Não tenha mais medo de praticar skate por conta das quedas. Saiba aqui como você pode cair com segurança, sem sofrer sérias lesões

Descubra agora as principais práticas utilizadas para cair do skate sem se machucar

As quedas ao praticar algum exercício de equilíbrio são inevitáveis. Mas você sabia que existem maneiras de cair do equipamento sem machucar? É isso mesmo.

Apesar de existir algumas práticas e dicas que auxiliam no momento da queda para diminuir os riscos de lesões, a utilização dos itens de segurança para skate são indispensáveis para a prática do esporte.

Saber como cair em segurança do skate vai te encorajar a experimentar novas manobras e se esforçar ainda mais sem ter medo de se machucar.

Para te ajudar com isso, listamos aqui algumas dicas que vão te ajudar a cair do skate sem se preocupar com maiores lesões. Confira!

Mantenha a atenção sempre

A melhor forma de evitar maiores danos durante uma queda é manter a atenção em tudo o que está fazendo. Os rápidos movimentos durante uma queda é o que pode diminuir o risco de lesões.

Por isso, preste muita atenção não só na manobra, mas também no solo e no que há ao seu redor. Uma simples pedra no chão pode te fazer perder o equilíbrio no skate.

Melhore o seu equilíbrio e força

Não ter muita força nas pernas e também pouco equilíbrio pode tornar a sua queda ainda mais importante no quesito lesões. Você pode tirar alguns dias da semana para realizar algum exercício físico concentrado para melhorar a sua força nos membros inferiores.

Lembre-se que o seu corpo é uma máquina e ele precisa sempre estar pronto para qualquer ocasião. Andar de skate não depende somente da prática, mas sim de todo o conjunto de seu corpo que é capaz de melhorar cada vez mais os seus movimentos.

Caia com os joelhos

Essa é uma das formas mais comuns de vermos em alguns campeonatos de skate por aí. Considerando que você estará usando joelheiras, ao perder o equilíbrio do skate em uma posição íngreme ou inclinada, você pode se jogar para fora do equipamento com o joelhos diretos no chão.

Em qualquer queda é comum levarmos as palmas da mão para amortecer o impacto, mas nesse movimento isso não é preciso. Aliás, o recomendado é que deixe as mãos levantadas, mesmo se estiver usando proteção de pulso.

Tente espalhar a força

 Ao perder o equilíbrio no skate, tente ao máximo espalhar a força do impacto da queda para uma grande área do corpo. Se você tentar impedir a queda transferindo todo o impacto para uma parte do corpo o dano pode ser muito grande.

Algumas estatísticas mostram  que os ferimentos mais comuns ocorrem quando o skatista tenta impedi-los durante uma queda, ocasionando, por exemplo, em um pulso quebrado.

Role durante o impacto

Quem nunca se deparou com uma queda de um skatista onde ele evolui o desequilíbrio no equipamento para uma cambalhota? Além de ter um ar divertido, essa é uma das melhores formas de prevenir os impactos da queda.

Ao rolar, você converte a força da queda no movimento de rolagem, evitando que seja absorvido pelas partes do corpo. Apesar de não ser muito fácil, essa técnica é muito eficaz. 

Você pode praticar cair e rolar em uma superfície acolchoada antes de tentar direto na pista de skate.

Evite amortecer os impactos apenas com as mãos

Como você já viu aqui, tentar amortecer o impacto da queda com apenas uma parte do corpo pode não ser a coisa mais adequada a se fazer, pois o impacto pode ser grande demais.

Se você quer evitar qualquer lesão séria em seu pulso, evite a todo custo amortecer uma queda com as mãos. Apesar de estar usando equipamento de proteção para os pulsos, o risco ainda pode ser grande.

Foto Woman photo created by freepik