Conheça as roupas ideais para praticar esportes radicais e descubra se é preciso mesmo ter peças próprias para essas atividades

Descubra quais as roupas ideais para praticar esportes radicais de forma saudável e segura

As roupas ideais para praticar esportes radicais oferecem conforto e segurança para o bom rendimento da atividade. Por isso, saiba como se preparar para os momentos deste exercício com o estilo adequado.

Quais as melhores roupas ideais para praticar esportes radicais?

Nos dias atuais, há um mercado muito vasto e diversificado para se escolher e usar na hora de fazer exercícios físicos, caminhadas e atividades na academia. No momento da prática de esportes radicais, as mesmas peças também são bem-vindas. 

Alguns exemplos de itens para atividades extremas

Shorts, bermudas, regatas, leggings e tops, por exemplo, são os mais indicados para as mulheres. Ou ainda, calças e camisas com tecidos respiráveis que devem ser prioridade em todos estes itens.

Essas roupas são adequadas, mas nem sempre bastam para as práticas. Assim, cada esporte radical tem peças específicas, por isso, se exigem formas de preparo diferentes.

Atividades como o slackline, não impedem o uso de anéis ou brincos. Mas, os acessórios são proibidos ao saltar de paraquedas. Além disso, enquanto este exige um macacão de voo especial, o primeiro pede o uso de pouca vestimenta.

Há esportes que possuem roupas próprias?

Para escolher as peças ideais é preciso saber os obstáculos que podem surgir no caminho. Afinal, algumas práticas demandam um preparo especial por causa das condições do ambiente em que elas ocorrem, por exemplo:

  • Esportes aquáticos;
  • Atividades no frio ou neve;
  • Esportes que lidam com a resistência do ar;
  • Práticas que geram atritos capazes de rasgar as roupas.

O uso de tênis esportivos, casuais ou botas também varia de acordo com a atividade. Por isso, é importante se atentar a alguns pontos essenciais quando começar a montar seu estilo.

Veja como adaptar-se em diferentes ambientes

Sempre valorize a liberdade dos movimentos e use roupas flexíveis. Todos os esportes que tenham algum contato com a água ou ventos extremos precisam de trajes térmicos. 

O que usar em atividades no ar

Nos esportes como o paraquedismo e o wingsuit, por exemplo, utiliza-se um macacão especial para voo. Assim, este é feito com tecidos leves e resistentes ao vento.

Debaixo dessas peças, é preciso apenas roupas confortáveis, no estilo das que são usadas em exercícios mais simples do dia a dia. Mas, sempre leve em conta a adaptação destas ao macacão.

Em atividades como o bungee jumping, não é preciso uma peça especial. Assim, a indicação são roupas justas e flexíveis, já que itens largos ou vestidos descolam do corpo e tiram a atenção. Além disso, tênis casuais são o suficiente.

Como se preparar para atividades aquáticas

Na água usam-se roupas de banho como biquínis, maiôs e sungas por baixo do wetsuit. Dessa forma, este é um macacão térmico feito de neoprene na maioria das vezes, vital em águas mais frias.

Há práticas que têm contato com a água apenas em alguns momentos, como o rapel em cachoeiras. Por isso, tecidos impermeáveis e respiráveis são essenciais. 

Roupas ideais para praticar esportes radicais na neve e trilhas

Peças para o frio intenso tem que ser flexíveis, respiráveis e manter o corpo aquecido. Além disso, sempre comece com uma segunda pele. Por exemplo, estas são calças no estilo legging e blusas com mangas longas, bem justas ao corpo para reter o calor.

Na neve é indicado que os tênis dêem lugar às botas. Porque, estas trazem maior proteção contra o frio. Opte, também, por meias de lã sintética que são ideais para estas condições.

Como se vestir com proteção contra grandes atritos

Em alguns esportes, o contato com pedras e galhos pode rasgar a roupa e ferir sua pele. Por isso, peças com mais de uma camada e tecidos resistentes são a escolha certa nesses casos. 

Os calçados ideais são botas de cano longo para escaladas, ou então, tênis esportivos para trilhas mais leves. Assim, estes também precisam ser resistentes à água, respiráveis e cômodos.

Como elas podem influenciar na sua experiência

O uso de roupas ideais para praticar esportes radicais é essencial na hora de evitar a:

  • Inibição dos membros;
  • Falta de conforto;
  • Problemas de saúde

Sabe-se que os esportes radicais exigem muito do corpo, por isso, as peças precisam ter traços especiais. Roupas muito apertadas também não são ideais para a prática por causa do incômodo. 

Junto a isso, peças do tipo não permitem o respirar da pele e o suor que fica pode gerar coceiras. Todo esporte radical oferece algum nível de risco. Assim, os trajes também são parte do cuidado com a segurança e ajudam a manter a integridade do corpo.

5 dicas para cuidar das roupas ideais para praticar esportes radicais

Como os tecidos podem variar, é importante seguir as instruções que vêm nas etiquetas. Mas, além desse cuidado existem algumas dicas que podem fazer a sua roupa durar por mais tempo:

  1. Não guarde as peças molhadas, ou seja, deixe-as secar antes de botá-las no cesto;
  2. Opte por utilizar sabão neutro;
  3. Lave os itens no modo delicado;
  4. Não use amaciante, porque este danifica tecidos respiráveis;
  5. Evite passar este tipo de roupa.

Onde encontrar e o que analisar antes de comprar

Lojas de roupas ou de departamento, em geral, possuem itens básicos para a prática de atividades físicas. Mas, peças específicas como roupas térmicas ou à prova d’água, são mais fáceis de encontrar em vendas de material esportivo.

Existem também as roupas táticas, que são peças no estilo das que são usadas no dia a dia. Entretanto, são feitas com materiais específicos para a prática de atividades físicas. Como elas podem ser difíceis de achar, lojas online são uma opção nesse caso.

Atente-se a estes pontos na hora da busca

Procure sempre roupas com tecidos respiráveis, que permitam a passagem do suor. Bem como, o dry fit feito de poliamida e elastano, o rayon, linho e microfibras como o poliéster. Porque, mesmo em itens térmicos ou impermeáveis, esta função é importante.

Confira se as peças têm filtro solar e tecnologia antibactéria para evitar fungos que geram micoses e coceiras. Além disso, opte sempre por marcas de qualidade e confiança para ter roupas que duram mais tempo e entregam o que prometem.

Invista nesse estilo

As roupas ideais para praticar esportes radicais podem variar de acordo com a atividade. Mas, elas são sempre vitais para diminuir os riscos. Por isso, use todas as dicas que viu aqui e não deixe que os trajes sejam um empecilho para as suas novas aventuras.

Photo by Parker Gibbons on Unsplash