Saiba como o crossfit ajuda atletas a obterem melhor desempenho esportivo através de treinos intensos e exercícios variados

Crossfit e o seu papel para melhorar desempenho de um atleta

O crossfit é uma forma de treinamento intenso que melhora muito a forma física. Por isso, quem quer ganhar massa muscular e obter melhor resistência tem nesse esporte o ponto de partida para chegar lá. Os benefícios são muitos para a saúde, então vale praticar sempre.

Quais são as vantagens do crossfit?

As principais vantagens da atividade são o ganho de massa magra, previne lesões, reduz o estresse e traz mais qualidade de vida. Além disso, define os músculos e faz bem ao coração pelos exercícios funcionais e aeróbicos. Veja abaixo mais pontos positivos:

  • Melhora da autoestima;
  • Alivia a dor;
  • Sistema imunológico mais forte.

Por sua forma dinâmica, com treinos não repetitivos, ele ajuda no aumento da frequência cardíaca. O corpo é estimulado, cria melhor capacidade cardiorrespiratória e tonifica os músculos. É sempre bom lembrar que tudo seja feito sob orientação profissional. 

Para quem é indicado?

Antes de iniciar o treino, você deve passar por avaliação médica. Ou seja, por ser de alta exigência física, não vale sair e praticar sem um cuidado total com a saúde. Dessa forma, se estiver tudo certo, não importa a idade ou a limitação física. Você pode fazer sem aflição.

Riscos e lesões

Há um mito que pela alta intensidade, o crossfit causa muitas lesões nas pessoas. Porém, essa taxa é menor do que no futebol, por exemplo, ou corrida de rua. Por condicionar muito bem a parte física, os exercícios ajudam a prevenir contusões. Enfim, a lenda não procede. 

Preparo físico para atletas

O treino é muito bom para atletas, já que exige muito da parte física. Uma atividade de ritmo intenso por horas ajuda bastante na potência e vigor. Os treinos podem ser adaptados e, com isso, obter melhor velocidade e resistência. Assim, melhora o desempenho do atleta. 

Poucos esportes trazem tantos ganhos, até porque você corrige a postura e fica mais forte.

Por isso, até as academias policiais e a SWAT usam essa forma de treino. Aumenta a precisão, coordenação e agilidade, além da parte mental que é fundamental.

Como é o treino de crossfit?

Com uma hora de treino diário, o crossfit costuma ter três partes: aquecimento, alongamento e work out of the day (WOD). Essa última etapa é a mais intensa e deve ser feita no menor tempo possível. Dessa forma, não há intervalo entre as séries da atividade.

Exercícios para perder a barriga

Por pegar elementos da luta olímpica e outros esportes, existem diversos exercícios para serem feitos. Os mais comuns para perder a barriga são: abdominal, pular corda, prancha, flexão e mais. Porém, existem muitas opções para você fazer e emagrecer. 

Por que o crossfit virou tendência?

Ele se tornou tendência porque as pessoas pensam em melhorar a forma física e mental. Outro fator é a rotina sem repetição e com muitos movimentos, o que agrada muito. Portanto, o esporte atrai novos adeptos e academias pelo país. Se tornou uma febre.

Academia x Crossfit

Cada um tem a suas vantagens, até porque depende de cada pessoa e sua intenção. Se a ideia é perder peso, o crossfit queima gordura de forma mais rápida. Por outro lado, a academia é para quem gosta de um ritmo menos intenso.  

Para alcançar os resultados imaginados, você precisa ter dieta balanceada e sono em dia. Além disso, por ser coletivo, a interação é maior e estimula o trabalho em equipe. Já a academia é algo bem mais individual e você pode ir no seu tempo.

Perca peso e defina o corpo 

Em uma única aula você trabalha muito o corpo no esporte criado por Greg Glassman. Ou seja, a pegada forte das atividades resultam em perda de peso e maior força. Assim, as séries são bem dinâmicas e fortes para conseguir o resultado o mais rápido possível. 

Quer conhecer um pouco mais sobre o crossfit e outros esportes radicais? Então acesse o blog da Tricks e fique por dentro do que rola no mundo dos atletas.

Foto de formulário PxHere