patinete eletrico

Patinete Elétrico, quais os modelos são ideais para se deslocar pela cidade

Hoje você vai ver o que é patinete, quais os modelos são ideais para se deslocar pela cidade. Pois mais do que um brinquedo divertido para as crianças, ele é um meio de transporte rápido e bastante prático, aqui você confere o que considerar ao escolher o seu.

Ele é um ágil meio de transporte, que possui duas rodas em sequência. Assim, são elas que sustentam a base, onde o usuário apoia os seus pés. Além disso, ele também conta com um guidão que possui uma altura que vai até a cintura do indivíduo. 

Conheça suas variações

Agora conheça quais os modelos principais que existem, você confere logo a seguir. 

Patinete clássico

Um dos primeiros modelos, dos anos 60, eram feitos quase de modo artesanal. Já que eram de madeira, com rodinhas de borracha. Por outro lado, o seu impulso era por meio do próprio pé do usuário. 

O modelo mais atual

Já na década de 90, o que é patinete, quais os modelos ficaram mais modernos. Dessa forma, opções mais atualizadas foram lançadas no mercado.

Uma das alterações é que ele contou com materiais bem mais leves e com mais resistência, como o alumínio, por exemplo. Aliás, as rodas de borracha deram lugar a um produto mais sintético.

Com isso, o patinete ganhou um visual mais moderno e uma estrutura mais firme. Por isso, se tornou mais popular, sendo utilizado por muitos esportistas. 

Patinetes a motor

Esse é um dos modelos mais recentes e a sua impulsão é motorizada com combustíveis fósseis. Portanto, chega de empurrar o equipamento com o pé.

A versão mais nova é o Segway, que tem um motor elétrico, com configurações mais ousadas, bem como controle de equilíbrio. 

O que é patinete, quais os modelos mais recomendados para adultos

Antes de saber mais sobre o que é patinete, quais os modelos mais interessantes para adultos, é preciso conhecer cada uma das partes desse meio de transporte. A fim de selecionar a melhor opção para você e o seu dia a dia.

1 – Rodas

Elas possuem diâmetros diferentes. Portanto, quanto mais largas elas forem, mais rápido o patinete será.

Outro fator importante sobre isso é a dureza das mesmas. Pois, as rodinhas de borrachas são mais macias, confortáveis e se aderem melhor. No entanto, desgastam com mais facilidade do que outro material mais duro.

2 – Plataforma

Essa é a parte onde o usuário apoia os pés e como consequência, o peso do corpo. Em geral, são feitos de alumínio, dessa forma, são mais duráveis e resistentes. 

3 – Rolamentos

Existe um padrão, o ABEC, responsável por definir o quão fluido é um rolamento. Assim, quanto menor o número, mais baixa a velocidade. Por exemplo, um ABEC 7, é ideal para um patinete de passeio, já que é mais confortável, pois você dará menos impulsos.

4 – Suspensão

Alguns modelos possuem esse recurso na frente e atrás. Ainda há aqueles que possuem somente na dianteira e outros que nem tem suspensão. 

O que ele faz, entretanto, é absorver os impactos causados por buracos e qualquer desnível no chão. 

5 – Freios

Grande parte dos patinetes, têm freios traseiros. Mas, também há aqueles que têm a alternativa de acionar em manete, assim como nas bicicletas. 

Patinete dobrável

O que é patinete, quais os modelos mais atuais contam com a marca Oxelo. Ela possui produtos para se locomover pela cidade que são dobráveis, confira os detalhes a seguir:

  • Modelo XL: é possível dobrá-lo por meio de uma alavanca;
  • Já o EF, conta com um sistema Easyfold, que dá a chance do usuário dobrar o equipamento em segundos.

Esse critério é essencial, em especial, para quem se desloca com o patinete pela cidade e depois precisa carregá-lo consigo no ônibus ou metrô. 

Patinete ideal para trajetos curtos

O indicado para percursos de 1 a 2 km no máximo, são aqueles com rodas de 175 mm e ABEC 5. 

Por ser uma distância menor, o usuário não vai precisar fazer tanto esforço. Além disso, esse tipo de trajeto requer que se priorize a leveza. Então, deixe a suspensão de lado, já que ela torna o patinete mais pesado. 

Modelos para longos deslocamentos 

Para aqueles que andam de 2 a 5 km, vai precisar de um equipamento mais potente e durável. 

A dica é investir em um patinete com rodas iguais ou acima de 200 mm.

Para deslizar com mais facilidade, o ABEC deve ser de 7 ou 9. Por outro lado, em relação a suspensão, isso depende dos locais por onde você passa, se é muito desnivelado e cheio de buracos.

Um modelo com sistema Easyfold é perfeito para quem usa muito transporte público e precisa levar esse acessório sempre consigo. 

Agora você está mais por dentro sobre o que é patinete, quais os modelos ideais de acordo com cada situação. Assim, pode fazer a sua escolha sem medo de errar e aproveitar todas as vantagens que esse meio de transporte oferece.