Pistas de skate

Veja tudo sobre pistas de skate

Muitas pessoas acham que pista de skate é tudo igual. No entanto, elas não poderiam estar mais enganadas. Primeiro que esses espaços são para a prática do esporte. Logo, se esse último tem várias modalidades, é de se esperar que existam várias pistas.

Cada uma delas funciona de uma maneira diferente. Então, é importante conhecer suas características. Assim, é possível ter uma noção mais ampla do quão sensacional é esse esporte.

Acompanhe aqui um guia completo sobre esse assunto. Veja como cada espaço se diferencia. Ao final, você será perfeitamente capaz de escolher qual delas prefere para praticar. Dessa forma, vamos a leitura!

Como funciona uma pista de skate

A pista de skate ou skateparks são um tipo de espaço destinado aos praticantes do esporte. Porém, ela não se restringe apenas ao skate propriamente dito. Quem curte BMX e patins também pode se divertir muito nesse local.

Essas pistas podem ser construídas usando inúmeros materiais. Assim, os mais comuns são a madeira e o concreto. Além disso, essa última alternativa costuma ser a preferida de muitos. Isso porque ela é bem mais durável. Sem falar na baixa necessidade de manutenção.

Agora, a madeira também tem suas vantagens. Logo, ela é mais indicada quando se quer construir pistas em locais bem específicos. Um bom exemplo são em pisos de concreto polidos com cobertura.

Quais as características básicas

Uma pista de skate conta com um conjunto de características distintas. Dessa forma, não tem como colocar tudo em uma só classificação. 

Por isso, a divisão foi feita para que se pudesse ter uma noção da sua versatilidade. Confira abaixo, alguns dos tipos de espaços existentes.

  • Half Pipe;
  • Pump Track;
  • Plaza;
  • Bowl ou Bank;
  • Pool;
  • Mega Rampa;
  • Skate Park;
  • Mini Ramp;
  • Street.

Nos próximos tópicos, você vai acompanhar as versões mais famosas. Então, perceba como elas são propositalmente diferentes. Assim, é possível abranger todas as modalidades desse esporte tão incrível.

Pista de skate Street

São inspiradas nas ruas de uma cidade comum. Portanto, ela é voltada para quem curte praticar nesse tipo de ambiente. Essa pista de skate é marcada pela presença de inúmeros obstáculos.

Essa versão teve um papel muito importante na popularização e crescimento desse esporte. Além disso, a partir do Street, várias outras modalidades foram surgindo. Você vai conhecê-las mais para frente.

Particularidades

Sem sombra de dúvidas as barreiras são os elementos fundamentais aqui. Então, você conta com palcos, escadarias, corrimãos e muito mais. Os trilhos, gaps, pirâmides e rampas também fazem parte desses obstáculos.

Pista de skate Park

Ela é uma pista de skate vertical. Sendo assim, é mais voltada para pessoas que gostam de fazer manobras no ar. Hoje, existem espaços públicos e privados. 

A diferença entre os dois está apenas na presença ou não de taxa para entrar. Além disso, o primeiro skate park foi construído nos Estados Unidos, Califórnia.

Como é

O local também costuma ter alguns obstáculos. Claro, não tanto quanto na versão street. De todo modo, existem barreiras que vão abranger diversos níveis de dificuldade. Ainda, o espaço é bem amplo. Dessa forma, várias pessoas podem praticar ao mesmo tempo. 

Diferenças entre a pista de skate street e park

O skate park tem uma característica muito interessante. Ela combina inúmeros tipos de pistas. Então, você tem Half-Pipes, Bowls e Banks. Tudo em um só lugar. Também, ela conta com inclinações verticais de 3 a 4 metros.

Essa pista de skate possui alguns obstáculos conectados entre si. Logo, isso é feito para impulsionar os esportistas. Portanto, o objetivo é que eles executem sua melhor linha contínua de manobras no ar. Isso sempre com o máximo de fluidez que conseguirem.

Quando se fala em ambientes de competição, a street e park têm as mesmas regras eliminatórias. Assim, as duas consistem em uma final com somente 8 participantes classificados.

O que é skate camp

Esse é um espaço voltado para a prática do esporte. Ele costuma conter uma pista enorme e diversa. O intuito é combinar o máximo de modalidades possíveis. Dessa forma, é possível abrigar diversos tipos de praticantes.

Existem alguns ambientes fechados que apresentam essa proposta. Portanto, eles contêm uma pista de skate excelente. Inclusive, muitos instrutores do esporte levam seus alunos nesses lugares.

Pista de Skate bowl

Aqui, o indivíduo não precisa tirar o pé do skate para obter velocidade. Logo, ele não precisa “remar”. Esse tipo de pista conta com dois raios diferentes. O primeiro é o da transição. 

Ele quem vai determinar a velocidade de um atleta ao sair de um drop. Já o segundo é o raio da curva. Esse último dita o quão aberta ou fechada vai ser a curva feita pelo esportista.

Particularidades

Além dos raios, existem outras particularidades na pista de skate bowl. Elas são fundamentais para a construção desse espaço. Conheça algumas dessas características.

  • Altura da pista;
  • Comprimento do flat;
  • Dificuldade;
  • Fluidez;
  • Visibilidade do público e dos praticantes (elevada ou enterrada).

Pista de skate vertical

Também são conhecidas por Half Pipe e sua principal característica é o formato em U. Suas paredes são bem elevadas e podem atingir até 4 metros de altura. Além disso, suas bordas são metalizadas. Com isso, é uma pista ideal para quem gosta de fazer manobras no ar.

Essa pista de skate é feita de 2 quarters e 1 flat. Ainda, contam com um trecho de 90º ao fim das rampas. Assim, os Half Pipes geralmente encontram-se em madeira skatelite. 

Isso porque esse material absorve melhor o impacto das rodas do instrumento Também, ele ajuda os atletas na hora de alcançar altas velocidades.

Como escolher a melhor pista de skate

A escolha do espaço deve ser feita de acordo com seus gostos. Então, imagine alguém que curte fazer manobras no ar. Dessa forma, as pistas verticais são bem mais interessantes. Agora, quem gosta de muitos obstáculos vai amar a versão street.

O que muitas pessoas fazem também, é construir sua própria pista. Sendo assim, é interessante sempre levar em conta o tipo de material usado. Lembre-se das vantagens da madeira e do concreto citadas acima.

Pronto, isso é tudo o que você precisa saber sobre pista de skate. Logo, é a sua vez. Escolha uma dessas pistas e comece já a praticar esse esporte. Seja por diversão ou para se profissionalizar, vale muito a pena conhecer o universo do skate.