tipos de trucks de skate

Tudo o que você precisa saber sobre os trucks de skate para melhorar seu desempenho no esporte

Você já deve saber que os trucks de skate, também conhecidos como eixo, têm um papel fundamental no seu desempenho com o esporte. Mas você sabe exatamente o motivo disso ou como essa peça funciona?

Bom, no mercado existe uma variedade de trucks de skate com diferentes características, como tipo de material, modelos, tamanho e altura. Justamente por conta dessa variedade, a escolha da peça vai depender muito dos seus objetivos.

Por exemplo, os trucks de skate mais pesados e robustos duram mais e proporcionam um alto nível de estabilidade.

Já os eixos mais leves são ideais para realizar os mais diferentes tipos de manobra.

Mas independente dos seus objetivos no esporte, conhecer todas as possibilidades de truck é fundamental para quem se considera amante do skate.

Continue a leitura para saber mais!

O que são os trucks de skate? 

Os trucks, ou eixos, são as 2 peças fixadas na parte inferior do shape do skate, um próximo ao nose e o outro próximo ao tail. Juntos à essa peça são afixados também as rodas e os rolamentos.

Basicamente os trucks de skate são compostos por duas partes: a base e o T. A placa base é fixada no shape com parafusos nos buracos de montagem do equipamento. Preso à essa placa base está o T, que possui um eixo onde são colocados as rodas e os rolamentos.

Nos trucks de skate há também o parafuso central que é o que mantém essas duas partes juntas, base e T. Ainda no parafuso central, existem as buchas que servem para amortecer as vibrações e protegem de impactos.

Os tipos de ajustes feitos na porca do parafuso central têm diferentes funções. Quando afrouxada ela ajuda a melhorar o giro e quando apertada melhora a estabilidade do equipamento.

Material dos trucks de skate

Geralmente, os materiais usados para produzir os trucks de skate são alumínio e o aço com algumas peças em uretano (amortecedores). Mas no mercado você também encontra empresas que fabricam a peça em aço escovado e até mesmo titânio. 

Algumas empresas, como Independent e Thunder, também fabricam trucks de skate ocos. No caso, o aço é removido do centro do eixo e do parafuso central para que o truck fique mais leve, mas que mesmo assim mantém a sua resistência original. 

Altura dos trucks

Você já deve ter visto que existem diferentes tamanhos de trucks por aí, baixo, médio e alto. A altura da peça é o que vai determinar o nível de estabilidade do skate.

Veja abaixo como funciona em cada uma das alturas:

Truck baixo (Low)

Os trucks baixos são os mais utilizados para andar na rua e fazer manobras. Essa altura faz com que o centro da gravidade do equipamento esteja mais baixo, facilitando as manobras.

Para os trucks baixos, o recomendado é usar rodas de tamanho pequeno/médio.

Truck médio (Mid)

Os trucks de altura média servem para quase todas as funções (overall) e ambientes, como rua, skatepark ou simplesmente para usar o equipamento como um meio de locomoção.

O tamanho das rodas recomendadas para essa altura é entre 53-56mm.

Truck alto (High)

Os trucks altos são utilizados com rodas grandes (a partir de 57mm) e muito utilizado em cruisers, ideal para fazer curvas e ideal para Halfs e Bowls, sempre usado no Vert.

A recomendação de tamanho das rodas para essa altura é de 56mm e maiores.

Largura dos trucks

A largura dos eixos, como você deve imaginar, deve ser de acordo com o tamanho do shape. 

Truck com largura curta torna o seu skate mais propenso a quedas em caso de pressão lateral, conhecido também como força centrífuga, por exemplo, curvas em alta velocidade ou “carvings” em piscinas durante manobras.

Trucks mais largos em um shape mais fino também pode prejudicar a execução de manobras de giro, dificultando o uso do equipamento para o Street.

Abaixo, você confere os padrões assimétricos mais recomendados: 

  • Trucks de 129mm – Para shapes com a de largura de 7.5” a 8.0” polegadas.
  • Trucks de 139mm – Para shapes com largura de 8.0” a 8.2” polegadas.
  • Trucks de 149mm – Para shapes com largura de 8.2” a 8.5” polegadas.
  • Trucks de 159mm – Para shapes com largura de 8.5” a 9.0” polegadas.

Quais são as melhores marcas de truck?

Quando o assunto é marca, tudo acaba se tornando muito relativo. Produtos de qualidade, como o esperado, custam mais caro. Mas vale a pena considerar o valor que você tem disponível e os seus objetivos no esporte. 

Abaixo selecionamos algumas das melhores marcas nacionais e importadas:

  • Nacionais 
    • Crail
    • Metallum
  • Importadas
    • Intependent
    • Venture
    • Element
    • Silver

Mas afinal, qual truck escolher? 

Em resumo, tudo se refere à preferência pessoal. Nada melhor do que você se aventurar e sair da sua zona de conforto, experimentando novos estilos de trucks e marcas. 

Conforme você vai criando mais maturidade no esporte, as suas preferências podem facilmente mudar. O importante sempre é aproveitar o processo e se divertir!

Foto: Fun photo created by freepik