Uma prancha de surf iniciante faz toda a diferença no aprendizado de um surfista principiante, saiba como escolher a sua

Confira as melhores opções de prancha de surf iniciante para começar no esporte

Optar por uma boa prancha de surf iniciante fará toda a diferença para quem busca dar os primeiros passos no esporte. Por isso, na leitura deste artigo, você irá conferir os melhores modelos para principiantes, bem como dicas para fazer a compra ideal.

Quais são as melhores opções de prancha de surf iniciante?

As melhores opções de prancha de surf iniciante, em geral, são as do modelo mini malibu, o qual é bem estável. No entanto, ela não é a única, já que, a lista completa inclui:

  • funboard;
  • longboard;
  • soft-top.

Vale lembrar que a escolha irá variar conforme o gosto pessoal de cada um, bem como as necessidades e o nível de habilidade. A princípio, a ideia de optar por uma prancha ideal é que você tenha mais facilidade para se equilibrar e não afundar ao subir nela.

Isso significa que o objeto deve poder suportar o seu peso, além de ficar estável na água e flutuar. Afinal, tais características são vitais para o processo de aprendizagem de quem quer surfar.

Outro aspecto que uma prancha precisa oferecer ao iniciante é uma boa remada. Em síntese, quando o surfista deita, ela deve dar a ele a condição de se manter sob equilíbrio para ganhar velocidade. Assim, confira algumas dicas de modelos logo a seguir.

Uma prancha de surf iniciante ideal é aquela que oferece boa flutuação e estabilidade. Imagem de Serg Alesenko no Pexels.

Mini malibu e funboard

As pranchas mini malibu e funboard são os principais modelos para quem busca aprender a surfar de uma forma simples, fácil e leve. Em suma, as duas têm um design muito similar, todavia, a mini malibu se destaca por ser mais longa e larga.

Elas oferecem uma boa flutuação para o iniciante conseguir se equilibrar bem. Além disso, são pranchas com alta estabilidade, o que a torna um dos melhores modelos para quem quer dar os primeiros passos no surf.

A funboard, por outro lado, é super versátil e simples de manusear, ao passo que, em geral, o seu formato é híbrido, com volume e largura adicional. Em síntese, isso ajuda a dar um equilíbrio para o surfista iniciante, além de auxiliar nas manobras para pegar onda.

Prancha soft-top

Os modelos soft-top se destacam por terem uma superfície mais macia e segura. Por esse motivo, muitos iniciantes optam por essa prancha de surf para minimizar os riscos em caso de queda e outros acidentes.

Uma prancha de surf iniciante pela qual você pode optar é o modelo soft-top. Imagem de Jess Loiterton no Pexels.

Longboard

O modelo longboard também pode ser uma prancha para iniciantes, ainda mais para quem prefere um estilo clássico de surf. Em suma, elas são longas, largas e dão uma boa flutuação, assim, são ideais para ondas leves.

O que considerar na compra de uma prancha de surf iniciante?

Antes de comprar uma prancha de surf iniciante, você deve considerar alguns pontos vitais, por exemplo, o tamanho, bem como, a largura. Em suma, quanto maior ela for, mais fácil será controlá-la e se manter estável. Além disso, avalie outros aspectos, como:

  • o material da prancha, opte por um de qualidade;
  • flutuação e estabilidade, escolha uma prancha que tenha esses recursos;
  • opte por pranchas com o rocker baixo, ou seja, a curva de uma ponta a outra;
  • considere uma prancha com a tail (rabeta) mais larga.

Esses são alguns pontos que você deve analisar antes de comprar uma prancha para iniciantes. A princípio, defina um teto de gastos, isso vai ajudar no processo, uma vez que terá um orçamento em pauta para se guiar.

Quais são as dicas para usar uma prancha de surf iniciante?

Para usar uma prancha de surf iniciante, o primeiro passo é aprender as bases, como a posição ideal ao deitar, remar e apanhar a onda. Depois disso, siga as dicas a seguir, pois elas serão bem úteis, por exemplo:

  • opte por ondas leves e baixas;
  • pratique a remada;
  • treine o seu equilíbrio;
  • pratique o pop-up, o ato de se levantar e ficar em posição de surf;
  • use o leash, a cordinha presa ao tornozelo para evitar perder a prancha.

Todas as dicas são vitais para quem dará os primeiros passos no surf. Por fim, uma orientação extra é sempre estar pronto para cair, afinal, isso vai acontecer muito, além disso, seja paciente e persista para evoluir.

Foto de Chelsey Horne em Pexels