os nomes do skate brasileiro nas Olimpíadas de Tóquio 2021

Saiba quem são os nomes do skate brasileiro nas Olimpíadas de Tóquio 2021

Neste ano, acontecerá a primeira competição olímpica de skate e com tantos atletas brilhantes no nosso país, é claro que o Brasil não ficou de fora das competições. Inclusive, já temos 12 nomes incríveis que participarão das Olimpíadas de Tóquio.

Aqui abaixo você vai conhecer um pouco de cada um dos 12 profissionais classificados para participar do evento que acontecerá este ano.

Confira!

Dora Varella

Dora Varella

Dora Varella iniciou no mundo do skate aos 10 anos de idade e desde então se dedica de corpo e alma aos treinos, à preparação física, e é claro, também não deixa de marcar presença nos rolês com os amigos.

No início de 2019 a skatista foi considerada profissional pela Confederação Brasileira de Skate (CBSK), e em junho do mesmo ano, Varella tornou-se profissional nos EUA com o lançamento de seu Pro Model de shape pela Hosoi Skateboards.

Isadora Pacheco 

Isadora Pacheco

A skatista Isadora Pacheco compete desde os nove anos de idade no Circuito Brasileiro de Skate na modalidade Bowl/Skate Park. 

Logo aos onze anos, Pacheco estreou no Circuito Mundial de Skate, em um dos campeonatos mais clássicos do skate feminino, o Vans Comb Pool na Califórnia/USA.

Pacheco é integrante da Seleção Brasileira de Skate Park de 2018 e 2019 e, atualmente, é a oitava colocada no ranking da World Skate.

Yndiara Asp

Yndiara Asp

Foi aos 7 anos de idade que Yndiara Asp teve o seu primeiro contato com o skate, mas foi mesmo aos 15 anos que a brincadeira tornou-se algo mais sério para a atleta.

Em apenas 3 meses, Asp venceu o seu primeiro campeonato, o Tigela Sk8club. A atleta então teve uma ascensão meteórica no skate park, ficando entre as 10 melhores do mundo no Vans Park Series.

Pamela Rosa

Pamela Rosa

Pamela Rosa é, atualmente, o principal nome do skate street. A paulista já lidera o ranking mundial apesar de ser muito nova.

Foi aos 8 anos de idade que Rosa teve seu primeiro contato com o skate e, desde então, a skatista não parou mais. Em 2013, aos 13 anos de idade, a atleta recebeu um convite para participar, pela primeira vez, do X-Games, competição tida como a Olimpíadas dos esportes radicais da época.

Em 2015, Rosa foi conhecida mundialmente ao conquistar a medalha de prata no X-Games, Texas, pontapé inicial para a carreira promissora da skatista. 

Letícia Bufoni 

Letícia Bufoni

Podemos dizer que o skate feminino do Brasil chegou ao estágio de excelência de hoje muito por causa dela, Letícia Bufoni, um dos grandes nomes do esporte nacional.

Depois de mostrar interesse no esporte aos 9 anos de idade, precisou convencer o pai de que o skate também poderia ser brincadeira de menina, e não precisou de muito para isso.

Bufoni teve sua primeira vitória no mundo do skate em 2009, em uma competição no exterior, Maloof Money Cup, em Orange County (EUA). Ainda neste mesmo ano, ela foi eleita “Personalidade do Ano” pela Revista Época. Hoje, a atleta já possui uma grande história de carreira no skate, admirável por todos.

Rayssa Leal

Rayssa Leal

Apesar da pouca idade, Rayssa Leal tem feitos de gente grande. Aos 13 anos de idade, Leal já pode dizer que foi vice-líder no circuito mundial, atrás apenas de outra brasileira, Pamela Rosa.

Leal é a mais jovem atleta a conquistar pela primeira vez uma etapa da SLS (Mundial de Skate Street). A idade é pouca, mas o talento transborda nessa mini atleta.

Luiz Francisco

Luiz Francisco

Luizinho, conhecido assim por fãs e amigos, é considerado um dos principais atletas da modalidade park, sendo vice-campeão mundial em 2019.

Com apenas 19 anos, Luizinho já possui um futuro brilhante pela frente. Seu primeiro contato com o esporte foi aos 5 anos, com o presente da avó, após a mãe não ter aprovado  a ideia dele tornar-se skatista.

Luizinho ganhou visibilidade em 2017, onde conquistou dois Campeonatos Brasileiros Amadores – modalidades Bowl e Skate Park, ganhando finalmente a chance de disputar seu primeiro evento internacional.

No mesmo ano, o atleta faturou o título Vans Park Series Brasil, classificando-se para a etapa americana, onde ficou em segundo lugar.

Pedro Barros 

Pedro Barros celebrates after winning gold in the Men’s Skateboard Park Final during X Games at the Circuit of the Americas in Austin, Texas, USA on June 05, 2016 // Garth Milan/Red Bull Content Pool // P-20160606-02022 // Usage for editorial use only // Please go to www.redbullcontentpool.com for further information. //

O atleta Pedro Barros iniciou no esporte quase ao mesmo tempo que aprendeu a andar, o que tornou dele um dos maiores skatistas da atualidade.

A estreia do skatista aconteceu no X Games, quando tinha apenas 13 anos de idade, em 2008. Levou a medalha de ouro como amador na modalidade vertical e continua coleciona diversos títulos mundo afora.

Pedro Quintas 

Pedro Quintas

No ano de 2018, apenas sete pontos separam Pedro Quintas do multicampeão Pedro Barros, maior nome brasileiro na modalidade park masculina.

Quintas ganhou seu primeiro skate com apenas 2 anos de idade de sua tia, depois que cresceu teve a companhia do pai para ir andar nas pistas. Aos 9 anos, o atleta foi à Califórnia com o pai, onde praticava o esporte na pista de Venice.

Com o ganho de experiência, Quintas hoje já possui diversos títulos, além do grande reconhecimento dentro do esporte.

Kelvin Hoefler

Kelvin Hoefler

O atleta Kelvin Hoefler é especialista na modalidade street e é, atualmente, um dos melhores atletas do mundo na modalidade. 

Foi apenas aos 8 anos de idade que Hoefler teve seu primeiro contato com o skate, presente de seu pai, o principal incentivador ao esporte. Aos 9 anos o skatista conquistou seu primeiro campeonato de skate no Brasil, mas foi aos 13 que Hoefler decidiu que seguiria carreira no esporte.

Em 2011 foi o ano em que o atleta tornou-se profissional, vencendo ainda naquele mesmo ano pela primeira vez a WCS (World Cup Skateboarding), em Roma, na Itália.

Felipe Gustavo 

Felipe Gustavo

Felipe Gustavo, hoje um dos grandes nomes do skate brasileiro, iniciou sua paixão pelo esporte aos sete anos de idade e na adolescência passou a conquistar diversos campeonatos locais.

Em 2013, Gustavo tornou-se profissional e dois anos depois, em 2015, o skatista se classificou para SLS através do Tampa Pro. Em seu ano de estreia, o atleta conquistou vitória no concurso #DIAMONDBESTTRICK em Barcelona, conquistando cada vez mais e mais títulos.

Giovanni Vianna

Giovanni Vianna

Giovanni Vianna, esse é um dos grandes nomes do street skate amador atual. O skatista vem roubando a cena em diversos campeonatos, sendo um fenômeno em ascensão. 

Além de conquistar uma boa colocação em sua primeira vez no Street League, Vianna passou boa parte dos últimos meses no exterior, fazendo imagens e ganhando experiências pelas ruas da Europa, EUA e Ásia.