O capacete para motocross é um dos itens de segurança indispensáveis para a prática Saiba como escolher o melhor equipamento

Saiba como escolher o melhor capacete para motocross

Os equipamentos de segurança, independente do esporte, são itens indispensáveis na hora da prática. O capacete, por exemplo, é o único obrigatório para os motociclistas, e talvez por isso seja tão difícil saber qual é o ideal.

É claro que, não existe o capacete ideal para motocross, mas sim modelos mais tops de mercado, com tecnologia de ponta e materiais de extrema proteção que, com certeza, devem ser os priorizados no momento da aquisição.

Mas o capacete no MotoCross, além de proteger o piloto contra impactos, quedas e objetos que possam ser lançados contra a cabeça, também são muito estilosos e individuais, trazendo um diferencial para os praticantes. 

Separamos aqui neste conteúdo, algumas dicas para você conseguir escolher o capacete ideal para MotoCross, sem perder o estilo e, principalmente, a segurança.

Confira!

Atente-se ao tamanho

Quer manter a segurança e o conforto no momento da prática do motocross? Então o primeiro passo que você precisa dar ao adquirir um capacete para motocross é o tamanho.

Você pode contar com a ajuda de uma fita métrica para medir o diâmetro da sua cabeça passando-a no meio da testa e acima das orelhas. 

As empresas que fabricam os capacetes para motocross, geralmente disponibilizam medidas que variam do 54 cm (XS) ao 64 cm (XXL).

Uma dica importante também é prestar atenção no casco do capacete, pois muitos acreditam que o tamanho varia apenas na sua estrutura interna, quando na verdade a estrutura externa também acompanha o tamanho da cabeça protegida.

Não esqueça da segurança

A segurança, sem dúvida alguma, está entre os primeiros, senão o primeiro, item que você deve observar ao escolher um capacete para motocross. 

“Mas como posso saber que o capacete é realmente seguro?”

Pela confiança das marcas. Sempre busque, primeiramente, por marcas renomadas do mercado e que sejam comprometidas com a qualidade e segurança de seus equipamentos.

Após isso, você deve analisar questões específicas do equipamento já escolhido, como material do casco, peso, ventilação, densidade das espumas da parte interna etc.

Teste os ajustes

Quando você vai à loja comprar seu capacete de motocross é comum ser tomado pela empolgação e acabar esquecendo de alguns detalhes, como o próprio modo de ajuste do equipamento.

Ao escolher um modelo, vista-o e faça os devidos ajustes, conferindo se o equipamento não está pressionando muito a sua cabeça. Você pode fazer um teste segurando o capacete com as duas mãos e depois girar a cabeça firmemente. Com esse movimento, é preciso que tenha um mínimo de folga para garantir o seu conforto.

Uma dica de ouro para maior segurança, é escolher a cinta jugular do capacete sempre de fecho duplo D.

Analise conforto e ventilação

Assim como todo esporte radical, o motocross é feito de movimentos rápidos e bruscos, o que traz mais cansaço e, automaticamente, mais transpiração.

Agora, imagine como deve ser desconfortável você praticar o esporte e sentir-se sufocado com o capacete porque não há ventilação, e o pior, comprometendo diretamente todo o seu desempenho durante a prática.

Por isso, opte por capacetes que possuem melhores tecnologias que permitam o ajuste do forro, além de oferecer um tecido altamente respirável, antialérgico, removível e lavável.

Visibilidade também importa

Como praticante do esporte, você já deve ter percebido que todo capacete para motocross tem uma abertura diferente, o que afetará diretamente no tipo de óculos que será possível utilizar. 

Nesse sentido, a dica é optar por um óculos que seja do mesmo fabricante do capacete, para garantir que a projeção de ambos tenha sido feita pensando no conjunto dos equipamentos.

Esporte foto criado por wavebreakmedia_micro – br.freepik.com