Um profissional do skate tem direito à carteira assinada, além disso, é possível fazer seu cadastro em qualquer modalidade, veja neste artigo

Profissional do skate: confira todo o processo para conseguir se tornar um

Nos dias de hoje, tem a chance de se tornar um profissional do skate. Assim, dá para ter essa profissão, graças ao Ministério do Trabalho. As mais diversas modalidades também podem ser levadas em consideração para ter a aprovação.

Leia também:

É possível ser um profissional do skate?

Já faz um tempo desde que esse esporte deixou de ser algo para diversão. Então, ele abriu as chances para que os amantes dele se tornem profissionais. Além disso, os atletas começaram a ganhar alguns direitos quando foi reconhecida como um trabalho:

  • Férias;
  • 13º salário;
  • FGTS;
  • Aposentadoria.

O skate se junta a diversos outros esportes, como futebol e luta. Portanto, essa foi uma forma ideal de quebrar o conceito que as pessoas têm dessa prática. Mas, apenas a carteira assinada não é o suficiente para se considerar um profissional.

Quais são os passos

Por ser considerado um esporte para todas as idades, qualquer um pode ser aprovado. Para isso, deve-se preencher um formulário da Confederação Brasileira de Skate (CBSK). Depois, é necessário esperar a aprovação para ser um profissional do skate.

Não deixa de ser um longo processo e precisa provar que tem história. Ou seja, deve ter presença em eventos, patrocínios, apoios e vídeos em redes sociais. Assim, existem em torno de 800 skatistas profissionais e 10 mil amadores, apenas no Brasil.

Caminhos para ser um profissional do skate

Para ser reconhecido e listado todo ano pela CBSK, precisa escolher entre duas opções. Mas, estas precisam se encaixar na sua realidade para levar o pedido adiante. Assim, tratam-se de critérios, que estão divididos entre:

  • Objetivo – resultado de competições;
  • Subjetivo – carreira no skate.

Isso fica a ser divulgado, todos os anos, pela própria Confederação. Dessa forma, os credenciados podem disputar o Circuito Brasileiro e outros campeonatos que são essenciais. No entanto, cada um pode escolher qual desses critérios é o melhor para si.

Entenda melhor

Para o critério objetivo, a CBSK divulga quais são os eventos que contam como válidos. Ou seja, que os resultados podem ser considerados para ter a aprovação. No caso, é visto todos os pontos com base em anos anteriores. 

No critério subjetivo, a análise leva em conta sua carreira como um profissional do skate. Então, avaliam a exposição na mídia, como aparição em entrevistas em revistas, sites e televisão. Mas, também os projetos com marcas, patrocínios e qualquer conquista.

Foto: Você pode se tornar um profissional do skate a partir dos 14 anos

O que precisa para ser um profissional do skate

Mesmo que exista os dois critérios, ainda tem outros pontos que são obrigatórios. Além disso, também conta para qualquer uma das modalidades que for escolher. Dessa forma, é preciso se atentar a esses requisitos na sua inscrição:

  • Ter mais de 14 anos;
  • Não pode ser desclassificado por má conduta em competições;
  • Apresentar cópia de RG ou CNH, com validade nacional.

Com esses dados em dia e a prova de seus resultados em competições, é possível fazer o formulário. Além disso, é o mesmo processo para todos os gêneros e modos de skate. Por fim, informações extras aparecem todos os anos por parte da CBSK.

Modalidades

O lado positivo é que todas as performances do esporte podem tornar alguém um profissional do skate. Então, o comitê avalia quais são os candidatos que cumprem os requisitos para serem reconhecidos. 

As principais modalidades são muitas como o Street, Park, Freestyle, Slalom, Vertical, Downhill Speed e Slide. Portanto, esta é uma grande oportunidade que todos podem aproveitar.

O processo para se tornar um profissional do skate

Tem uma data certa para que seja possível fazer o seu cadastro. É preciso estar sempre atento às informações que a CBSK fornece, em seu site oficial. Além disso, dentro da página, é possível ter acesso a outros assuntos como:

  • Regulamento;
  • Eventos;
  • Dados.

Quando a diretoria recebe todos os seus dados, eles vão para uma análise. Depois, o Comitê dos competidores das modalidades têm até 30 dias para votar. Dessa forma, são o único meio de ter uma aprovação ou não dentro dos pedidos. 

Avaliações

Dentro do critério objetivo, o que vão analisar é as conquistas de cada um. Portanto, para se tornar um profissional, é preciso mostrar que merece esse título. Então, precisa se classificar entre os três primeiros em competições, nos últimos três anos.

Também deve se tornar finalista entre os campeonatos nacionais e até mesmo internacionais, se possível. Além disso, é essencial que seja um membro da Seleção Brasileira de Skate. 

Importância da profissão de skate

Muitos caminhos estão sendo abertos para os atletas que amam esse esporte. Mas, o fato de receber consideração, até mesmo nas olímpiadas faz a diferença. Isso porque, muitos jovens começam a se atrair e a desejar a prática, o que leva a aproveitar seus benefícios:

  • Aumenta a força e a concentração;
  • Traz flexibilidade;
  • Ganha condicionamento físico;
  • Dá alívio de ansiedade e estresse.

Esses benefícios interferem não só na carreira profissional do atleta, como também na vida pessoal e proporcionam bem-estar.

Torne-se um profissional do skate

Nos dias atuais, é muito importante que os mais novos tenham com o que se inspirar. Então, saber que pode fazer desse esporte, um trabalho, traz mais possibilidades. 
É possível ter carteira assinada com todos os direitos, além de usar a profissão. Por isso, é algo que valerá a pena e mais tarde, gerar bolsas para ser um atleta. Portanto, esse é apenas o primeiro passo para chegar mais longe.

Foto Kireyonok_Yuliya – br.freepik.com