Para escolher a prancha de surf infantil ideal é preciso considerar a idade, tamanho e o nível da criança no esporte

Como escolher a prancha de surf infantil ideal?

Escolher a prancha de surf infantil ideal é um passo importante para a criança poder se desenvolver no esporte. Por isso, é essencial conhecer os detalhes como tamanho e material para poder buscar o modelo perfeito no momento da compra.

Qual é o tamanho ideal de uma prancha de surf infantil?

A dimensão da prancha de surf infantil, em geral, varia entre 5′ e 7′ pés de comprimento, mas isso pode mudar conforme o tamanho da criança e o nível de habilidade. Assim, é sempre bom pedir a indicação de um instrutor antes de comprar.

Em relação à largura, é importante observar que pranchas mais largas oferecem mais estabilidade. Por isso, para quem está no início no esporte e ainda não domina as técnicas do surf, o ideal é optar por modelos entre 20 e 22 polegadas.

Espessura da prancha para crianças

A espessura está ligada diretamente à facilidade da prancha em flutuar, dessa forma, para quem ainda é iniciante, o melhor é optar pelas mais grossas. 

Quais são os materiais para prancha de surf infantil?

A maioria dos modelos de prancha de surf infantil é feito em poliestireno ou poliuretano, porque são blocos de espuma leves e com boas flutuações. Ainda assim, é resistente para absorver o impacto das ondas e suportar o peso da criança.

Alguns modelos podem ter sobre a espuma uma camada de fibra de vidro, tornando a prancha mais rígida e resistente. 

Quanto custa uma prancha de surf infantil?

O preço de uma prancha de surf infantil varia conforme a marca e o material, mas há opções por cerca de R$ 300. Nesse contexto, antes de comprar, é importante fazer uma pesquisa em lojas do ramo para garantir a melhor oferta.

Além do preço, também é preciso considerar outros aspectos, como a qualidade do material, uma vez que isso impacta na segurança da criança durante a prática.

Melhores marcas

Escolher uma prancha de surf de uma marca de qualidade traz mais segurança, por isso, algumas sugestões que estão no mercado há vários anos são:

  • Mormaii;
  • Quiksilver;
  • Roxy;
  • Speedo;
  • Surf Radical.

Caso opte por comprar pranchas de outras marcas menos conhecidas, é essencial ter atenção aos detalhes técnicos, como composição e indicação de uso.

Onde comprar prancha de surf infantil?

É possível encontrar prancha de surf infantil em lojas de artigos esportivos, como Decathlon e Centauro, por exemplo. Nesse tipo de rede, o cliente pode encontrar opções de marcas diversas e assim, comparar os preços.

Outra alternativa é procurar lojas especializadas em esportes aquáticos, dessa forma, os vendedores terão mais condições de sanar dúvidas e indicar o modelo mais adequado para cada caso.

A prancha de surf infantil ideal permite que a criança se desenvolva melhor durante a prática desse esporte. Imagem de wayhomestudio no Freepik

Vale a pena alugar pranchas infantis para surf?

Em muitas cidades litorâneas é possível encontrar pranchas para locação, inclusive, modelos infantis. Essa é uma boa opção para quem não pratica o esporte com frequência e não quer ficar com o equipamento parado em casa.

Outro ponto positivo na locação é que permite à criança testar diferentes modelos até encontrar aquele com o qual se adapta melhor. Com isso, então, a compra será mais assertiva.

Também vale pontuar que alugar uma prancha pode ser mais econômico, porque permite trocar o modelo à medida que a criança cresce e se desenvolve no esporte. Assim, não é preciso gastar um valor alto para comprar uma nova em um curto espaço de tempo.

Foto de Kindel Media em Pexels