s equipamentos de segurança para skate e quais são os mais importantes para sua proteção e a dos outros

O uso de equipamentos de segurança para skate são obrigatórios?

Os equipamentos de segurança para skate são cruciais para proteção dos skatistas e de outras pessoas. Assim, é importante conhecer quais são eles e onde se pode achá-los. Desse modo, veja um guia completo sobre o assunto.

Leia também:

Por que usar equipamentos de segurança para skate?

Muitas vezes, o uso de proteção para skatistas pode ser deixado de lado, seja pela adrenalina da hora seja pela falta deles dentro dos grupos. A vista disso, cabe ver que esses acessórios são cruciais para o praticante e pessoas ao seu redor.

Nesse sentido, algumas das principais razões para usá-los são:

  • Proteção individual;
  • Conscientização de outros skatistas;
  • Segurança de pessoas na região;
  • Prevenção contra acidentes de trânsito.

Por mais que os objetos de uso pessoal sejam os mais famosos, como o capacete, outros apetrechos, como o colete com sinal reflexivo, também entram no grupo. Então, tais materiais vão além da proteção do skatista.

Ademais, os iniciantes do esporte sabem quantos tombos e quedas são precisos para acertar um movimento. Assim, usar esses objetos nessa fase pode ser preciso para evitar que o treino seja parado devido a lesões.

Foto: O uso de equipamentos de segurança para skate são cruciais durante manobras.

Uso de equipamentos de segurança para skate é obrigatório?

Em 2015, a comissão de viação e transporte da câmara dos deputados aprovou uma proposta que afirma ser obrigatório o uso de equipamentos de segurança para skates e bicicletas.

O uso, portanto, é imposto por lei, por mais que não seja comum ver muitos de acordo. Desse modo, os textos do plano de lei exigem o porte do capacete com viseira, joelheiras e cotoveleiras. Ademais, à noite é preciso usar o colete com sinalização.

Veja os equipamentos de segurança para skate

Os instrumentos usados para proteção de quem pratica esse esporte são dos mais diversos:

  • Capacete;
  • Joelheira;
  • Cotoveleira;
  • Wristguards;
  • Luvas.

Muitos podem ser os objetos de proteção, no entanto, existem os mais comuns que são impostos por lei ou usados em partidas olímpicas do Esporte. Então, os objetos mais comuns são o capacete, a joelheira e a cotoveleira.

Capacete

A parte da cabeça é uma das mais cruciais quando o assunto é segurança. Dessa maneira, o uso do capacete se torna essencial para evitar lesões graves e perdas cognitivas.

Cotoveleiras

Nas quedas, o impacto muitas vezes é evitado pelo uso dos braços e cotovelos. Sabendo disso, a pele fina dos cotovelo precisa de cotoveleiras uma vez que a área está mais suscetível a machucados expostos.

Joelheiras

As joelheiras, por fim, são úteis para cuidar dos joelhos, contudo, elas também ajudam o skatista. Dito isso, elas podem apoiar o esportista a voltar a sua posição caso perca o equilíbrio.

Onde comprar equipamentos de segurança para skate?

Não é tão simples encontrar materiais de segurança realmente bons e com um ótimo custo-benefício. Por isso, confira mais sobre algumas lojas que podem ter os objetos já listados com qualidade e preço bom

De início,  a Decathlon já é referência no mundo dos esportes pelos produtos muito bons. Desse modo, ela oferece uma aba especial para aparelhos de skate, inclusive os de segurança.

Outra opção, é a urban sports que atrai skatistas pelo design voltado para seus gostos pessoais. Dito isso, a loja conta com muitas opções tanto para a proteção dos praticantes quanto também para o estilo desse grupo.

Uma das mais completas, por último, é a Off Board Shop que tem muitas opções de diversas cores e estilos. Ademais, eles tem peças para skate e kits de proteção completos para comprar o essencial de uma vez só.

Proteção sempre em primeiro lugar

Agora você já conhece os equipamentos de segurança para skates. Então, se gosta desse esporte busque formas de se manter em segurança sempre.