Conheça agora a manobras de BMX mais úteis para um atleta, seja do iniciante ao avançado, e se destaque nos esportes radicais

Aprenda as principais manobras de BMX e se destaque neste esporte

É hora de aprender as principais manobras de BMX. O Ciclismo BMX é um esporte radical para praticar com bicicletas. Além disso, essa atividade é feita em rampas e pistas com movimentos que testam as forças da física, como giros e saltos.

Leia também:

Como começar a praticar as manobras de BMX? 

Antes de começar a treinar o esporte é preciso saber qual modelo de bicicleta usar. Em seguida, é hora de pesquisar e praticar os movimentos úteis para fazer uma boa manobra.

Não se pode esquecer de estudar as variações de estilos do bicicross. Bem como, é crucial entender o todo para iniciar os treinos como atleta. Nesse sentido a seguir veja as diversas modalidades do freestyle:

  • Dirt jump;
  • Vertical;
  • Street;
  • Flatland;
  • Mini-ramp;
  • Park.

As modalidades do bicicross são definidas pelo local onde o esporte é praticado. Como o street que é feito na rua ou o park que é realizado em pista de circuito fechado.

Diferença entre race e freestyle

Existem duas maneiras de dividir as manobras de BMX. Nesse sentido, elas podem ser nomeadas como race, que se refere às corridas dos esportes radicais, ou freestyle, que é a prática de movimentos radicais que desafiam a física.

Quais as categorias dos atletas dessa modalidade? 

Como qualquer desporto, o ciclismo BMX divide seus atletas em diferentes categorias. Essa ordem se dá pelo tempo de prática e aptidão nas manobras. Em suma, quem pratica o esporte pode ser classificado como:

  • Iniciante;
  • Amador;
  • Avançado.

De acordo com o tempo de treino e o quão bem se faz os movimentos seu nível muda. Dessa forma, a disciplina é essencial para que haja uma evolução notável em todo o conjunto do atleta.

Como saber qual seu nível nas manobras de BMX?

No primeiro contato com qualquer coisa, todo ser humano é iniciante. Assim, no decorrer de todo o processo de aprendizado é que se muda sua categoria. Desse modo, veja quanto tempo você treina e qual o grau de dificuldade nas manobras que pratica.

Por quais manobras de BMX começar a praticar?

A primeira manobra de BMX que todos precisam aprender é o bunny hup. Esse primeiro contato com bicicross é o período em que se aprende a tirar as rodas da bike do chão, por isso é tão crucial.

Assim que se aprende essa base, o atleta tem que começar a treinar as variações de saltos mais simples para entender e condicionar o corpo na locomoção. As seguintes manobras são exemplos:

  • Manual;
  • Can-can;
  • One rander.

Veja, que nesses movimentos é quando se aprende a controlar a bicicleta e o corpo. Por isso, a importância de se dedicar nesse primeiro contato com o esporte radical.

A base de qualquer treino de manobras BMX

Nos treinos o essencial é saber saltar e girar. Por isso, é óbvio que o equilíbrio e controle do corpo são as partes mais necessárias durante os treinos. Logo, a base do esporte está além da bicicleta.

Como sair do iniciante para o amador?

Uma pessoa é iniciante nos seus primeiros anos de treino. Além disso, a mudança de nível pode ocorrer pela boa execução das manobras de BMX  vistas como básicas. Dessa forma, o avanço da modalidade é feito pelo tempo e boa conduta.

Novas manobras BMX e suas dificuldades

Depois que você treina o básico é hora de explorar novos jeitos de manejar a bicicleta. Seja fazer saltos maiores ou até mesmo tornar a manobra mais difícil com novos giros. Como nos seguintes casos:

  • WallRide;
  • Nose manual;
  • Superman.

A dificuldade dessas manobras consiste nas atividades mais arriscadas, como tirar os pés da bicicleta ou andar em paredes verticais. Em conclusão, quanto mais se pratica mais são feitos movimentos novos que precisam de um esforço e técnica maior.

Qual a melhor forma de evoluir no esporte?

Sabe se que a repetição leva a perfeição, mas além disso a dedicação também é essencial. Dessa maneira, com as manobras de BMX não seria diferente, se empenhar em melhorar a técnica é crucial para evolução.

O preparo físico também é necessário para um avanço no esporte. Assim, evita lesões e aumenta o desempenho. Além disso, a destreza gera execuções melhores.

A forma de melhorar como atleta de ciclismo é repetir com excelência e dar ao seu corpo recursos que o torne mais eficiente. Só assim será possível uma evolução clara no esporte. 

Por que treinar sempre o básico nas manobras de BMX?

Treinar o básico te garante o alicerce para todas as manobras difíceis. Assim como, relembrar coisas como bunny hup te permite controlar melhor a bicicleta. Além disso, tudo que é mais complexo precisa de uma boa base para ser bem feito.

Do iniciante ao avançado, as principais manobras de BMX

Relembre o que precisa para começar e quais as principais manobras de BMX o ideal é memorizar os fatos mais relevantes. Dessa forma, recorde os movimentos essenciais desse esporte:

  • Bunny hup;
  • Manual;
  • Aéreo.

Veja que essas manobras se referem aos primeiros saltos com a bicicleta. Então, o principal é aquilo que é simples e que se aprende no início de todo o treino. Começar é a parte difícil, mas só isso te levará do nível dos iniciantes para o mais avançado.

Photo by Fonsi Fernández on Unsplash