vantagens de praticar esportes ao ar livre, bem como veja quais os cuidados você deve ter antes de começar

Como praticar esportes ao ar livre e aproveitar melhor os espaços da sua cidade

Praticar esportes ao ar livre pode ser uma ótima opção para quem quer fazer exercícios e não gosta de ir para a academia. Então, saiba quais as atividades que você pode fazer e os cuidados que deve tomar antes de iniciar.

Leia também:

Por que praticar esportes ao ar livre?

Qualquer atividade física melhora a qualidade de vida, pois previne doenças, emagrece e dá mais disposição. Quando o exercício é feito ao ar livre é ainda melhor, já que permite interagir com a natureza e conhecer lugares novos.

Fora isso, ainda é acessível, uma vez que não há custo algum para usar parques e espaços públicos. Logo, é a opção ideal para quem precisa começar, mas ainda não pode gastar com uma academia ou um personal.

Mais interação com pessoas

Ao frequentar novos locais, você ainda tem a chance de conhecer novas pessoas e fazer amizades ou convidar um amigo, para te acompanhar. Além disso, fique de olho em provas e atividades coletivas na sua cidade.

Foto: Praticar esportes ao ar livre traz mais qualidade de vida e ainda o contato com a natureza.

Quais esportes posso praticar fora de casa?

São diversas opções para praticar esportes ao ar livre, desde as mais simples até as mais avançadas. Então, veja abaixo alguns tipos de exercícios que você pode incluir na sua rotina:

  • Caminhadas ou corridas, na rua ou em parques;
  • Yoga, em espaços públicos, o que permite se conectar com a natureza;
  • Exercícios funcionais, em academias ao ar livre;
  • Trilhas em montanhas;
  • Passeios de bike, patins ou skate;
  • Natação, em águas abertas, como represas ou no mar, por exemplo.

Na cidade ou fora dela, sempre há alguma forma de aproveitar e se movimentar. Na praia, por exemplo, você pode reunir os amigos e jogar uma partida de vôlei. Ainda, em diversas cidades, dá para alugar uma bicicleta e fazer um passeio, ao invés de usar o carro.

Em que locais é possível praticar esportes ao ar livre?

Pode ser na rua, em uma corrida ou um passeio de bike, bem como em parques para fazer yoga ou um funcional. Em qualquer cidade, é possível achar um local para praticar algum tipo de atividade.

É claro que algumas modalidades requerem recursos especiais, como esportes náuticos, por exemplo. Por isso, é bom conhecer outros atletas na sua região, para combinar passeios a outros locais.

Conheça a sua cidade

Praticar esportes ao ar livre também te permite conhecer pontos do lugar onde mora que nem sabia que existiam. Então, veja se não há uma praça ou parque próximo de sua casa, que nunca reparou. 

Agora, se por outro lado, você mora em uma região de serra, pode aproveitar e conhecer novos locais em trilhas. Ou ainda para os mais radicais uma escalada ou rapel podem ser opções mais atraentes.

Praticar esportes ao ar livre melhora a saúde?

Fazer atividades ao ar livre é muito bom para a saúde, pois além dos benefícios comuns a qualquer exercício, tem alguns adicionais. Nesse sentido, confira as melhorias que só os esportes ao ar livre podem trazer:

  • Vitamina D: se expor ao sol estimula a produção, por isso, reduz o risco de doenças;
  • Combate a depressão: além das vitaminas, a interação social é muito benéfica;
  • Estímulos diferentes: você pode encarar uma subida, ou um lugar plano.

Começar a praticar esportes ao ar livre vai te trazer ainda mais disposição e ganho de massa magra. No entanto, tudo depende da intensidade, tipo de esporte e a frequência da prática. 

Como praticar esportes ao ar livre de forma segura?

Antes de sair de casa, é bom tomar alguns cuidados, para que a atividade seja feita de modo seguro. Assim, investir em itens de segurança é um cuidado que todo atleta deve tomar antes de praticar esportes ao ar livre

Para caminhar ou correr na rua, por exemplo, esteja sempre atento ao trânsito, se não tiver em um parque. Por sua vez, se for de bike, não esqueça o capacete, pois quedas podem ocorrer e é bom estar protegido.

Busque locais mais movimentados

Quando for fazer uma atividade na rua, busque conhecer se a região é segura, bem como se possível evite levar muitos objetos de valor. Uma boa opção também, é ter um grupo para fazer exercícios, para não sair sozinho, sobretudo à noite. 

Cuidados com o corpo

Nas atividades ao ar livre, cuide para usar roupas adequadas, conforme o ambiente. Então, se for durante o dia, use protetor solar mesmo nos dias nublados. Ainda, em locais muito quentes, não deixe de levar água para se hidratar.

Veja as 5 vantagens de praticar esportes ao ar livre

A prática de atividade física, por si só, já traz diversos benefícios ao atleta. Ao longo do texto você viu as vantagens de fazer exercícios. Então, confira um panorama geral dos benefícios citados sobre praticar esportes ao ar livre:

  1. Aproveitar os recursos naturais da sua região;
  2. Interagir com novas pessoas e aumentar seu círculo de amizades;
  3. Economia, uma vez que pode usar espaços públicos;
  4. Aumenta a disposição, pois melhora o condicionamento físico;
  5. Melhora a saúde, já que mantém a produção de vitamina D.

Vale lembrar que como qualquer outro tipo de exercício, é importante respeitar os limites do seu corpo. Por isso, antes de iniciar uma nova atividade, faça uma consulta médica e veja se tem alguma restrição. Depois é só sair de casa e explorar a sua região.