Quando se trata da dieta de atleta há muitos mitos, entretanto, saiba quais alimentos contribuem para a boa forma e quais prejudicam

O que pode ou não conter na dieta de atleta para melhorar o desempenho? 

A dieta de atleta deve levar em conta o tipo de esforço físico da atividade que ele pratica. Portanto, é preciso criar um cardápio saudável de maneira individual. Dessa forma, conseguirá melhorar o condicionamento físico praticando skate ou qualquer outro esporte.

Veja também:

Como deve ser a dieta de atleta?

A modalidade é o primeiro fator que indica qual é a alimentação mais adequada. Em seguida, vai de acordo com o nível de esforço. Não apenas para as competições, mas também durante os treinos. Por isso, atletas precisam de um nutricionista.

O tempo de duração é importante quando o profissional define a dieta que deve ser seguida. Logo, esportistas que praticam atividades por um tempo longo precisam de um cardápio rico em carboidratos, a fim de dar energia. São alguns exemplos:

  • Corrida;
  • Montanhismo;
  • Escalada.

Quando as atividades exigem mais força do atleta, de fato, a dieta é diferente. Ao contrário das de longa duração, este atleta deve consumir alimentos com alto teor de proteínas. Ou seja, carnes, ovos e leite.

Atletas precisam de uma dieta mais calórica?

Os atletas precisam de mais energia do que uma pessoa comum. Portanto, é normal que não apenas os atletas experientes, como também os iniciantes tenham necessidades calóricas muito mais altas.

A dieta de atleta que pratica atividades físicas de alto desempenho, precisa de mais calorias. A quatidade necessária para alguém do sexo masculino é no mínimo de 2.400 a 3.000 kcal. Assim como as mulheres, que precisam de 2.200 a 2.700 kcal por dia.

Note que a energia que se encontra nos alimentos depende da quantidade de macronutrientes. Em primeiro lugar, o carboidrato é a fonte principal e podem ser encontrados em:

  • Frutas;
  • Vegetais;
  • Cereais integrais;
  • Pães e massas.

As gorduras como fonte de energia

Elas também possuem um papel importante na dieta de atleta. Afinal não apenas satisfaz as necessidades de energia, como também melhora os níveis dos hormônios saudáveis do corpo.

Qual é a importância da hidratação?

Não importa qual seja a dieta de atleta, a hidratação é essencial para todos. Assim, para quem pratica esportes e vive disso, aliás, ela possui um papel ainda mais importante. Afinal, beber pouca água pode causar:

  • Tontura;
  • Dor de cabeça;
  • Cãibras.

É comum ao competir em campeonatos, observar atletas tomando isotônicos. A função deles é repor o sódio e o potássio de forma rápida. Isso porque, o esportista perde essas substâncias por meio do suor.

Ainda que realizem este trabalho de modo ágil, é preciso ter cuidado com estas bebidas. Recomenda-se o consumo deste tipo de líquido apenas se o atleta perder 2% do peso corporal durante a competição. 

Você conhece os mitos da nutrição esportiva?

A dieta de atleta ainda é cercada de mitos. Portanto, é importante buscar por um profissional antes de entrar para o mundo dos esportes com tudo.

Não usar suplementos atrapalha nos resultados

O suplemento visa adicionar ao organismo alguma substância que o corpo não alcançou apenas com a alimentação. Além disso, são produtos industrializados. 

Saiba que uma dieta com base em alimentos naturais é o suficiente para alcançar bons níveis de desempenho no esporte. Por isso, sempre opte por eles.

A mesma receita serve para todos os atletas

Cada um possui um perfil diferente. Portanto, seus gastos calóricos também variam. Afinal, o metabolismo de cada pessoa se apresenta de uma forma, logo, a dieta de atleta precisa ser individual.

É essencial buscar um profissional da área de nutrição. Ao passo que apenas um especialista no assunto pode identificar as necessidades de cada pessoa.

Apenas desidratação causa cãimbras 

Uma série de fatores causam as câimbras, não apenas a baixa hidratação. Como também o excesso de esforço físico, portanto, além de ingerir muito líquido, é preciso estar atento ao exagero na prática dos exercícios. 

O que evitar na dieta de atleta?

Já deu para notar que os atletas precisam de uma alimentação equilibrada. Além disso, os alimentos têm uma função específica, não apenas de regenerar a massa do corpo, mas também melhorar o metabolismo. Por isso, é bom evitar alguns itens.

Refrigerantes

A ingestão de muito açúcar pode atrapalhar o apetite na hora de consumir alimentos mais saudáveis. Não apenas os refrigerantes normais, mas também os que não contém açúcar também devem ser evitados.

Gorduras saturadas e trans 

Esse tipo de alimento não faz bem para ninguém. Afinal, elas aumentam os riscos de doenças cardíacas. Ainda que o atleta tenha um bom condicionamento físico na BMX, por exemplo, deve optar por:

  • Nozes;
  • Azeite de oliva;
  • Sementes;
  • Abacate.

Barras de proteína e energia

As barras são fontes práticas e rápidas de nutrientes. Entretanto, por conta do processo, elas possuem muita química. Portanto, a melhor opção sempre serão as frutas e castanhas.

Qual é a importância do profissional de nutrição?

Os atletas possuem características individuais e também precisam de equilíbrio. Portanto, precisam de dietas específicas. Pois deve-se considerar não só o seu metabolismo, como também a atividade que pratica.

Neste cenário entra o profissional de nutrição. Além disso, é importante escolher um especialista no assunto. Sem dúvida, um nutricionista do esporte é a pessoa ideal para atender as necessidades na dieta de atleta.

Perguntas Frequentes

Qual é a dieta de um atleta?

A dieta de um atleta deve conter carboidratos de alta qualidade. Além disso, ele deve ingerir fontes de proteínas magras e se alimentar com gorduras saudáveis de fontes naturais.

O que um atleta não pode comer?

Um atleta não deve ingerir bebidas esportivas em excesso. Além disso, evitar os refrigerantes, as barras de proteína  e energia. Ele também deve limitar a cafeína.

O que um atleta deve comer no café da manhã?

Um café da manhã ideal para um atleta possui carboidratos saudáveis. Como frutas, legumes e cereais integrais. Ademais, é preciso incluir grandes fontes de proteína.

Foto de Brooke Lark on Unsplash