Conheça as modalidades do BMX Freestyle

O que é o BMX Freestyle e quais são as suas modalidades

O BMX Freestyle vem ganhando popularidade nos últimos tempos. Afinal, há cada vez mais pessoas adeptas a esportes radicais. Então, se você curte saltos e manobras inacreditáveis com bicicleta, precisa saber mais sobre essa modalidade.

Antes de iniciar nessa aventura, acompanhe este post. A fim de conhecer as categorias e também as regras dessa prática que é pura adrenalina. Dessa forma, confira todas as informações a seguir sobre essa variante do ciclismo. 

O que é BMX Freestyle

A sigla BMX significa Bicycle Motocross. Além disso, também é conhecido como Bicicross. Ele é dividido em dois tipos: Racing (corrida) e o Freestyle (estilo livre).

O primeiro é uma corrida que acontece em diferentes pistas com obstáculos. Por outro lado, o segundo tem como característica manobras e saltos de bike.

Esse esporte radical cheio de adrenalina e aventura surgiu nos EUA, na década de 70. Assim, atletas famosos no mundo todo serviram de inspiração para essa prática, como:

  • Bob Haro;
  • Ron Wilkerson;
  • E Michael Domingues. 

No Brasil, o BMX chegou em 1978, quando o Bicicross já estava ganhando destaque. Vale ressaltar que essa atividade tem como principal marca o radical e a adrenalina. Dessa forma, para praticar o BMX Freestyle é necessário:

  • Coragem;
  • Disciplina;
  • Muito treino;
  • E principalmente, uma boa dose de ousadia.

Os esportistas levam muito a sério essa atividade, para que suas manobras saiam perfeitas. Aliás, elas são feitas usando bicicletas aro 20″. Logo, estão sempre desafiando a gravidade, com saltos e giros inacreditáveis no ar. 

É um esporte oficial?

No ano de 2015, a UCI classificou essa modalidade como esportiva. Logo após, em 2017, o Comitê Olímpico Internacional adicionou o Freestyle nas Olimpíadas de Tóquio.

O BMX Race (corrida) já é disputado nos Jogos Olímpicos, desde 2008, quando aconteceu em Pequim. Mas agora, o segundo tipo também estará incluso nas próximas disputas mundiais.

MODALIDADES DO BMX FREESTYLE
MODALIDADES DO BMX FREESTYLE

Modalidades do BMX Freestyle

Ele é dividido em 5 modalidades. Logo, o que os diferencia é o local, bem como a forma com que as manobras são realizadas. Por isso, veja a seguir as principais delas.

Dirt Jump

Aqui as rampas são de madeira ou terra, as alturas e distâncias variam. Além disso, elas podem ser únicas ou seguidas uma da outra. Elas são chamadas de trails.

BMX Freestyle: Vertical

A rampa usada nessa modalidade é em formato de U, de nome half pipe. Inclusive, sua altura chega a mais de 3 metros. Portanto, o atleta tem que conseguir uma boa velocidade para atingir o topo e executar as manobras. 

Street

Nessa modalidade de BMX, o esporte é praticado nas próprias ruas e pistas públicas das cidades. Assim, os obstáculos são simulados usando:

  • Bancos;
  • Escadarias;
  • Muretas;
  • Corrimãos;
  • Ou até mesmo, paredes mais inclinadas.

BMX Freestyle: Mini Ramp

Essa rampa não é muito alta, se comparada a Vertical, com somente 1,9 metros. Por outro lado, ela é feita de madeira ou concreto. Dessa maneira, são utilizadas na performance de manobras de borda alinhado. Ou ainda de aéreos. 

Flatland

Essa é, sem dúvida, o tipo de modalidade mais antiga desse esporte radical. Assim, ela funciona da seguinte forma: o atleta realiza diversas manobras no chão, em sequência. Ou seja, sem qualquer obstáculo. 

O objetivo é manter o equilíbrio constante, bem como, a criatividade. 

Categorias do BMX Freestyle

O Dirt Jump é uma das categorias mais difíceis de executar e uma das mais bacanas de assistir. Pois, sua característica principal é o radicalismo das manobras, consideradas de alto risco. Aliás, as mais famosas são:

  • Double Backflip;
  • 360º backflip;
  • E backflip tail whip.

No Vertical, os atletas devem realizar performances cada vez mais difíceis e o mais alto possível.

Uma das mais conhecidas é quando o ciclista fica imóvel, segurando o guidão, enquanto gira a bicicleta em torno da roda dianteira.

O Street é uma categoria do BMX Freestyle com diversos tipos de manobras. A mais clássica é o Buuny Hop, que consiste num salto, onde o atleta puxa a bike para trás. 

A roda da frente é levantada e depois o guidão é empurrado para frente no ar. Em seguida, a roda traseira é erguida.

Mini Ramp e Flatland

O primeiro realiza manobras de bordas, junto com saltos e aéreos. Dessa forma, o nível de dificuldade aumenta, o que requer mais ousadia do ciclista. Além disso, alguns obstáculos são acrescentados com esse propósito, os principais são:

  • Spine;
  • Wallride;
  • Sub-box;

Já a segunda categoria, na tradução livre é chamada de “piso plano”. Então, nela não há obstáculos, rampas, nem pistas muito elaboradas. A performance mais básica é a Endo. 

O atleta controla sua bicicleta com os freios dianteiros. Logo, ele diminui a velocidade até que a roda traseira fique erguida e suspensa. O objetivo aqui é manter o equilíbrio. Street e Flatland são os mais praticados no Brasil.

REGULAMENTO DO BMX FREESTYLE
BMX FREESTYLE

Conheça o regulamento do BMX Freestyle

Qualquer pessoa pode competir, desde que esteja de acordo com o regulamento da ABBMX.

Caso nunca tenha competido em algum evento, o atleta estará no nível iniciante. Por outro lado, ao subir de categoria, ele só pode competir na mesma. Por exemplo, se ele é expert, não pode participar das competições como amador.

É a diretoria da ABBMX que tem o direito de mudar o ciclista de modalidade. Em geral, quando o mesmo está em um nível acima do qual deveria. No entanto, ela não pode rebaixar nenhum competidor por desempenho.

Os campeonatos da ABBMX possuem um certo padrão que deve ser seguido por todos. Assim, o julgamento é feito por três juízes de renome nesse esporte.

A quantidade de voltas, jumps ou o tempo é definido pelo diretor técnico e pelos juízes. Os seguintes critérios são levados em conta:

  • Clima;
  • Tempo disponível no evento;
  • Condições do terreno.

Categoria Master

Ela é livre para qualquer piloto, de qualquer modalidade. Porém, é preciso que os mesmos tenham mais de trinta anos e paguem uma inscrição.

Campeonatos Open

Os competidores competem de forma livre. Isto é, atletas da categoria expert andam com os amadores e vice-versa. Dessa forma, o ranking aqui não tem relevância. 

Comece a praticar o BMX Freestyle

Quem quer iniciar no Bicicross precisa saber que é um esporte muito radical. Afinal, são saltos bastante altos, giros e manobras quase impossíveis de fazer. No entanto, é ideal para quem já está acostumado com esse estilo e adora adrenalina.
Os brasileiros já aderiram ao BMX, que passou de um hobby cheio de aventura para a categoria de um esporte olímpico. Com certeza, é uma ótima atividade para o corpo e a mente.

Esporte foto criado por wavebreakmedia_micro – br.freepik.com