilidades. Dentre as opções, pode-se destacar:

  • clássico ou completo;
  • longboard;
  • cruiser.

Há os que são feitos de forma específica para crianças, caso seja essa a questão. No entanto, a escolha deve ser feita com base em muitos pontos, como a segurança que ele proporciona e a finalidade de uso.

Um skate para manobras radicais não é o mesmo para passeios longos ou para usar como meio de transporte, como muitas pessoas costumam fazer no dia a dia. Afinal, vários fatores afetam isso, como o formato, peso e o tamanho.

O ideal é sempre optar pelas melhores marcas nacionais de skate, visto que isso dará mais confiança na hora de comprar. Além disso, terá um equipamento de qualidade para treinar e desenvolver suas habilidades. Assim, saiba mais sobre os principais modelos a seguir.

Skate clássico ou completo

Esse modelo de skate é o mais comum, pois ele se destaca por ser simples, mas, ao mesmo tempo, é completo. Ou seja, ele vem com todos os itens que são necessários para que o iniciante possa treinar com segurança e desenvolva as suas habilidades, como:

  • prancha;
  • trucks;
  • rodas;
  • rolamentos.

O uso desse tipo de skate é muito comum para executar manobras do skate, por outro lado, é perfeito para quem quer começar a praticar. Em suma, eles são mais finos e têm rodas menores e mais duras.

Também são bem fáceis de manejar, o que ajuda no processo de aprendizagem. Por isso, é um dos principais modelos para quem quer iniciar os treinos e começar a andar com qualidade em pouco tempo.

Longboard

O Longboard é um modelo de skate com prancha mais longa e larga, em comparação ao tipo clássico para manobras radicais. Todavia, o seu propósito é mais para locomoção, visto que ele ganha velocidade com facilidade.

Quem deseja iniciar com o foco em ter o domínio do equipamento, ele é uma ótima escolha, pois a sua plataforma oferece uma maior estabilidade. Além disso, o manuseio é bem leve, o que facilita para fazer curvas.

Na lista de skate para iniciantes está o longboard para quem busca uma boa locomoção.

Imagem de Vidal Balielo Jr. no Pexels.

Skate cruiser

O cruiser também é ótimo para quem quer iniciar no skate, no entanto, o seu propósito não é fazer manobras radicais. Então, desde que o seu objetivo seja fazer uma patinação de qualidade, leve e suave pelas ruas, esse modelo é uma excelente escolha.

Como escolher o skate para iniciantes ideal?

Antes de escolher um skate para iniciantes, defina qual será a sua finalidade, por exemplo, manobras, locomoção ou passeios curtos. Também considere o seu gosto e preferência por marcas, contudo, reflita ainda sobre:

  • o quanto deseja gastar na compra;
  • a qualidade dos materiais, como a lixa, trucks, rolamentos e rodas;
  • leia avaliações de outros skatistas.

Caso seja possível, visite uma loja próxima da sua casa e avalie o skate, visto que fazer testes é crucial. Além disso, o profissional dará dicas vitais sobre a qualidade dos materiais, bem como qual é o melhor modelo para iniciar os treinos.

Por que é importante escolher o skate para iniciantes ideal?

O skate para iniciantes ideal vai ajudar no processo de aprendizagem do skatista, pois vai lhe passar mais confiança.

Isso vai manter a pessoa com a motivação necessária para manter o foco em sempre melhorar e treinar todos os dias. Por fim, a escolha de um bom skate é vital para a boa experiência do novato que inicia nessa prática.

Tamanho do Shape 

O shape é a base sobre a qual o atleta permanece em pé. É a “madeira” que cobre os trucks e as rodinhas do skate. Antes de comprar o equipamento, você deve analisar algumas particularidades importantes, como a altura e o tamanho do pé, além da modalidade que pretende executar. 

Geralmente, o shape maior é indicado para os iniciantes nesse esporte. Ele é mais largo ou mais comprido. Isso é muito importante para facilitar que o atleta fique em pé em cima do equipamento

Acessórios de proteção 

A confiança é uma das características mais importantes para quem deseja andar de skate. No entanto, não é possível prever se iremos cair durante o processo de aprendizado. Para evitar futuros problemas, recomendamos investir em equipamentos de segurança e proteção. 

Um dos principais erros dos atletas iniciantes é contar com a sorte e ignorar esses equipamentos. Grande parte das pistas de skate são duras e ásperas, o que pode fazer com que a queda traga dores intensas para o esportista. Por isso, busque investir em itens básicos de segurança. Conheça abaixo quais são os mais importantes. 

  • Capacete;
  • Cotoveleira;
  • Joelheira;
  • Luvas. 

Esses equipamentos podem proteger a sua pele em momentos de queda. 

Confiança 

Andar de skate pode ser um grande desafio para os iniciantes. Um bom aluno é aquele que respeita os obstáculos e tem calma para entender as suas limitações durante a prática da atividade. Mesmo que você esteja seguro em cima do skate, ignore ladeiras íngremes e manobras difíceis. 

Engana-se quem pensa que qualquer pessoa está isenta de quedas nesse esporte. Para se ter uma ideia, até os maiores especialistas no assunto já enfrentaram esse tipo de problema. Para ter sucesso com o skate, mantenha a humildade e tome decisões inteligentes. 

Por exemplo: ao perceber que está caindo, fique calmo. Procure pular e sair do skate com agilidade. Ter esse tipo de comportamento no início pode ser complicado. Aos poucos, perceberá que esse processo é mais simples do que parece. 

Postura 

Sem dúvidas, manter a postura e o equilíbrio é uma das principais dificuldades dos skatistas iniciantes. Existem técnicas que ajudam a deixar essa etapa mais fácil para o atleta. 

Quando você subir no skate, verifique se está sentindo a força na planta do pé. Em seguida, busque contrair o abdômen. Depois, flexione um pouco o joelho. Neste momento, não mexa o corpo nem para frente nem para trás. Caso contrário, será mais difícil manter em cima do skate.  

Para melhorar o seu equilíbrio, recomendamos adicionar alguns exercícios em sua rotina. Dentre os mais indicados, encontra-se: treinos com bolas, bosu e spins. Essas atividades podem ser desenvolvidas na academia e têm como objetivo melhorar o desempenho dos atletas com skate. 

Saiba mais em: conheça os melhores trucks de skate 

Local para andar de skate 

Vamos finalizar as nossas dicas falando sobre a importância de escolher um bom lugar para andar de skate. Dê preferência para espaços com concreto listos e que não contém irregularidades e rachaduras. Dessa forma, evitará acidentes durante o trajeto. 

Aqui, mencionamos as melhores dicas de skate para iniciantes. Para acelerar o processo de aprendizado, você pode ainda assistir a vídeos no youtube de grandes nomes do esporte. Em nosso país, existem alguns atletas que são referências, como: Bob Burnquist e Sandro Dias. 


Após descobrir as melhores dicas de skate para iniciantes, conheça os maiores skatistas do mundo.

Foto de Josh Kahen em Unsplash