Descubra os tipos de provas da modalidade BMX e entenda as regras, bem como os critérios de avaliação para cada categoria desse esporte

Quais os tipos de provas da modalidade BMX?

As provas da modalidade BMX são bem complexas e exigem muito preparo do atleta. Assim, nos esportes radicais, o Bicycle Moto Cross ganha fãs e adeptos no mundo todo. Então, descubra um pouco sobre ele e como funcionam as grandes competições. 

Saiba um pouco sobre o BMX 

Um esporte radical recente, o Bicycle Moto Cross surgiu como a imitação do Motocross em 1950 nos Estados Unidos. Desde então, só cresce, acrescenta novos estilos, manobras e atrai cada vez mais pessoas. 

Hoje em dia, o BMX se divide em duas modalidades e em cada uma há um tipo de bicicleta adequada para a prática. Dessa maneira, conheça algumas características dessas categorias nos tópicos a seguir. 

Modalidades 

O primeiro é o que mais parece com o Motocross, de nome BMX Racing. Dessa forma, as corridas acontecem nas pistas com ondulações. 

Aqui, as provas da modalidade BMX precisam de áreas com cerca de 400 metros e cada disputa conta com oito competidores. Então, cada atleta precisa cumprir uma volta em um minuto ou menos para se classificar na partida.

Já para impressionar, o Freestyle é o ideal. Já que nessa variação do esporte, as pistas podem ser de concreto ou de madeira, como a dos skatistas. Como é um estilo livre, apresenta algumas categorias próprias e nele é preciso muita criatividade e equilíbrio.

Grandes eventos com o BMX

O maior evento de ciclismo dessa modalidade, sem dúvida, é o Campeonato Internacional de BMX. Ele acontece desde 1996 e já teve mais de 20 competições realizadas nos mais diversos países da Europa, América, Ásia e África. O Brasil, por exemplo, sediou em 2006.

Saiba que o Bicicross não está apenas em torneios específicos, porque já marca presença nos Jogos Olímpicos desde 2008. Nessas ocasiões, o esporte apresentou grandes nomes com performances radicais fantásticas.

Com destaque para a cidade de São Paulo, o país também organiza campeonatos de BMX. Já que a categoria atrai um público mais urbano, os mais populares acontecem nas regiões Sudeste e Sul do Brasil.

Entenda as provas da modalidade BMX Racing

A habilidade e a velocidade não são os únicos critérios nessas provas. Então, para cada estilo ou campeonato há elementos de avaliação diferentes, mas, em geral, pode-se falar dos que aparecem na maioria das vezes.

Em cada torneio, as provas da modalidade BMX se dividem em categorias que consideram:

  • Idade;
  • Sexo;
  • E o tamanho das rodas. 

Isso garante que cada atleta tenha a chance de competir de forma justa, pois está em posição de igualdade.

Durante o campeonato, há uma sequência de provas para classificar os competidores de acordo com o desempenho. 

No caso do BMX Racing, elas contam com até 32 ciclistas para fazer uma volta de até 400 metros no menor tempo. Então, os testes passam por quatro etapas:

  • Distribuição;
  • Quartas de final;
  • Semifinal;
  • Final.

Veja o que acontece em cada etapa

A primeira é um momento mais livre, pois todos podem dar uma volta na pista. Assim, durante a distribuição e de acordo com a posição em que cada atleta terminou o percurso, define-se as linhas de saída.

Já nas quartas de final, os concorrentes se dividem em grupos de oito. Cada turma disputa três baterias e no fim, os quatro melhores de cada time se classificam para a próxima fase. 

No terceiro momento, os 16 restantes se dividem em dois. Assim, se repete as três voltas únicas e os oito, quatro de cada equipe, que fizeram o menor tempo são selecionados para continuar.

Agora na final, os oito atletas disputam o título de vencedor em apenas uma prova. Então, mais uma vez os pilotos percorrem a pista, mas aqui só há uma chance de vencer.

Conheça os motivos de punição na competição

Na vida e toda interação que ela envolve, existem algumas regras que precisam ser respeitadas. Assim, no esporte não seria diferente. Por isso, no regulamento dos torneios há algumas ações que tiram pontos ou eliminam a pessoa da disputa.

Durante as provas da modalidade BMX, uma pessoa fica responsável por observar as infrações e aplicar penalidades. Dentre elas, pode-se destacar:

  • O ato de insultar;
  • Usar gestos obscenos; 
  • Forçar alguém para fora da pista ou entrar nela de forma errada.

Segundo o grau da infração, o competidor pode apenas levar uma advertência, ser desqualificado e até suspenso da partida. Assim, é importante participar sabendo quais são todas as regras e o principal, respeitá-las.

Provas da modalidade BMX Freestyle

Nessa categoria, o estilo é livre e envolve subcategorias: 

  • Flatland;
  • Dirt jump;
  • Street;
  • Vertical;
  • Bowl;
  • Mini rampa;
  • Park.

O que se destaca aqui são as manobras que se consegue realizar. Então, eles têm um minuto para mostrar do que são capazes.

Para avaliar os movimentos, os jurados utilizam alguns critérios. Por exemplo, durante a apresentação se leva em conta a habilidade, logo, o atleta deve demonstrar tudo o que sabe, assim, eles vão observar:

  • Originalidade;
  • Grau de dificuldade;
  • Variedade das manobras;
  • Consistência;
  • Fluidez e amplitude.

Descubra brasileiros famosos no Bicicross

Entre os atletas nacionais, os nomes mais conhecidos são os de Renato Rezende e Priscilla Stevaux. Os dois já representam o país em competições nacionais e internacionais desde 2010, na qual acumulam medalhas de campeões.

O BMX é um esporte radical, mas como atividade física não tem restrição de idade, qualquer pessoa pode se aventurar na modalidade, desde que utilize equipamentos de segurança e tenha supervisão.

Verão foto criado por freepik – freepik