Existem diferentes tipos de skate, então, conheça quais os modelos são mais populares entre os skatistas no mundo inteiro

Você sabia que existem diferentes tipos de skate? Conheça quais os modelos são mais populares

Para conhecer os tipos de skate e qual é o melhor, não basta apenas vivência na pista. Especialmente no caso de pessoas iniciantes, assim, é essencial realizar uma pequena pesquisa a respeito. Dessa forma, você aprende qual é o seu modelo ideal.

Leia também:

Qual é a origem dos tipos de skate?

O skate que conhecemos hoje em dia surgiu de forma inusitada. De forma mais precisa, sua criação ocorreu, então, no fim da década de 50, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. 

A falta de ondas no litoral levou alguns surfistas a colocarem rodas e eixos em pranchas de madeira, para tentar realizar manobras de surf. A partir disso, a moda pegou e ainda no início da década de 60 ocorre o primeiro boom do skate

Nessa época não haviam muitos tipos de skate disponíveis para venda, então os modelos iniciais eram pouco seguros. Apesar disso, nesse período já ocorreu o primeiro campeonato. 

Crescimento ao longo das décadas

Ao longo da década de 70, a cultura do skate cresceu de forma irregular. A partir dos anos 80, a modalidade street e a inovação dos half pipe definiu de vez o prestígio do esporte. 

Desde então, ele se tornou um esporte cada vez mais maior, com grandes campeonatos e skatistas que se dedicam a viver disso de forma profissional. O ápice recente foi a inclusão do skate nos Jogos Olímpicos.  

Lifestyle

Um fato marcante da cultura skateboard é que, além da prática esportiva, o skate é bastante associado a um estilo de vida. Assim, é comum que os skatistas compartilhem também hábitos, estilos, gosto musical e valores, para além das pistas.

Foto: Existem diversos tipos de skate, cada um para sua modalidade, então, fique atento no momento de escolher o seu

Quais tipos de skate existem?

A modernização do skate acompanhou o desenvolvimento da prática esportiva. Assim, após o surgimento de modalidades como o street e as competições se tornaram mais populares, alguns modelos se consolidaram na cena. 

Características dos principais tipos de skate

De forma geral, os skates podem ser classificados de formas distintas, conforme suas características, tamanho e forma. Além disso, os métodos operacionais também fazem diferença. Os principais tipos são:

  • Shortboard;
  • Longboard;
  • Waveboard;
  • Cruiser.

Há diferenças, contudo, dentro da mesma categoria. Isso porque hoje em dia há muitos modelos de shape disponíveis, cada vez mais personalizados. Inclusive, é bastante comum que os próprios skatistas criem modelos profissionais em parceria com marcas.

Tipos de skate elétrico x não elétrico, quais as diferenças?

Em sua criação, todos os skates eram convencionais, ou seja, não eram elétricos. Com o avanço técnico, contudo, já é possível encontrar modelos de skate que funcionam a partir da eletricidade. 

O skate não elétrico funciona a partir da impulsão do próprio usuário, que geralmente o empurra com os pés. Suas rodas, portanto, são suaves para que consigam rolar sobre qualquer tipo de terreno plano. 

Já o skate elétrico tem rodas também, no entanto, opera a partir de um motor acoplado nele. Apesar de ser fácil de controlar, esse modelo pode gerar mais riscos para iniciantes. Além disso, ele tem um alto custo de manutenção.

Skate Shortboard

Dentre todos os tipos de skate, este é o modelo mais popular. Sua estrutura possui, então, um shape mais fino, um truck mais baixo e com rodas menores e mais duras. Seu uso é próprio para execução de diferentes tipos de manobra. 

De forma geral, esse tipo acelera mais, ideal para passar por obstáculos. Por isso, é o principal modelo para a modalidade street. O shape desses modelos pode variar em tamanho e largura.

Mini skate

Esse tipo é perfeito para crianças e iniciantes. Seu tamanho, assim, torna mais fácil realizar pequenas manobras e truques em superfícies planas. Além disso, ele costuma ter valores acessíveis e baixo custo de manutenção. 

Longboard

Os maiores tipos de skate atuais são os modelos Longboard. Eles contam com rodas grandes, superiores a 70mm. Essa característica permite, portanto, que eles alcancem altas velocidades sem perder a estabilidade. Por isso, são perfeitos para andar no asfalto.

Um dos pontos mais positivos desse tipo é que ele permite andar por longas distâncias, são portanto uma boa opção como meio de transporte. É fácil de controlar, tem valor acessível e também apresenta um custo de manutenção baixo.

Modelo Downhill

Esse skate foi criado com o objetivo específico de descer estradas íngremes em montanhas. Além disso, seu uso também é comum em eventos de corrida. Ele é ainda mais estável e veloz do que o modelo de Longboard clássico. 

Dessa forma, esse tipo é mais fácil de controlar em descidas. É uma ótima opção para skatistas que gostam de se deslocar pela cidade porque performa bem em ruas e ladeiras inclinadas. 

Foto: Os tipos de skate são projetados para dar mais eficiência às manobras do atleta – Skate Street

Cruiser

Os tipos de skate Cruiser são bem clássicos e remetem às origens do esporte na Califórnia. Isso porque a sua criação teve a intenção de fornecer uma sensação de surf pelas ruas. 

Da mesma forma como o longboard, seu uso é mais comum para passeios pela cidade. 

Eles possuem um eixo grande e rodas grandes e suaves, que chegam até 66 mm. Por essa razão, portanto, eles não são indicados para a realização de manobras em pistas ou na rua. 

Minicruiser

Esse modelo ainda conta com uma versão mini, tal qual o modelo clássico. O Minicruiser tem rodas maiores e mais macias, o que garante, portanto, uma ótima performance no asfalto. É ideal para curvas fechadas, e além disso, não trava em obstáculos. 

Waveboard

De todos os tipos de skate disponíveis no mercado, o Waveboard é considerado o mais desafiador. Uma vez que ele é mais difícil de andar e controlar. Seu formato é mais largo nas pontas e fino no meio, como uma ampulheta, e ele conta com duas rodas apenas.

Para usar esse modelo, você não precisa tirar os pés do shape. Basta, no entanto, fazer movimentos em direções opostas. Assim, as rodas levam o skatista para a frente. 

Esse tipo não é indicado para iniciantes e skatistas pouco experientes.

Como escolher um modelo dentre todos os tipos de skate?

Se a sua intenção é aprender a andar de skate de forma acurada, para realizar manobras e passar por obstáculos, o ideal é optar por um modelo mais clássico Shortboard. Para iniciar, portanto, você ainda pode escolher os tipos menores, que são mais estáveis.

Caso a sua principal vontade seja andar de skate para realizar passeios pela cidade ou como meio de locomoção, o ideal é optar pelos modelos Longboard clássico ou Cruiser.  
Com certeza, um dos tipos de skate disponíveis vai atender a sua necessidade. Então, só vai precisar dos equipamentos de segurança apropriados e um bom tênis para aprender a se equilibrar, e então, dar seus primeiros rolês por aí.