Confira aqui quem é Tony Hawk e qual a sua importância para o esporte, além de conhecer o seu grande legado deixado para o skate

Conheça Tony Hawk, as suas manobras e entenda o motivo do norte-americano ser o skatista mais consagrado da história

Tony Hawk é um dos maiores skatistas do mundo e o motivo vai além das pistas de skate. Então, confira mais da história do atleta, das suas manobras mais emocionantes e por fim, saiba qual é a razão que faz do norte-americano um gigante nesse esporte.

Quem é Tony Hawk?

Anthony Frank Hawk, ou Tony Hawk, nasceu dia 12 de maio de 1968 na Califórnia e é um dos skatistas mais influentes da história. Não à toa, foi responsável por criar diversas manobras, bem como realizar grandes recordes no esporte.

Inegavelmente, é um dos nomes de maior peso do skate, devido ao fato de Tony ter sido o pioneiro na modalidade com pistas verticais, aquelas em formato de “U”.

O californiano Tony Hawk é uma lenda viva do skate. Imagem de Esportelândia

Como foi a ascendência de Tony Hawk?

Tony Hawk ascendeu no esporte alguns anos depois de ter ganhado do irmão o seu primeiro equipamento. Dessa forma, passou a praticar manobras do skate, competir e vencer em torneios amadores.

Você sabe como Tony Hawk ficou conhecido?

Aos 25 anos, o trabalho de Hawk era mais conhecido pela modalidade skate vertical, embora ele tenha vencido três campeonatos mundiais de Street Style. Além disso, nessa idade, o norte-americano já havia conquistado mais de 70 títulos.

Competições e medalhas

O californiano conta com nada mais, nada menos do que 10 medalhas de ouro nos X Games, seguido por 3 de prata e 3 de bronze. Além disso, chegou a marca de 12 campeonatos seguidos vencidos.

O X Games é um evento de esportes radicais e foi criado em 1995, onde Hawk estreou as pistas verticais já com uma medalha de ouro.

Manobras criadas

Em toda a sua carreira, Tony Hawk criou e realizou diversas manobras lendárias para a história do esporte. Então, confira as mais famosas e consideradas difíceis até para os profissionais do ramo.

900°

A manobra aconteceu no X Games de 1999, consiste em realizar duas voltas e meia no ar. O feito rendeu uma medalha de ouro para Hawk e o consagrou ainda mais na profissão.

Essa, sem dúvida, foi a mais importante para a trajetória do skatista e certamente a mais significativa, pois, de acordo com ele, levou 10 anos para que conseguisse realizá-la.

720°

Outra das principais manobras de skate, muito famosa e lembrada por sua dificuldade, é a 720°, ou também chamada de Mc Hawk. Assim, é preciso executar duas voltas de 360° no ar, o que totaliza os 720°.

Benihana

Tony Hawk teve uma importante participação na criação do Benihana, junto com o seu amigo Lester Kasai. Então, a manobra consiste, basicamente, em tirar um pé do skate e deixar o outro em cima, enquanto se agarra a parte traseira.

Aposentadoria

Aos 31 anos, logo após o X Games de 1999, Hawk deixou de competir. Assim, ele se dedicou exclusivamente a realizar apresentações e eventos ao redor do mundo, a fim de incentivar cada vez mais o esporte. 

Estrutura histórica

Mesmo aposentado, o skatista inovou não só em manobras, mas também em questões de estrutura. Foi em 2015, então, que Tony criou uma espécie de pista horizontal, no formato espiral e é claro, ele foi o primeiro a realizar esse desafio. 

Qual é o legado de Tony Hawk?

O legado de Tony Hawk diz respeito às suas manobras inventadas que agregam ao esporte, bem como todas as suas campanhas e esforços em incentivar o profissional do skate para tornar a modalidade acessível a todos. 

O esportista deixou um legado imenso ao esporte, como a Fundação Tony Hawk. Imagem de RedBull.com

Birdhouse

A sua loja de artigos de skate, Birdhouse, foi fundada em 1992 por Hawk e um amigo seu, Per Welinder. Seu começo não foi tão bom, pois:

  • a indústria estava em declínio; 
  • o street skating estava em destaque.

Com a primeira edição do X Games, em 1995, o cenário do skate vertical começou a ganhar atenção novamente e, assim, Tony conquistou todas as medalhas da modalidade. Com isso, a Birdhouse deu um salto em popularidade e se mantém até hoje.

Franquia de jogos

Em 1999, antes da famosa competição do X Games, o skatista ganhou uma franquia de jogos, o Tony Hawk’s Pro Skater. O seu sucesso foi imenso, por isso, aqui está uma lista dos games mais memoráveis da franquia:

  • Tony Hawk’s Pro Skater 1;
  • Tony Hawk’s Pro Skater 2;
  • Tony Haws’s Underground.

RIDE Channel

Hawk criou o RIDE Channel no Youtube em 2012, onde posta vídeos regularmente de suas manobras em pista de skate e demais atividades. Hoje, ele é o maior canal desta modalidade do mundo, com mais de 1 milhão de inscritos.

Fundação Tony Hawk

A Fundação Tony Hawk tem por objetivo aumentar e incentivar o acesso ao esporte em áreas periféricas dos Estados Unidos. Para tal, é investido milhões de dólares para a construção de pistas de skate públicas, além de campanhas.

Diante disso, é evidente o motivo de Tony ser considerado o maior de todos os tempos, pois o seu legado não se restringe apenas ao seu talento sobre as rodinhas.

Foto disponível em: https://assets.entrepreneur.com/