Suas botas de motocross já não estão mais as mesmas? Saiba qual é o momento ideal para você comprar novos equipamentos

Saiba qual a hora ideal para trocar sua bota de motocross

As botas de motocross são o segundo equipamento, depois do capacete, que merece atenção redobrada para garantir o devido conforto e segurança durante a prática do esporte.

Você já pilota há algum tempo e permanece com as mesmas botas, pois não sabe qual é o momento ideal para adquirir novas, ou ainda, está adiando a compra por conta do preço. 

Saiba que você pode estar colocando a sua segurança em risco. 

Para te ajudar a saber o momento ideal para trocar suas botas de motocross, listamos aqui nesse conteúdo alguns sinais que você deve ficar atento. 

Continue a leitura!

Fique atento aos desgastes gerais

Após um tempo de uso, é comum que as botas de motocross fiquem com avarias, danos e desgastes em geral. Geralmente, os impactos e as quedas são os principais motivos disso.

Dependendo da intensidade do impacto, pode ser que as botas de motocross precisem ser trocadas antes mesmo do que você imagina, pois é o que vai desgastar mais rápido o equipamento.

Assim, mantenha a atenção no tipo de impacto que o equipamento sofre durante a prática do esporte. Por exemplo, no caso de um forte impacto na placa frontal, o trincado vai reduzir muito a proteção em um outro dano que possa sofrer.

Verifique as presilhas e os fechos

Botas de motocross que já estão em uso há um bom tempo costumam sofrer danos nas presilhas e fechos soltos, quebrados ou ainda rasgados junto ao tecido de fixação da boa.

Nesse sentido, pensando que é apenas um detalhe que tornou a bota um pouco menos usual, você tem a opção de trocar apenas essa parte, dependendo da “gravidade”, ou então adquirir uma nova bota.

Uma dica para aumentar a durabilidade dessas peças das botas de motocross e evitar os desgastes antes do tempo, é ter uma rotina de manutenção e, principalmente, limpeza.

Muitas vezes, deixar a sujeira acumulada nessas peças menores, contribuem para um atrito constante, o que acaba comprometendo a vida útil.

Confira as costuras e o interior das botas

Costuras abrindo e interior muito gasto são fatores que também são extremamente relevantes na hora de considerar a hora ideal para trocar as botas de motocross.

Esses tipos de desgastes, geralmente, indicam o tempo de uso das botas. Ou seja, provavelmente o equipamento já esteja em uso por alguns anos, pois é o atrito dos pés que os causam.

Além disso, vale ressaltar que o desgaste acelerado pode ser decorrência de falta de cuidados e também mau uso. Por isso, mantenha os cuidados com o seu equipamento para prolongar a vida útil deles.

Solados

Por último, mas não menos importante: os solados das botas de motocross. Essa parte do equipamento é uma das que mais sofrem desgaste, devido ao contato constante com as pedaleiras, muitas vezes afiadas para maior aderência.

Alguns pilotos quando percebem que o solado das botas estão desgastados optam pela troca ou ainda, dependendo da marca, conseguem fazer a reposição do solado. Mas no geral, a relação custo x benefício e qualidade acaba não compensando.

Então, a dica para os solados de botas de motocross desgastados não pode ser outra além da troca do equipamento.