skate nas olimpiadas

Skate nas olimpíadas: tudo que você precisa saber sobre o assunto

A primeira competição olímpica de skate ocorrerá terá como sede o Ariake Urban Sports Park, em Tóquio. O evento será em um espaço vazio com uma série desafiadora e muitas voltas. 

Os percursos da sede remetem a grandes bacias com seus lados mais íngremes e que são quase verticais no topo. Os atletas se lançaram a alturas que podem provocar vertigens, executando giros até completar tudo de novo do outro lado. 

A competição de street também contém um recurso bastante complexo. Apesar de ser reto, ele traz escadas, corrimãos, bancos, paredes e declives O caminho é bastante semelhante a uma rua real. Essa modalidade é conhecida por fazer os skatistas andarem ao longo de meios-fios, saltando no ar sem utilizar as mãos. 

O mais interessante é que os skatistas olímpicos podem usar a liberdade criativa da melhor forma, tanto no park como no street. Eles têm autonomia para definir quais partes do percurso percorrer e quais são as manobras executadas durante o trajeto. Tudo isso será acompanhado por muita música para manter o clima da atividade. 

A dinâmica do skate nas olimpíadas funciona da seguinte forma: o atleta deve aguardar a sua vez para mostrar as suas habilidades. Os competidores participarão de três corridas cronometradas. Porém, somente a melhor pontuação é registrada para o skatista. 

Como os skatistas serão avaliados? 

Os skatistas serão avaliados pelos juízes de acordo com vários critérios, como: velocidade, dificuldade, originalidade, tempo, estabilidade e fluxo geral da performance. Um dos pontos mais importantes na competição é a capacidade que os atletas têm para permanecer suspensos no ar. 

Os skatistas estão divididos entre o Skate Street e o Skate Park. No caso do Brasil, são seis competidores em cada modalidade. Além das divisões por equipe, três competem no masculino e três no feminino.

Os primeiros a estrearem em Tóquio, entre as noites deste sábado e de domingo, serão os atletas do Skate Street, que é a modalidade onde a pista de competição simula as ruas com obstáculos como escadas, rampas, corrimões, guias de calçadas e muretas.

Cada skatista compete individualmente e usa a sua volta para demonstrar suas habilidades, grau de dificuldade das manobras, originalidade, velocidade e toda a composição dos movimentos para acumular notas.

Qual skatista representará o país? 

O primeiro brasileiro a garantir uma vaga nas Olimpíadas de Tóquio será Luizinho. Ele tem apenas 20 anos e terá como missão representar o país no park. O passaporte foi conquistado por meio da pontuação que ele atingiu no Pro Tour. Além do jovem skatista, o Brasil pode ter ainda 12 representantes. Vale a pena ficar na torcida. 

Qual é a agenda olímpica do skate? 

Para não perder nenhum detalhe sobre o skate nas olímiadas, fique atento aos dias e horários das competições. 

  • Domingo, 25 de julho: Street Masculino; 
  • Segunda-feira, 26 de julho: Street Feminino; 
  • Quarta-feira, 4 de agosto: Park Feminino; 
  • Quinta-feira, 5 de agosto: Park Masculino. 

Onde assistir o skate na Olimpíada? 

Ainda não temos a programação exata das Olimpíadas de Tóquio, no entanto, é importante descobrir algumas alternativas que vão fazer uma cobertura completa sobre uma das maiores competições do mundo. Para não perder nenhum detalhe do evento, recomendamos acompanhar as programações para descobrir onde acompanhar o skate nas Olimpíadas. 

A BandSports é uma das opções para os amantes do esporte. A emissora deve ficar  horas ao vivo fazendo a cobertura da competição no canal pago. A Globo, junto com os canais do Sportv também prometem uma transmissão completa para os telespectadores, com reportagens e transmissões ao vivo dos jogos. 

Classificação dos Atletas

No total, estão em Tóquio 80 atletas, 40 para cada modalidade, que estão divididos igualmente entre os times masculinos e femininos, ficando assim, cada um com 20 competidores.

A classificação foi definida pela World Skate, tornando aptos para embarcar para o Japão todos os skatistas que estivessem entre os 20 melhores no ranking mundial de cada modalidade.

O Brasil é especialmente forte entre as mulheres, com chance real de pódio para qualquer uma das três.

Veja o resultado da classificação e medalhas neste conteúdo.

Como é a história do skate nas olimpíadas? 

Tóquio 2020 ficará marcada na história do skate. Afinal, é a primeira vez que o esporte é incluído na programação do evento, um dos mais importantes do mundo. A boa notícia é que o skate também estará presente no programa em Paris 2024. Muita gente não se lembra, mas o esporte participou dos Jogos Olímpicos da Juventude de 2014, em Nanjing, China. 
Após conhecer quais são as principais informações sobre skate nas olimpíadas, descubra quais são os melhores skatistas do mundo.

Foto de Oleg Ivanov em Unsplash