Veja quais os equipamentos de segurança para motocross que são mais importantes para manter a prática da atividade de modo seguro

Saiba quais os equipamentos de segurança para motocross necessários

Os equipamentos de segurança para motocross podem ser acessórios ou roupas para fazer esse esporte. Então, é preciso saber quais são os mais importantes e como eles protegem o corpo do piloto ao longo da atividade.

Leia também:

●     Motocross infantil: conheça essa modalidade

●     As melhores marcas de Motocross do mercado

●     Saiba como escolher o melhor capacete para Motocross

Quais são os equipamentos necessários?

Seja para motocross e trilhas, os equipamentos de proteção são parte crucial da atividade. Acima de tudo, porque o esporte está propenso a alguns acidentes, mesmo que a aventura seja incrível.

Em vários momentos, por exemplo, é preciso fazer manobras em locais fora da estrada (chamados off-road). Logo, esses elementos ajudam o piloto a se manter seguro enquanto pratica a atividade. Dito isso, esses são os equipamentos de segurança necessários:

  • Capacete;
  • Óculos;
  • Camisas;
  • Luvas;
  • Joelheiras e Cotoveleiras;
  • Calças;
  • Botas;
  • Colete de proteção.

Foto: Os equipamentos de segurança para motocross servem para te proteger de acidentes.

A importância do capacete e outros equipamentos superiores

Para começar, o capacete está entre os equipamentos de segurança para motocross mais importantes. Afinal, ele é o que mantém a cabeça do piloto sob proteção em eventuais acidentes.

Esse é um esporte bem frenético, logo, proteger os olhos é crucial para o praticante. Nesse sentido, os óculos adequados evitam que caia poeira ou pequenos objetos na região. Do mesmo modo, eles protegem o piloto de raios ultravioleta.

Outro item da parte superior que é necessário é a camisa própria para a atividade. Acima de tudo, porque elas ajudam a proteger o corpo de assaduras e do sol. Além disso, vale a pena usar o colete de proteção para cuidar das seguintes regiões:

  • Ombros;
  • Peitoral;
  • Costas;
  • Costelas.

Luvas e Cotoveleiras

Para evitar machucados ao cair ou de espinhos e galhos, usar luvas é essencial. Portanto, evite comprar modelos largos ou apertados demais para utilizar durante o motocross. Afinal, elas melhoram a aderência em relação às manoplas e manetes da moto.

As cotoveleiras, por sua vez, são itens indispensáveis para qualquer um que pratica essa atividade. Isso porque o cotovelo não é uma área que se recupera rápido em caso de lesão.

A parte inferior dos equipamentos de segurança para motocross

Quanto à região inferior do corpo, pode-se dizer que não dá para relaxar na proteção. Por exemplo, o usuário precisa de calças específicas, que tem uma função parecida com as camisas, além de evitar que a pele se machuque por causa do calor.

Ainda há as joelheiras, que são para o joelho o que a cotoveleira é para o cotovelo. Ou seja, é outra região que não se recupera rápido em caso de acidentes, então, é crucial mantê-la protegida.

Use botas também!

Não há como dispensar o uso de botas para esse esporte nos dias de hoje. Acima de tudo, porque elas não garantem proteção só para os pés, como também para as canelas. Assim, é possível evitar lesões causadas por elementos como galhos e pedras.

O que são as cintas abdominais?

São itens que impedem que o piloto tenha problemas de postura enquanto anda na moto. Dessa forma, elas fazem com que ele se mantenha bem firme durante a prática do motocross ou de trilhas.

Os equipamentos de segurança para motocross também inclui hidratação

A hidratação é essencial não só para o motocross, como em qualquer outro esporte. A princípio, nem todo mundo lembra disso, mas ter itens para se hidratar faz toda a diferença.

Para isso, existem vários acessórios que o usuário pode comprar, como um cantil com água. Além disso, há também as clássicas garrafinhas entre as opções com preço mais acessível.

Aos que podem gastar um pouco mais, existe o item camelback para se hidratar. Caso não saiba, esse sistema é como se fosse uma bolsa e ele possui uma mangueira. Assim, não há necessidade de parar de pilotar para beber água.

Praticando motocross com mais segurança

Como já deu para perceber, todos esses equipamentos de segurança para motocross são essenciais. Logo, não tem como praticar o esporte de forma segura sem qualquer um desses itens.

Alguns deles podem parecer dispensáveis, mas acredite, eles não são e devem compor seu traje. Dessa maneira, será possível evitar lesões mais graves em casos de acidentes durante a atividade.

Foto de vikram sundaramoorthy no Pexels