Conheça o ice climbing, o esporte radical cada vez mais praticado no mundo por pessoas amadoras e profissionais

Ice Climbing, esporte radical que conquista cada vez mais adeptos

Conheça o ice climbing, um tipo de escalada no gelo e descubra como funciona e onde praticar esse esporte cheio de desafios. Além disso, é uma modalidade para quem gosta de fortes emoções e não tem medo de se arriscar e que atrai amadores e profissionais.

Leia mais: 

O que é o ice climbing?

O ice climbing é um tipo de escalada mais extremo, que consiste em escalar uma parede de gelo, usando o piolet como ferramenta. 

Dessa forma é um esporte um tanto diferente da escalada em rochas e a prática consiste em escalar geleiras, cachoeiras congeladas ou estruturas artificiais. 

É uma modalidade para quem gosta de adrenalina, com vários desafios, incluindo o clima e o gelo que podem ter densidades diferentes durante a escalada. Assim, é um esporte que demanda força e técnica, pois é preciso saber bem como perfurar os blocos de gelo.

O começo ice climbing como modalidade esportiva

A ice climbing evoluiu da escalada em rocha e a partir do alpinismo que os atletas foram desenvolvendo os equipamentos de segurança para esse esporte.  

Assim, o alpinista inglês Oscar Eckenstein criou os crampons e depois o piolet por volta de 1908, ferramentas adaptadas para essa prática de escalada.

Primeira competição do ice climbing

O esporte ganhou sua primeira competição apenas em 1912, em Courmayeur, na Itália, em uma competição em parede de gelo artificial. Na ocasião eram duas modalidades, o lead, onde a técnica é avaliada e a de velocidade, onde vence quem chegar primeiro ao topo.

No fim da década de 1990 o esporte foi regulamentado e em 2002 passou a ser administrado pela UIAA (União Internacional das Associações de Alpinismo). No entanto, o esporte ainda não está presente entre as modalidades das Olimpíadas de Inverno.

Quais são os equipamentos necessários para o ice climbing?

É um esporte radical e por isso alguns equipamentos são indispensáveis para que haja segurança durante a sua prática. Por isso é preciso ter atenção aos para ter tudo o que é necessário para a escalada no gelo e quatro deles são essenciais para a escalada.

  • piolet – semelhante à uma picareta;
  • arnês – um tipo de cinto de segurança;
  • cranpons – grampos que ficam presos nas botas;
  • corda – para prevenir quedas.

As ferramentas certas ajudam o alpinista a não congelar as mãos e os pés, capacetes e óculos também são  indispensáveis para a prática desse esporte. É importante se manter aquecido durante a prática dessa modalidade esportiva e roupas térmicas são necessárias para ter esse tipo de aventura. 

Onde posso escalar ao ar livre?

Como o Brasil é um país tropical, o esporte é pouco conhecido, mas em outros países vem ganhando cada vez mais adeptos. Dessa forma, um dos lugares mais próximos do nosso país é praticar o ice climbing em El Chalten, na Argentina.

Mas se a ideia foi explorar picos em outras partes do mundo as opções se abrem e lugares como os Alpes Suíços e Franceses se tornam opções viáveis, já que atendem a pessoas comuns. Assim, esses lugares têm estações de esqui equipadas para atender turistas que buscam um pouco mais de aventuras em suas vidas.

Alpes Suíços

Nos Alpes Suíços existem estações de esqui onde tem espaço destinado para a escalada e que tem aulas em diversos níveis. Uma dessas estações é a de St. Moritz, um destino muito procurado na região por turistas e escaladores mais experientes.

Alpes Franceses

Outra opção são os Alpes Franceses, no Grand Massif, que fica próximo a Genebra e oferece pontos de escalada, que atende desde iniciantes até profissionais. Desta forma, os meses mais disputados estão entre dezembro e abril, por causa do grande volume de neve.

Outras regiões para praticar o ice climbing

Para os aventureiros ainda há outros países que têm uma concentração de paredões de gelo indicados para esse tipo de escalada. Assim, é possível praticar o esporte em lugares como em Hokkaido, no Japão; Pitztal, na Áustria; Ouray Ice Park, nos EUA.

Instrutores qualificados são indispensáveis

Lembrando que para quem quer aprender o esporte é preciso ter um profissional qualificado e bem equipado para ensinar, já que é um esporte altamente perigoso. 
Além disso, é preciso ir para um local onde tem neve em abundância, com paredões que tornem possível a escalada. Alguns lugares de esportes radicais urbanos oferecem esses tipos de paredões.