Conheça a classificação dos surfistas profissionais mais premiados da história e como se destacaram no esporte

Conheça aqui alguns dos principais surfistas profissionais

Esse esporte alcançou o mundo e conta com diversos surfistas profissionais que estão cada vez mais evoluindo. Por isso, é bom estar por dentro dos maiores atletas e saber como chegaram ao pódio do mundial, o World Surf League

Leia mais:

Como o surf começou?

A princípio, o esporte surgiu na Polinésia, onde as pranchas tinham a função de ajudar os pescadores no mar. Mas, após ser levado para o Havaí, se tornou uma atividade de lazer e ficou popular. 

Foto: No Brasil, Gabriel Medina é um dos principais surfistas profissionais

Principais campeonatos para surfistas profissionais

As primeiras disputas começaram na década de 70. Ainda assim, o surf só se tornou esporte nos anos 80. Em seguida, começaram a aparecer cada vez mais surfistas profissionais.

Durante uma temporada, os atletas precisam passar por várias etapas pelo mundo. Elas variam em níveis de dificuldade, por exemplo, pelo tamanho das ondas. Algumas das mais famosas são:

  • Fiji Pro: famosa por ter ondas perfeitas e fundo de corais;
  • Pipa Masters: última etapa do mundial, no Havaí;
  • Pro Teahupoo: as ondas mais pesadas do mundo estão no Taiti;
  • Eddie Would Go: ondas gigantes.

Nos dias atuais, o principal campeonato organizado pela Liga Mundial de surf é o Championship Tour. Mas, é muito importante ter uma boa pontuação a cada etapa.

Como é feita a avaliação dos surfistas profissionais?

Uma competição acontece em rodadas com certo número de baterias. Assim, o objetivo é somar as duas melhores notas de cada um. Por isso, os juízes avaliam alguns pontos como: 

  • Grau de dificuldade e manobras ou técnicas do surf novas;
  • Combinação e sequência;
  • Variedade de manobras;
  • Velocidade, força e fluidez.

A partir da avaliação de cada um dos pontos os atletas ganham notas. Com isso, forma-se o ranking dos melhores na competição. Aliás, alguns são feitos em equipe e soma-se a pontuação de todos.

Quais são os maiores surfistas profissionais?

Desde que passou a ser um esporte, o surf ganhou uma lista de admirados atletas. Mas, cabe destacar que todos são avaliados em pontos importantes durante as etapas, como:

  • Pontuação e classificação;
  • Prioridade, interferência e uso de drogas;
  • Início da bateria.

A cada competição é possível analisar a classificação. Porém, assim como em todo esporte, ela pode mudar muito até o ranking final. Como resultado, pode-se definir os melhores surfistas profissionais da história.

O fenômeno Kelly Slater

Um dos atletas mais famosos da história, Slater ganhou incríveis 11 títulos mundiais. Por mais de uma década ele dominou o pódio e venceu todos os tipos de competições. Além disso, ele foi muito importante para tornar o esporte conhecido no mundo.

Domínio australiano 

Em segundo lugar, está o australiano Mark Richards. Um dos maiores surfistas profissionais, ele ganhou o mundial por quatro vezes seguidas. Por conhecer e montar suas pranchas, Richards fez sucesso com o modelo de duas quilhas.

O Rei do estilo

Tom Curren, o rei do estilo, fica em terceiro lugar com três mundiais. Ele divide o pódio com a lenda havaiana Andy Irons, o único a quebrar a sequência de vitórias de Slater. Mas, infelizmente, Irons morreu cedo por abuso de drogas.

O sucesso brasileiro

Gabriel Medina foi o primeiro surfista do Brasil a ganhar duas vezes o mundial. É conhecido pela sua grande variedade de manobras. Assim, abriu espaço para o país crescer no esporte com outros nomes como Ítalo Ferreira e Filipe Toledo.

Seu principal rival é John John Florence que trouxe o Havaí novamente aos pódios. Também com dois títulos, Florence é um dos maiores surfistas profissionais da atualidade.

O cenário do surf profissional feminino

O surf feminino se tornou oficial algum tempo depois do masculino. Ainda assim, ganha cada vez mais fãs no mundo todo. Estados Unidos e Austrália dominam o ranking mundial. No entanto, o Brasil também tem um futuro promissor. Confira os maiores nomes:

  • Carissa Moore;
  • Stephanie Gilmore;
  • Caroline Marks.

A tendência é que o surf cresça cada vez mais em ambas as categorias. Ainda mais com a estreia do esporte nos jogos olímpicos, que tem sua contribuição para esse crescimento. 

Quem são os surfistas profissionais mais ricos?

Como na maioria dos esportes, a principal parcela de riqueza dos atletas profissionais não vêm apenas das habilidades e conquistas, mas também do quanto ganham com a publicidade de seus patrocinadores. 

Kelly Slater lidera o ranking dos mais ricos por causa da sua grande carreira. No entanto, entre os mais bem pagos destacam-se muitos nomes atuais, como:

  • John John Florence;
  • Gabriel Medina;
  • Filipe Toledo;
  • Stephanie Gilmore. 

Novos atletas aparecem o tempo inteiro

É bom ficar de olho no esporte porque a cada temporada surgem novos talentos. No entanto, ainda será difícil conseguir superar Kelly Slater, o maior dos surfistas profissionais de todos os tempos.

Imagem de StockSnap por Pixabay