Aprenda a andar de hoverboard hoje mesmo

Aprenda a andar de hoverboard, também conhecido como skate elétrico

Independente da frequência com que você vá à parques, muito provavelmente já deve ter visto alguma criança muito habilidosa andando em seu hoverboard. Em pouco tempo esses aparelhos ganharam não só as ruas, como também muitos praticantes espalhados ao redor do mundo.

O hoverboard, muito parecido com uma “engenhoca futurística”, é um aparelho elétrico alimentado por baterias de íon de lítio recarregáveis, com uma plataforma sob duas rodas.

Para andar no equipamento é preciso ter um bom equilíbrio, pois você ficará suspenso em cima da plataforma e usará os movimentos do corpo para direcionar o hoverboard.

Por exemplo, quando o corpo é inclinado para frente, para trás, para a direita ou para a esquerda, automaticamente as rodas se movem nessa direção.

Para saber mais sobre o hoverboard e como você pode dominar o aparelho, continue aqui nesta leitura!

O que compõe um hoverboard?

Por serem compactos e não terem uma estrutura muito robusta, o hoverboard usa uma variedade de sensores e outros componentes que se complementam para possibilitar a movimentação, o equilíbrio e seu funcionamento.

Conheça abaixo as partes essenciais que compõem um hoverboard:

Giroscópio

O giroscópio é a parte mais importante de um hoverboard. Esse componente ajusta a inclinação da plataforma para manter o equilíbrio do piloto. Para ter uma ideia de como esse componente é tão indispensável, que em muitos casos seu nome também é relacionado ao aparelho diretamente, como “scooters giroscópicas”.

Microprocessador

Os microprocessadores são projetados para controlar a direção na qual o piloto está se inclinando, regulando a quantidade de energia que vai para cada roda.

Bateria 

Uma bateria de íons de lítio armazena a energia elétrica e a carga do hoverboard. Geralmente, 4 horas são o suficiente para uma carga completa que é capaz de fornecer até 8 milhas de pilotagem.

Motor 

O motor é o componente responsável por receber informações da placa lógica e aciona as rodas quando o piloto se inclina em cima do aparelho.

Sensores infravermelhos (sensores IR)

Os raios infravermelhos medem a presença e a distância de um objeto e são usados ​​para várias funções.

Sensores de inclinação e velocidade

Controla a velocidade do hoverboard medindo a rapidez com que as rodas estão girando e se comunicando com o giroscópio e a placa lógica.

Placa lógica

A placa lógica processa os dados de vários sensores e envia as informações para os motores. Isso fornece os movimentos e direções necessárias, bem como um dispositivo equilibrado.

Almofadas de pressão

A plataforma em que o piloto coloca os pés possui almofadas de pressão,que permitem que a placa lógica saiba que alguém está andando e em que direção eles querem ir.

Rodas

O tamanho das rodas de hoverboard podem variar no tamanho de acordo com o fabricante. Se você pretende fazer off-road, procure um aparelho com rodas de 8 polegadas.

Interruptor de alimentação

Componente simples para ligar e desligar a placa.

Porta de carregamento

A maioria dos hoverboards vem com uma porta para carregamento, mas também pode ser comprada on-line separadamente.

Dicas para aprender a andar de hoverboard

O hoverboard é considerado uma alternativa divertida para o skate tradicional, longboard e até patins, mas assim como os demais, o hoverboard exige uma habilidade básica, podendo ser até mais difícil de aprender.

A primeira coisa que você deve ter saber antes de iniciar em uma nova prática é que os equipamentos de segurança são igualmente indispensáveis. Priorize um bom capacete, protetores de punho, joelheiras e cotoveleiras.

Depois de garantir a sua segurança, chegou a hora de subir no equipamento. 

Aqui vão algumas dicas para você começar a dominar o hoverboard sem muitas dificuldades.

Passo 1 – Escolha uma superfície plana e uniforme

O equilíbrio é considerado uma das partes mais difíceis na hora de aprender a andar de hoverboard. Por isso, escolha uma superfície que não tenha muitas irregularidades, pois pode te desequilibrar.

Passo 2 – Ligue o seu hoverboard

Muitas pessoas erram ao subir no aparelho antes de ligar. Isso só prejudicará o equilíbrio, pois com o hoverboard desligado ele não tem a função de auto-equilíbrio.

Passo 3 – Posicione o primeiro pé no hoverboard

Coloque o primeiro pé bem posicionado em cima da plataforma, próximo da roda.

Passo 4 – Suba com o segundo pé

Coloque o segundo pé também próximo da outra roda, procurando manter uma postura ampla que vai te dar uma estabilidade melhor.

Passo 5 – Fique parado e em linha reta

Antes de movimentar o corpo, buscando o movimento do hoverboard, fique parado e em linha reta acostumando-se com a sensação de equilíbrio. Depois disso, você estará pronto para dar uma volta.