O Streetwear é o movimento seguido pela maioria dos praticantes de esportes radicais. Conheça a história desse estilo e como ele surgiu.

O que é Streetwear: conheça tudo sobre esse estilo das ruas

A moda Streetwear surgiu em 1980 e traz uma forma de expressão da personalidade no modo de se vestir. O estilo tem uma mistura entre música, cotidiano, esportes, artes e política.

No início, o estilo foi muito rejeitado, pois pode-se dizer que o Streetwear é a cultura dos jovens despreocupados com a moda. 

Mas com o passar do tempo, o estilo foi sendo aceito e respeitado por ser uma forma de moda acessível e que permite os jovens mostrarem sua individualidade.

Hoje, o Streetwear é reconhecido no mundo todo, com grandes profissionais do design competindo para criar as mais diferentes peças. O estilo é composto por trajes básicos, mas que ainda seguem uma linha elegante e contemporânea, retratando muito bem a cara da juventude urbana.

Se você se interessou pelo Streetwear e quer saber como surgiu e quais são as principais peças de roupa desse estilo, este post é para você!

Como surgiu o Streetwear

As raízes do Streetwear são da cultura do skate, com início na década de 80, onde foi considerado um movimento de estilo. Apesar do Streetwear ter causado uma forte presença nos anos 80, foi somente dez anos depois que as grandes marcas começaram a notar sua popularidade. 

Os designers japoneses, que atendiam também a cultura pop japonesa, foram os primeiros criadores de muitas peças do Streetwear, construindo uma grande influência a partir de seus designs. Na Europa e na América, o movimento se fez presente apenas no final da década de 90.

Depois de muita história envolvendo o movimento Streetwear, hoje ele é conhecido internacionalmente e é o estilo favorito de diferentes tribos, como hardcore, hip hop, punk e vários outros.

A funcionalidade é grande em todas as roupas desse segmento, assim como o conforto. É por isso que o estilo é o preferido nas práticas de esportes radicais e danças de rua.

Abaixo você conhece um pouco mais das peças de roupa que compõem esse estilo:

Peças de moletom

O moletom é o tecido mais utilizado no mundo dos esportes devido ao seu conforto, mas no Streetwear esse estilo de roupa ganhou diferentes modelagens e usos nos últimos tempos.

As blusas de moletom, fechadas ou abertas, são itens indispensáveis no dia a dia das pessoas que se vestem com Streetwear. As estampas descoladas e vintages são as responsáveis por dar um ar jovem ao estilo também.

Já as calças de moletom ganharam um ajuste a mais abaixo do joelho e também um punho no tornozelo, que impedem que a peça esconda os calçados. 

Tênis

Não só pelo conforto, mas também pela praticidade, o tênis é o calçado mais utilizado na moda Streetwear. 

Além das marcas criarem novos estilos casuais de tênis, muitos deles são próprios para a prática dos esportes muito ligados ao movimento, como skate, dança de rua e afins.

Geralmente, os tênis desse movimento possuem o solado chapado, que permite maior firmeza ao pisar no chão, diferentes de outros estilos com pequenos saltos ou molas.

Acessórios para a cabeça

Gorros, bonés e bandanas também são muito usados no movimento, para dar um toque final no estilo, já que o detalhe é o que faz toda a diferença.

Os bonés são os acessórios para a cabeça que mais aparecem, pois eles vêm da influência do hip hop, muito marcante no início do Streetwear. Mas além do hip hop, o skate também influenciou muito a escolha dos bonés, abrindo espaço para os dad hats e five panel.

Alfaiataria 

A alguns anos atrás, era quase impossível visualizar a alfaiataria dentro do Streetwear, por serem praticamente estilos opostos. Mas a combinação aconteceu e tem funcionado muito bem.

Peças como calças, bermudas e até mesmo blazers são usadas com camisetas, tênis e os mais diferentes acessórios. Essa tendência foi muito fortalecida pelas grifes que se envolveram com o Streetwear.